Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes

Se projetássemos um material de construção ideal, ele se pareceria com o bambu. Ao menos é isso o que afirma Neil Thomas, diretor do atelier one, escritório de engenharia estrutural de Londres. Sua forma tubular, feixes vasculares, velocidade de crescimento e facilidade de manipulação são características que o tornam ideal para a construção. Hoje, ele ganha ainda mais interesse do mercado por ser uma fonte renovável e possuir baixo impacto ambiental em comparação com outros materiais. Além disso, ele é extremamente versátil e pode ser utilizado de diversas formas numa obra. Aqui, elencamos algumas delas.

Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 2 de 18Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 3 de 18Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 4 de 18Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 5 de 18Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Mais Imagens+ 13

Sistema Estrutural

O bambu é conhecido por sua resistência e flexibilidade, de acordo com Thomas: "sua resistência à compressão equivale à do concreto, enquanto à tração, ele atinge os números do aço." Assim, o material se torna extremamente versátil e pode ser utilizado como elemento estrutural em telhados, vigas, pilares, treliças e outros elementos arquitetônicos. Com distintos sistemas de encaixe possíveis ou a partir das curvas que podem ser criadas, o material traz infinitas variáveis para criar um projeto único a partir da estrutura.


Artigo Relacionado

O melhor do ArchDaily Brasil sobre bambu

Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 13 de 18
Gazebo para Meditação / STUDIOARO. Foto: © Turtle Arts
Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 3 de 18
Ponte de Bambu / Atelier Lai. Foto: © Yilong Zhao
Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 12 de 18
Coberturas e Pavilhões de Bambu / IILab.. Foto: © Arch-Exist

Revestimentos: Painéis e divisórias

O bambu pode ser utilizado para criar painéis e divisórias internas ou externas em edifícios. Em sua forma natural, cortado em tábuas, laminado ou trançado, o material possibilita diferentes padrões e texturas que podem proporcionar privacidade em espaços abertos e proteger o espaço da incidência direta de radiação solar, funcionando como brise-soleil.

Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 9 de 18
Centro Comunitário Camburi / CRU! Architects. Foto: © Nelson Kon
Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 15 de 18
Escola Primária 140 na comunidade de Santa Cruz de Villacuri, “Barrio Chino” / Betsaida Curto Reyes + Atelier Ander Bados. Foto: © Eleazar Cuadros
Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 18 de 18
Mercado Guadalupe / Colectivo C733. Foto: © Zaickz Moz

Decoração

Numa escala reduzida, o bambu pode ser utilizado para criar mobiliários - como bancos e luminárias - e objetos decorativos.

Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 17 de 18
Escritório AfA / AfA Design. Foto: © Hoang Le

Sua forma natural

Sem grandes intervenções, o bambu também pode ser mantido em sua forma natural, plantado na terra, para configurar ambientes. Sua altura pode gerar espaços mais privados e sua flexibilidade permite diferentes cenografias no espaço.

Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 4 de 18
Teatro de Bambu / DnA. Foto: © Ziling Wang
Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes - Imagem 11 de 18
Casa Bambu / VTN Architects. Foto: © Hiroyuki Oki

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Bambu na arquitetura: mesmo material, usos diferentes" 12 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999360/bambu-na-arquitetura-mesmo-material-usos-diferentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.