Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas

Flexibilidade e espaços abertos são temas que surgem no projeto de casas contemporâneas. Em busca de ambientes facilmente adaptáveis, para atender às necessidades em constante mudança dos proprietários, espaços multifuncionais e soluções de armazenamento criativas são mais do que bem-vindas. Para apresentar novas inspirações, selecionamos dez projetos que apresentam bancadas que integram diferentes programas e podem cumprir mais de uma função na residência.

Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 2 de 13Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 3 de 13Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 4 de 13Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 5 de 13Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Mais Imagens+ 8

Integração com a arquitetura

A Casa 4x30, realizada em parceria por CR2 Arquitetura + FGMF, apresenta uma inusitada continuidade entre o nível da sala e a mesa de jantar, integrada à ilha com forno embutido. Rebaixada, a cozinha se oferece ao visitante por uma perspectiva inesperada. Integrada à sala pela "mesa-piso", pela bancada que transborda de um ambiente ao outro, pelos materiais e detalhes, a cozinha coloca-se como parte do mesmo espaço, mas o rebaixamento do nível ressalta a diferença entre os programas.


Artigo Relacionado

8 Materiais para a bancada da cozinha e como eles funcionam

Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 6 de 13
Casa 4x30 / CR2 Arquitetura + FGMF. Foto: © Fran Parente

Numa solução distinta, mas que também brinda completa integração, Sabiá Arquitetos + Pianca Arquitetura, concentrou todo o programa da cozinha numa única bancada de 4 m de comprimento no Apartamento Praça da República.

Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 10 de 13
Apartamento Praça da República / Sabiá Arquitetos + Pianca Arquitetura. Foto: © Pedro Vannucchi

Transição entre ambientes

No Apartamento Arouche o centro da casa é uma grande bancada onde se trabalha, estuda, cozinha e come. Os escritórios guará arquitetura + Vão a projetaram com 6 metros de extensão, conformando uma grande mesa de concreto responsável pela distribuição da circulação e organização do espaço. Estas qualidades também estão presentes na mesa com abas retráteis, em painel tricapa de madeira de casquinha, que faz a articulação entre a cozinha e a sala abrigando até 8 pessoas no Apartamento Algés. A peça foi pensada pelo dbA. arquitectura para se estabelecer como protagonista no espaço aberto.

Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 3 de 13
Apartamento Arouche / guará arquitetura + Vão. Foto: © André Scarpa
Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 12 de 13
Apartamento Algés / dbA. arquitectura. Foto: © Garcês

Trabalhar diferentes alturas no mesmo mobiliário é uma estratégia que ajuda a configurar a transição entre ambientes e usos, como podemos ver no 82SAN Reforma e ampliação de casa entre empenas cegas de Vallribera Arquitectes. Numa solução simples mas funcional, COM/O abriu a bancada tornando vazados os seus dois lados, facilitando o acesso aos espaços de armazenamento e ampliando a integração visual na Vila Venus Sol.

Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 2 de 13
82SAN Reforma e ampliação de casa entre empenas cegas / Vallribera Arquitectes. Foto: © José Hevia
Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 5 de 13
Vila Venus Sol / COM/O atelier. Foto: © Mariana Lopes

Versatilidade no mesmo mobiliário

No Apartamento Curva, a bancada entre a cozinha e a sala possui um braço que avança em direção à janela da sala de estar e percorre toda a extensão do ambiente, até chegar na cozinha. Ao entrar nesse espaço, ela forma uma curva, ora côncava, ora convexa. O desenho de Isabela Bandeira e Gabriela Lauria suaviza a circulação entre os ambientes, além de integrar e amarrar os dois espaços. Além disso, a marcenaria azul, cria um móvel multifuncional que recebe equipamentos da televisão, um nicho para abrigar as cadeiras e armários de louças, voltado para a cozinha.

Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 7 de 13
Apartamento Curva / Isabela Bandeira + Gabriela Lauria. Foto: © Júlia Tótoli

Também é possível inovar nas cozinhas americanas, por exemplo: o Estúdio Minke adotou revestimentos mais monocromáticos para dialogar com a estrutura de concreto aparente e integrar o espaço do cooktop, refeição e uma ilha que pode servir para distintos usos no Apartamento Monolito. Já o COTA 760 organizou uma grande ilha central no Apartamento Sumaúma onde está a bancada de apoio para a cozinha e a mesa de jantar coloca num nível um pouco mais baixo.

Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 8 de 13
Apartamento Monolito / Estúdio Minke. Foto: © Maíra Acayaba
Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas - Imagem 9 de 13
Apartamento Sumaúma / COTA760. Foto: © Cris Farhat

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Espaços multifuncionais: integrando ambientes da casa com bancadas" 15 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998662/espacos-multifuncionais-integrando-ambientes-da-casa-com-bancadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.