Governo pode decretar emergência climática permanente em mil cidades

A última semana foi de caos e desespero para milhares de famílias brasileiras que vivem no Norte e Nordeste do país. Fortes chuvas atingiram cidades localizadas no Pará, Maranhão, Acre e Amazonas, centenas de residências foram alagadas enquanto outras foram totalmente destruídas pelas correntezas.

Um vídeo que circula nas redes sociais registra o momento em que casas de madeira são arrastadas pela correnteza na Comunidade Manaus 2000. A chuva atingiu a capital amazonense na manhã do sábado (25), causando alagações nas ruas e deslizamentos. A cidade tem 172 famílias atingidas pelas enchentes abrigadas em duas escolas.

Em Manaus, ao menos oito bairros registraram ocorrências. Além de danos aos imóveis, eletrodomésticos e aos poucos bens materiais das famílias, muitas vidas ficaram em risco. No Comunidade da Sharp, uma área de vulnerabilidade aos alagamentos e de moradias inseguras, duas crianças ficaram submersas após a água de um igarapé invadir uma casa. O pai das crianças conseguiu salvá-las. Outras duas crianças, no bairro Zumbi dos Palmares, ficaram soterradas após uma casa desabar. Ambas também foram salvas com vida.

Outros estados

As fortes chuvas causaram desastres em diversas cidades brasileiras neste fim de semana. No Maranhão, ao menos 49 municípios decretaram estado de emergência. Uma via que dá acesso ao Vale do Paraíso, por exemplo, foi destruída por uma enxurrada – deixando cinco povoados isolados. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 1358 famílias estão desabrigadas no estado e outras 2.954 estão desalojadas. Além disso, seis pessoas faleceram no Maranhão desde o começo das chuvas.

Já em Marabá, no Pará, mais de 1800 famílias estão fora de casa após a elevação do nível dos rios Itacaiúnas e Tocantins, este último chegou ao dobro do nível normal. As chuvas tiveram início na terça-feira (21) e atingiram várias cidades do estado.

O nível de chuvas acima do esperado também afetou o Acre. Entre a madrugada de quinta-feira (24) até a manhã de sábado (25) choveu mais de 75% de todo o esperado para o mês de março em Rio Branco, capital do estado. Mais de 48 bairros foram atingidos por inundações. Imagens impressionantes da cidade submersa circulam pelas redes sociais.

Ainda Rondônia e Tocantins têm áreas em estado de emergência, sendo as comunidades indígenas as principais afetadas.

Emergência climática

O cenário, apesar de assustador, tende a tornar-se cada vez mais comum frente às mudanças climáticas. Eventos extremos e frequentes são previstos por especialistas que atuam no estudo sobre o clima. Frente às situações ocorridas no último fim de semana, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram áreas afetadas de Manaus e Rio Branco.

Marina afirmou durante entrevista coletiva que o governo está debatendo internamente a edição de um decreto para reconhecer estado de emergência climática permanente em 1.038 municípios mapeados como mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. A ideia é que se tenha “ações continuadas” com projetos de médio e longo prazo de prevenção e adaptação.

Governo pode decretar emergência climática permanente em mil cidades - Imagem 2 de 2
Famílias em Manaus. Foto: Márcio Melo | Seminf

A decretação da emergência permanente pode permitir que obras preventivas, como de estudos de solo, de drenagem e trabalhos de assistência social, possam ser adiantados.

Como ajudar

Instituições públicas e privadas estão realizando campanhas solidárias para arrecadar doações para as vítimas das enchentes. Veja como ajudar famílias em Manaus e no Acre.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Governo pode decretar emergência climática permanente em mil cidades" 22 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998686/governo-pode-decretar-emergencia-climatica-permanente-em-mil-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.