Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais

Embora a economia circular envolva outros princípios, como a regeneração de sistemas naturais, a reutilização ou reciclagem de materiais desempenha um papel importante na redução de resíduos gerados, dando uma segunda vida útil a elementos que poderiam ser considerados descartes. Madeira, chapas metálicas, tijolos, pedras, entre outros, podem ser reutilizados, trazendo critérios de sustentabilidade e eficiência aos projetos, contribuindo para consolidar este conceito que ainda tem um longo caminho a percorrer.

Dentro do território latino-americano, diversos profissionais da arquitetura se propuseram a aplicar em seus processos de projeto e construção a implementação de estratégias que colaborem com o uso dos recursos, seja reutilizando, reciclando ou restaurando diferentes materiais e elementos em busca da atender as necessidades e preocupações daqueles que habitam os espaços.

Em seguida, nos propusemos a compilar uma série de casas, alojamentos e abrigos localizados em países da América Latina como Argentina, Brasil, Paraguai, Equador, Costa Rica e México com o objetivo de descobrir em detalhes como cada um implementa a reutilização de materiais em seus projetos.

Argentina

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 3 de 27
Refúgio em La Paisanita / STC Arquitectos. Imagem © Gonzalo Viramonte
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 4 de 27
Refúgio em La Paisanita / STC Arquitectos. Imagem © Gonzalo Viramonte

"Foram recuperados materiais em desuso, processados em oficina e transportados ao local para montagem. A escolha dos materiais e os acabamentos conjugam sustentabilidade tecnológica com uma forte adaptação ao clima local e baixo impacto ambiental. (...)

(...) O partido foi definido a partir de três elementos que resolvem o projeto: a grande cobertura metálica que gera um teto leve que protege a residência cobrindo as circulações e galerias. Um prisma metálico com fechamentos móveis que resolve o programa principal (cozinha-sala de jantar, banheiro e dormitório). Uma plataforma de madeira elevada, para manter as características do terreno, construída com tábuas de eucalipto recuperadas, que foram planejadas para reutilização. (...)

(...) No equipamento, foram utilizados restos de UPN e IPN de diferentes tamanhos, bancadas Hº Aº executadas no local, portas internas feitas de postes reciclados, e aberturas feitas com peças de tubos estruturais. (...)

(...) O projeto persegue um discurso de conscientização sobre a reciclagem, propondo uma solução sustentável que reutiliza diversos materiais em função de uma arquitetura austera, econômica e de fácil manutenção que se adapta às condições do terreno."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Equador

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 9 de 27
Casa Ninhos do Cholán / La Cabina de la Curiosidad + Marie Combette + Daniel Moreno Flores. Imagem © JAG Studio
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 2 de 27
Casa Ninhos do Cholán / La Cabina de la Curiosidad + Marie Combette + Daniel Moreno Flores. Imagem © JAG Studio
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 10 de 27
Casa Ninhos do Cholán / La Cabina de la Curiosidad + Marie Combette + Daniel Moreno Flores. Imagem © Marie Combette

"Mantivemos a configuração original da casa, gerando releituras com o material existente e integrando-o com o novo projeto. No piso térreo foi liberada uma parede, unificando assim todo o ambiente para ter um grande espaço de convivência e uma continuidade de usos delimitada pelo que acontece em altura, diferenciando a dinâmica. A partir da desmontagem do teto original, vigas e tábuas de madeira foram recicladas para construir um sub-piso e unificar os níveis entre a cozinha e a sala de estar, que agora está ligada ao jardim. Além disso, a oficina fica ao lado da entrada e do banheiro. O volume espacial é completamente alterado, enriquecendo a experiência dos habitantes."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 11 de 27
Casa Oficina Guápulo / Rama Estudio. Imagem © José de la Torre
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 12 de 27
Casa Oficina Guápulo / Rama Estudio. Imagem © José de la Torre

"Tomamos a casa alugada como um estudo de caso para ir descobrindo, descascando suas camadas para, finalmente, adicionar elementos utilitários. Queríamos provar que estruturas auto-construídas, mesmo se abandonadas e precárias, podem ser reformadas e re-habitadas com um orçamento baixo, abrindo o leque de opções para outras casas da região que também se encontravam em estado de alta deterioração. A casa de aluguel foi encarada a partir do contexto do bairro e de seu uso misto, e por isso diferentes atividades podem acontecer ao longo da encosta e dos terraços do projeto. Pretende-se que os investimentos de reabilitação sejam feitos principalmente nos interiores dos espaços de moradia, e que os exteriores sejam o resultado da apropriação dos vizinhos que irão gradualmente melhorar seu acesso ou terraço adjacente. (...)

