Expressividade e funcionalidade: entendendo o brutalismo

Movimento arquitetônico que surgiu na década de 1950, o brutalismo se difundiu nas décadas seguintes em diversos continentes. Nesta conversa, o Arquicast busca conectar, para além dos aspectos da historiografia, o legado dessa forma de produção de espacialidades e de edifícios icônicos.

O termo brutalismo vem da palavra francesa "béton brut", que significa "concreto bruto", caracterizado pelo uso do concreto aparente como material principal, pela forma expressiva e escultural das construções, e pela ênfase na funcionalidade e na simplicidade. Mas existem também outras variações dessa definição, no entanto todas elas convergindo para construções com aparência imponente e monolítica, com fachadas que parecem esculpidas em pedra, ou mesmo com grandes subtrações e vazios, conciliando plasticidade e adequação ambiental.

Os edifícios com essa características são muitas vezes associados a uma estética austera, refletindo uma preocupação com a eficiência e a praticidade. O brutalismo foi muito popular entre os arquitetos e urbanistas que estavam interessados em criar uma nova linguagem arquitetônica que pudesse se adaptar aos desafios da era moderna, ramificando o legado de Le Corbusier e incluindo uma releitura vernacular das formas e superfícies. Eles viam o concreto como um material versátil e durável, capaz de resistir ao desgaste do tempo e das intempéries, e acreditavam que a forma expressiva das construções poderia contribuir para uma melhor integração da arquitetura na paisagem urbana.

Expressividade e funcionalidade: entendendo o brutalismo - Imagem 2 de 2
Foto de Stefan Spassov, via Unsplash

Frequentemente criticado por ser austero demais, por não levar em conta a experiência humana e por criar construções que parecem desprovidas de vida e personalidade, o brutalismo ainda continua influente e fascinante. 

Ouça o podcast.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Expressividade e funcionalidade: entendendo o brutalismo" 18 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998137/expressividade-e-funcionalidade-entendendo-o-brutalismo> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.