Governo zera impostos federais para painéis solares até 2026

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 11.456 que atualiza e expande o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS). Neste, está incluído o segmento de fotovoltaicos, voltado para a produção de energia solar.

Com a intenção de criar um impacto na chamada "Economia Verde", o programa é um dos esforços do governo para descarbonizar a economia e estimular a produção de energias renováveis, fundamental para cumprir metas de acordos climáticos internacionais. 

Governo zera impostos federais para painéis solares até 2026 - Imagem 2 de 3
Painéis solares na parede da piscina do Sesc 24 de Maio, projeto de Sesc 24 de Maio / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha. Foto: © Nelson Kon

A isenção tem validade até 31 de dezembro de 2026. Durante o período, não serão cobrados Imposto de Importação, IPI e Pis/Cofins. Atualmente, a maior parte das placas fotovoltaicas utilizadas no país são fabricadas na China. Ao zerar tais alíquotas, o acesso a esses produtos devem ser barateados, assim como deverá incentivar a fabricação própria de componentes em território nacional.

O MDIC também afirma que "com a expansão do programa para a indústria de painéis solares, uma das mais dinâmicas atualmente, espera-se um aumento significativo dos montantes nos próximos anos, com a geração de empregos de qualidade em diferentes estados do país".

Governo zera impostos federais para painéis solares até 2026 - Imagem 3 de 3
Vista aérea da Casa Anima, projeto de 24 7 Arquitetura. Foto: © Adriano Pacelli

Para mais informações, consulte o anúncio do MDIC.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Governo zera impostos federais para painéis solares até 2026" 16 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998732/governo-zera-impostos-federais-para-paineis-solares-ate-2026> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.