Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea

Viver em um mundo cercado pelo constante surgimento de novos desafios exige adaptabilidade, resiliência e aprendizado contínuo. Em resposta, os concursos de projeto encorajam arquitetos a pensarem fora da caixa para criar soluções inovadoras. Seja para projetos experimentais ou práticos, esses concursos oferecem uma plataforma colaborativa para promover inovação e criatividade na solução de desafios contemporâneos. Esse é o caso da Buildner, que desenvolve um espaço para concursos de arquitetura abertos para descobrir novas possibilidades arquitetônicas.

Os concursos de arquitetura da Buildner são uma ferramenta para impulsionar o progresso ao fomentar ideias revolucionárias que promovam a discussão de tópicos críticos como habitação acessível, sustentabilidade e arquitetura em pequena escala. São fundamentais para enfrentar desafios globais. Esses concursos visam inspirar a próxima geração de designers a desafiar o status quo.

Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 2 de 14Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 3 de 14Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 4 de 14Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 5 de 14Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Mais Imagens+ 9

Novas formas de viver

O surgimento de novos estilos de vida aumenta os desafios arquitetônicos contemporâneos. À medida que mais pessoas se mudam para cidades, enfrentando crises habitacionais e de acessibilidade - e o fato de que a indústria da construção civil está seriamente prejudicando o planeta - torna-se ainda mais necessário buscar novas ideias para vivermos em escala menor e de forma mais eficiente.

A exploração da inovação habitacional pode seguir diferentes caminhos, como a reutilização adaptável, estratégias circulares, impressão 3D, estruturas modulares, abordagens para co-living, novas formas de desenvolvimento orientado para o trânsito, leis de zoneamento revisadas para permitir densidades mais altas ou códigos tributários reformados. No entanto, além de revisar o design residencial, transformar nossa forma de viver requer desafiar as normas sistêmicas.

Ao fazer perguntas não tradicionais (como podemos repensar nossa infraestrutura de rodovias e ferrovias, nossas áreas industriais à beira-mar ou nossas fábricas para apoiar novas formas de viver?), os concursos de arquitetura criam um espaço para transformar nossa maneira de viver desenvolvendo novas tecnologias, preocupações ambientais e mudanças de necessidades e valores.

Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 8 de 14
Imagem por Ben Mc Quaid. MICROHOME da Buildner. Imagem Cortesia de Buildner
Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 12 de 14
Imagem de Emanuele Cavaglion, Giovanni Cavaglion, Xiaoxu Liang e Pu Wang. MICROHOME da Buildner. Imagem Cortesia de Buildner

A busca da Buildner pela inovação habitacional

Em resposta às formas contemporâneas de viver, os concursos buscam conceber soluções habitacionais inovadoras e novas estratégias para nossa vivência nas cidades.

Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 14 de 14
Imagem de Maggie Cusdin, Stuart Yeap e Adriano Zarosinski. MICROHOME da Buildner. Imagem Cortesia de Buildner

Por meio do evento anual MICROHOME, arquitetos são desafiados a projetar uma casa modular autossuficiente com tamanho não superior a 25m2. Eles exploram ideias de modularidade e uso reduzido de materiais para comunidades de casas flutuantes que combatem a pobreza e as mudanças climáticas em Bangladesh, para casas projetadas para maximizar a flexibilidade de profissionais que trabalham em casa, para casas específicas ao ambiente que aproveitam jardins hidropônicos para necessidades energéticas e diversas outras.

Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 3 de 14
MICROHOME da Buildner. Imagem Cortesia de Buildner

Buscando ideias para cidades com suprimentos habitacionais limitados, os concursos de habitação acessível focaram em diferentes cidades como Berlim, Londres, Melbourne, Paris, Sydney, Toronto e Vancouver. As propostas indagam sobre a transformação das condições habitacionais básicas dessas cidades, consideram espaços abaixo de rodovias, construções sobre e dentro de infraestrutura subutilizada, projetam em vazios urbanos, reformulam ruas entre empreendimentos residenciais existentes e trazem novos edifícios que misturam programas comerciais, escritórios e residenciais para aumentar o dinamismo de áreas centrais de negócios vazias.

Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 2 de 14
Imagem de Martin Pretorius e Raphael Trischler. Desafio Habitação Acessível da Buildner San Francisco. Imagem Cortesia de Buildner

Dez anos de concursos de design

Cobrindo dois tipos de concurso - ideias e projetos - a Buildner tem fomentado o desenvolvimento de conceitos focados em temas específicos e buscado soluções para projetos há dez anos. Com um júri diverso, internacional e interdisciplinar, cada competição avalia cada inscrição com base em sua resposta a um briefing e no reconhecimento de exemplos excepcionais de gráficos, comunicação e pensamento inovador distinto. É um espaço que aspira ser um recurso e uma fonte de inspiração para que essa geração de designers possa propor soluções.

Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 11 de 14
Imagem de Jerry Liu e Jesse Basran. MICROHOME da Buildner. Imagem Cortesia de Buildner

Desde o início da arquitetura, concursos de design têm sido uma ferramenta para encontrar soluções inovadoras. Usadas para diferentes fins, elas geraram movimentos revolucionários, construções inovadoras e também criaram alguns dos patrimônios construídos mais valorizados, como o Arco de St. Louis, o Centro Pompidou, a Tribune Tower e o Parque de la Villette. Além de incentivar projetos de arquitetura, esses concursos também geram ideias que mudaram a arquitetura, impulsionando a indústria para frente. Assim como ler livros para expandir o conhecimento, os concursos são um exercício criativo que permite aos arquitetos testar ideias sem limitações do mundo real.

Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea - Imagem 4 de 14
Imagem de Karin Frykholm, Lisa Fransson e Rron Bexheti. Desafio de Vida Coletiva Buildner Roma. Imagem Cortesia de Buildner

ste artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea.

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura.

Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily.

Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Concursos de projeto: uma ferramenta para moldar a casa contemporânea" [Design Competitions: A Tool for Shaping the Contemporary Home] 29 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999409/concursos-de-projeto-uma-ferramenta-para-moldar-a-casa-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.