Apartamento Algés / dbA. arquitectura

Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de InterioresApartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, JanelaApartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Janela, Bancada, MesaApartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaApartamento Algés / dbA. arquitectura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: dbA. arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Garcês
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, AEG, Area Store, BRUMA, CIN, Cinca, Efapel, Hisense, Ikea, JNF, Jocel, Leroy Merlín, Mapei, Miele, Multiplacas, Pavigrés, Planeta Tangerina, Roca, Wiknaplast
  • Arquitetos Líderes: Alexandra Belo, Vitor Mingacho
  • Cidade: Algés
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, Janela
© Garcês

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento situa-se num edifício, com cerca de 35 anos, de uma zona residencial dos anos 70 e 80 do Sec. XX. O projeto baseou-se em dois grandes vetores: Reorganizar a distribuição, de modo a ter duas instalações sanitárias, uma zona de escritório e ter uma cozinha aberta para a sala, bem como a dotar a casa de espaços de arrumação generosos; Renovar os acabamentos de todo o apartamento, com uma remodelação integral das zonas húmidas.

Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Pia, Janela, Viga
© Garcês
Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Imagem 17 de 20
Planta Proposta
Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Janela, Bancada, Mesa
© Garcês

A estratégia passou, assim, por criar um grande espaço em open space, que alberga a sala, a cozinha e o escritório, mas que, pela sua configuração, permite privacidade e independência dos espaços. Por outro lado, optou-se por uma estratégia de ocultação dos quartos e instalações sanitárias, de modo a segmentar, de um modo muito claro, as zonas pública e privada da casa, uma vez que os seus utilizadores trabalham muito em casa e recebem alguns clientes.

Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Garcês

Será importante referir que os 2 quartos podem funcionar como suites, uma vez que a casa de banho social foi articulada com um dos quartos, de modo a permitir o seu funcionamento de um modo interligado entre o espaço comum da casa e o espaço de dormir. 

Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela
© Garcês
Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Garcês

Foi estabelecido que todos os elementos fixos seriam neutros – pavimento cerâmico cinzento, paredes estucadas, pintadas na cor branca e revestimento cerâmico branco mate – sendo o protagonismo dado aos elementos de carpintaria, que se estabelecem como articuladores espaciais, além de dotarem o espaço de uma nota de conforto, através de utilização de madeira. Acresce ainda a utilização da cor vermelha, nas juntas do revestimento cerâmico, bem como de uma zona apainelada que marca a entrada da casa. 

Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Garcês

No que diz respeito às carpintarias, foi desenhada uma mesa com abas retráteis, em painel tricapa de madeira de casquinha, que faz a articulação entre a cozinha e a sala e permite albergar até 8 pessoas, estabelecendo-se como a peça central do open space. Nas instalações sanitárias, foi utilizado o mesmo acabamento de madeira, para os móveis dos lavatórios.

Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Garcês

Foram ainda criados 2 grandes armários para arrumação (na sala e quarto), que apesar de terem um desenho muito neutro, foram munidos de puxadores de madeira de casquinha, de forma a ganharem um toque mais quente e humanizado.

No mobiliário da cozinha, foi adotada uma postura de contenção formal, repetindo os acabamentos branco e cinzento, bem como o revestimento cerâmico com junta de cor, de modo a diminuir o seu peso visual no espaço. Com esta intervenção, procurou-se então requalificar este apartamento, mantendo, melhorando e atualizando as suas valências, com maior versatilidade e flexibilidade de uso, conferindo-se-lhe simultaneamente um carácter estético personalizado.

Apartamento Algés / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta
© Garcês

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Algés, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Algés / dbA. arquitectura" 07 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981456/apartamento-alges-dba-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.