Como uma história em quadrinhos deu vida a uma obra não construída de Frank Lloyd Wright

A história da arquitetura está repleta de marcantes hipóteses nunca concretizadas, tenha sido pela inexequibilidade, radicalidade conceitual e/ou outros critérios específicos. Ainda que fruto das mais prestigiadas mentes do campo, tais ideias não transpuseram as inevitáveis imposições da realidade material, e tampouco puderam sofrer adaptações que as viabilizasse, mesmo que parcialmente. No entanto, a importância desses projetos ultrapassa o tangível. Para além de enriquecer o acervo intelectual da profissão, as propostas outrora naufragadas foram e ainda são insumo para reflexões e fonte de criação para diversas abordagens artísticas.

O colossal domo geodésico de 3km de diâmetro proposto por R. Buckminster Fuller para proteger a cidade de Manhattan da neve, em 1960, limitou-se, enquanto objeto para construção, à prancheta do arquiteto estadunidense. Tempos depois, o envoltório de Fuller foi revisitado como ponto de partida para o novelista Ben Bova escrever a distopia City of Darkness (1976), a qual possuía como cenário um país coberto por gigantescas estruturas similares.

Em 2019, o quadrinista italiano Manuele Fior, por sua vez, ficcionalizou o passado da arquitetura através da laureada obra Celestia, cujos acontecimentos se passam na ilha de mesmo nome. O lugar, uma clara versão da cidade natal do autor (Veneza), é emoldurado não somente pelos edifícios góticos e renascentistas — fidedignamente representados de acordo com seus correspondentes reais — mas pela presença insólita de volumes que remetem, cada um, a uma história em segundo plano.

Sem avançar nos pormenores da trama, uma breve sinopse: Celestia narra a vida de sobreviventes de uma grande e nebulosa catástrofe que acometeu o enclave homônimo, evento que deixou transformações profundas naqueles que ali restaram. O enfoque é dado a uma dupla de jovens com poderes psíquicos, os quais acabam por explorar os caminhos da ilha e buscar respostas sobre o ocorrido. A cidade ilustrada não mostra sinais de destruição, logo, não há os esperados escombros ou fuligem, pelo contrário, as construções estão inteiras e o traço do artista mantém a limpidez na representação das paisagens. Representação essa que resgata, entre outras surpresas, um dos mais simbólicos projetos de Frank Lloyd Wright, o Masieri Memorial.

Como uma história em quadrinhos deu vida a uma obra não construída de Frank Lloyd Wright - Imagem 4 de 5
Masieri Memorial reimaginado em "Celestia" (2019). Ilustração © Manuele Fior

O edifício de planta triangular foi encomendado pelo também arquiteto Angelo Masieri no início dos anos 1950, e seria, a princípio, a nova casa do cliente e de sua família. Após o repentino falecimento de Masieri, porém, o programa é revisto a pedido da sua então esposa, Savina Masieri, e passa a atender a uma residência estudantil para os graduandos em Arquitetura da Universidade de Veneza, com a previsão de uma biblioteca, espaços compartilhados, dormitórios e salas de estudo distribuídos pelos cinco níveis, encimados por um jardim.

Como uma história em quadrinhos deu vida a uma obra não construída de Frank Lloyd Wright - Imagem 5 de 5
Plantas da biblioteca e do mezanino, 1953. Imagem de domínio público

O amálgama Wrightiano de vidro, mármore e concreto ocuparia o lugar da Ca’ Masieri, incólume, até hoje, ao lado do Pallazzo Balbi. Entretanto, em decorrência do seu evidente distanciamento tipológico do entorno que o avizinharia, a proposta nunca se efetivou, sendo relegada como mais um “e se” da história e um dos mais notórios casos entre os projetos recusados pela comissão de planejamento urbano de Veneza.

Como uma história em quadrinhos deu vida a uma obra não construída de Frank Lloyd Wright - Imagem 3 de 5
Ca' Masieri e Pallazo Balbi. Foto de Didier Descouens, via Wikipedia. Licença CC BY-SA 3.0

A estética exótica do produto entregue por Frank Lloyd Wright serve ao propósito de realçar o aspecto enigmático de Celestia, embora seu uso não se resuma a esse recurso. Manuele Fior, como arquiteto de formação e hábil roteirista, soube conferir ao prédio também uma importante utilidade narrativa, explorando as continuidades e os fluxos. Nesse contexto, o Memorial Masieri opera como um intervalo intermitente, uma pausa necessária tanto para os personagens como para o leitor em meio às tribulações da estória, apesar de não necessariamente espacializar as interações mais determinantes para o desfecho.

Quanto às características da edificação, o autor se empenha em captar minuciosamente as intenções de Wright, valendo-se, claro, de pequenas adaptações em prol da fluidez de um quadro para outro. Começando pela utilidade, mantém-se como habitação, mas, desta vez, funcionando como abrigo para um pequeno grupo de indivíduos. Quanto aos interiores, são, em regra, perfeitamente compatíveis com os planos originais disponíveis. A arte, que transita entre o realista e o onírico, não torna menos identificáveis os padrões desenhados para a moradia coletiva, como os que compõem o intrincado relevo de pedras de mármore branco em estilo Maia Revival, à semelhança da suntuosa Ennis House, construída em 1924.

As lacunas deixadas pela interrupção do projeto original nas fases iniciais deram a Fior a liberdade criativa para completá-las a seu modo e prestar delicadas homenagens ao profícuo trabalho daquele que é considerado o maior arquiteto da história dos Estados Unidos, como na definição dos acabamentos internos e mobiliário dos cômodos retratados. Assim, o surgimento da emblemática Taliesin Lounge Chair, criada em 1946, não é por acaso, como também não o é a escolha do forro da biblioteca, evidenciando a madeira típica das casas usonianas, como a Albert & Edith Edelman Residence. Dessa forma, Wright, que considerou, à época, seu projeto como uma “interpretação de Veneza” em carta anexa aos desenhos enviados ao setor de aprovação de obras em março de 1954, é, agora, interpretado por Fior.

Como uma história em quadrinhos deu vida a uma obra não construída de Frank Lloyd Wright - Imagem 2 de 5
Taliesin Lounge Chair

Celestia é uma fábula que presta tributo a espaços improváveis em contextos intrigantes. A fantasia apresentada tem na arquitetura um elemento-chave para os seus desdobramentos, sem planos de fundo ou cenários descolados das ações sofridas e executadas pelos personagens. Assim, o mergulho na abstração a convite da trama finalmente permite que o Memorial Masieri (mas não só ele) venha a existir, nem que seja só nas páginas dos quadrinhos.

Referência bibliográfica

Sdegno, A. (2011). The Masieri Memorial by Frank L. Wright in Venice. Respecting Fragile Places. UNI Ljubljana, Ljubljana, 960-966.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: João G. Santos. "Como uma história em quadrinhos deu vida a uma obra não construída de Frank Lloyd Wright" 02 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997712/como-uma-historia-em-quadrinhos-trouxe-a-vida-uma-obra-nao-construida-de-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.