Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo

As Maldivas são um país insular soberano localizado no Oceano Índico, organizado em 26 atóis. Sua capital e cidade mais populosa é Malé, com 103.693 habitantes. É formado por 1.190 ilhas, das quais 203 são habitadas, e está localizado a 450 km da Índia. Tem um clima tropical e úmido e é o país menos povoado da Ásia. O arquipélago tem 298 km quadrados distribuídos por uma área de cerca de 90.000 km, o que o torna um dos países mais dispersos do mundo.

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 2 de 8Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 3 de 8Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 4 de 8Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 5 de 8Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Mais Imagens+ 3

O país detém o recorde de ser o mais plano do mundo, com uma altitude máxima de apenas 2,8 metros, o que o torna particularmente vulnerável à subida dos mares. Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática previu que o limite superior de elevação do nível do mar será de 59 centímetros em 100, o que significa que a maioria das 200 ilhas habitadas da república pode ter que ser abandonada. Alguns projetos urbanos propuseram a geração de plataformas petrolíferas para evitar que a população nativa tenha que deixar o país. Além disso, os esforços do governo concentraram-se na compensação de suas emissões de gases de efeito estufa e na mudança para uma economia verde. As iniciativas para combater o aquecimento global incluem a redução da dependência de fontes de energia não renováveis.

Hoje, o sucesso do país está baseado no turismo - que começou a se desenvolver nos anos 70 - juntamente com seu modelo de gestão, que se deve à riqueza cromática de suas águas e à abundância de vida submarina. Devido às suas características tropicais e ao valor agregado de seus resorts, tornou-se um destino popular para o turismo de luxo. A distribuição do turismo com a população nativa é separada por ilhas e há pouco contato entre os dois grupos.

A história da arquitetura tradicional das Maldivas tem uma forte influência cultural do norte da Índia, que pode ser deduzida a partir dos métodos de construção e das gravuras de prata. Além disso, o período budista de 1400 anos é de grande importância, pois foi nele que a cultura das Maldivas se desenvolveu e floresceu: a língua, as primeiras escrituras, a arquitetura, as instituições governantes, os costumes e hábitos maldivianos. Tudo isso tem suas raízes nos centros budistas, que eram em forma de mandala e orientados de acordo com os quatro pontos cardeais com seus portões principais voltados para o leste. As construções posteriores, no entanto, foram fortemente influenciadas pela colonização portuguesa, holandesa e britânica do período de protetorado.

Nas últimas décadas em que os hotéis resort ganharam destaque, a oferta arquitetônica evoluiu para melhorar a paisagem ao redor, oferecendo experiências que se conectam com materiais naturais e plataformas que fazem o visitante se sentir como se estivesse flutuando no mar. Em um esforço para explorar estes locais cercados por riquezas naturais, acreditamos que é importante esclarecer por que é fundamental conservá-los. Compilamos uma lista de projetos de turismo arquitetônico contemporâneo encontrados nas Maldivas para que você possa deixar sua imaginação correr solta com as possibilidades de habitar este paraíso insular.

Hotel Patina Maldives / studio mk27

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 4 de 8
Hotel Patina Maldives / studio mk27. Imagem © Georg Roske

Ilha Spa Kagi Maldives / Yuji Yamazaki Architecture

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 8 de 8
Kagi Maldives Spa Island / Yuji Yamazaki Architecture. Image Cortesía de Kagi Maldives Spa Island

Resort St. Regis Maldives Vommuli / WOW Architects

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 2 de 8
Resort The St. Regis Maldives Vommuli / WOW Architects. Imagem © Aaron Pocock, Ralf Toolten

Ilha Privada Kudadoo Maldives / Yuji Yamazaki Architecture

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 3 de 8
Ilha Privada Kudadoo Maldives / Yuji Yamazaki Architecture. Imagem © Diego De Pol & Niklas Bernstein

Residência Muraka Undersea / Yuji Yamazaki Architecture

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 5 de 8
Residência Muraka Undersea / Yuji Yamazaki Architecture. Imagem © Justin Nicholas

Villas Finolhu / Yuji Yamazaki Architecture

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 7 de 8
Finolhu Villas / Yuji Yamazaki Architecture. Image Cortesía de Yuji Yamazaki Architecture

Restaurante & Bar Tavaru / ADR

Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo - Imagem 6 de 8
Tavaru Restaurant & Bar / ADR. Image Cortesía de ADR

Gostaria de publicar seu trabalho, enviar um artigo ou enviar comentários? Contate-nos através do nosso formulário. Se você quiser explorar toda a nossa biblioteca de mais de 300.000 imagens arquitetônicas e encontrar as referências que precisa, nós o convidamos a explorar a nova Ferramenta de Busca por imagens do ArchDaily. Filtre por tipo de imagens, desenhos, categoria de projetos, elementos de construção, materiais e muito mais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Breve história das Maldivas: cultura, arquitetura contemporânea e turismo" [Breve historia de Las Maldivas: cultura, arquitectura contemporánea y turismo] 30 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999208/breve-historia-das-maldivas-cultura-arquitetura-contemporanea-e-turismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.