Toda a madeira existente foi recuperada através de um processo de tratamento com óleos naturais e pesticidas, e as peças com aberturas foram amarradas e reforçadas. Os pisos foram reconfigurados, polidos e reaproveitados."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 17 de 27
Casa Galpão / Sebastián Mora Arquitecto. Imagem © Nicolás Provoste Fotografía
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 18 de 27
Casa Galpão / Sebastián Mora Arquitecto. Imagem © Nicolás Provoste Fotografía

“Sob o conceito de reciclagem de materiais, utilizamos os tijolos de uma casa que estava sendo demolida para separar a área social da lavanderia e do depósito. O cliente vendeu recentemente uma casa, de onde retirou os móveis da cozinha, os mesmos que foram reaproveitados na construção, bem como os da sala de estar, da sala de jantar e dos quartos. O piso de concreto foi polido e selado com um revestimento acrílico. O telhado original foi mantido, e uma camada de isolamento foi colocada sobre ele para diminuir o ruído gerado pela chuva e altas temperaturas do verão."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 13 de 27
Hábitat Flotante Productivo Refugio del Pescador / Natura Futura Arquitectura + Juan Carlos Bamba. Image Cortesía de Natura Futura Arquitectura
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 14 de 27
Hábitat Flotante Productivo Refugio del Pescador / Natura Futura Arquitectura + Juan Carlos Bamba. Image Cortesía de Natura Futura Arquitectura

"A intervenção propõe o aproveitamento integral da madeira de louro, um recurso tradicional da costa equatoriana. A primeira etapa foi o reaproveitamento e ampliação da estrutura original da plataforma flutuante para gerar espaço de manutenção e produtividade; apoiado por tambores de plástico reciclado sob boias de madeira para melhorar a flutuabilidade. A inclinação e a altura do telhado, juntamente com seu desenho treliçado, são aumentadas para produzir ventilação cruzada e criar espaços de armazenamento. A acessibilidade e funcionalidade do abrigo são otimizadas com a adaptação de uma nova ponte. Isso aliado a estratégias complementares, como painéis de madeira inclinados no envoltório, para impermeabilização; iluminação artificial com células fotovoltaicas e hortas nas margens do rio. Com essas estratégias, o propósito de uma transformação do habitat existente no mesmo espaço de 9m² é cumprido."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

México

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 15 de 27
Casa Corsal / MCH Arquitecto Interiorista + Echeri Bioconstrucción. Imagem © César Belio
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 16 de 27
Casa Corsal / MCH Arquitecto Interiorista + Echeri Bioconstrucción. Imagem © César Belio

"O principal elemento do projeto é a terra, que foi extraída diretamente do local aproveitando escavações manuais; e foi reaproveitada no sistema construtivo e como acabamento natural das paredes de adobe, revestidas com misturas de terra, cal e pigmentos naturais. A paleta de materiais é complementada pelo uso de madeira nos tetos e portões, além de telhas de barro e tapetes com desenho particular feitos a partir de resíduos e cortes do piso."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 24 de 27
Casa la bodega / Taller Verde Arquitectura. Imagem © Manolo R Solis
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 25 de 27
Casa la bodega / Taller Verde Arquitectura. Imagem © Manolo R Solis

"O armazém é um exemplo de upcycling arquitetônico cuja filosofia transforma a concepção do resíduo e o reincorpora ao ciclo de vida útil. 'A natureza não conhece o conceito de lixo; a única espécie capaz de fazer algo que ninguém deseja é a espécie humana'. - Gunter Pauli.

Os elementos resultantes do desmantelamento do armazém original foram reaproveitados e transformados em portas, candeeiros e elementos decorativos; bem como a utilização de cilindros de concreto considerados resíduos em ensaios de resistência de laboratórios de materiais."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 26 de 27
Rancho Tehuán / Co.laage + TANAT. Imagem © Diego Rivero Borrell
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 27 de 27
Rancho Tehuán / Co.laage + TANAT. Imagem © Diego Rivero Borrell

“A pedra marcou o ponto de partida. Por estarem em solo vulcânico, as montanhas de pedra são cobertas apenas por uma leve camada de argila e terra que sustenta a vegetação. As plantas são curtas e sazonais; verdes vibrantes durante cinco meses de chuva e secas no resto do ano. A paisagem é transformada, assim como a arquitetura. É construída a partir de um pensamento de transformação da paisagem, obtendo do terreno os recursos para construir espaços habitáveis.

Esta casa procurou assim aproveitar os recursos do sitio; as paredes de pedra obtida da escavação, as abóbadas de tijolo vermelho, e os aplanados de argila e cal, em que o concreto participa ligeiramente no reforço da estrutura e o aço na contenção do vidro das portas e janelas. Na procura de construir um espaço desvinculado das redes hidráulica e sanitária, a chuva passa a ser o recurso fundamental, que, quando captada através das abóbadas, pode dar água ao sistema de irrigação e à cozinha. O banheiro é seco."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Paraguai

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 22 de 27
Reforma TA / OMCM arquitectos. Image Cortesía de OMCM arquitectos
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 23 de 27
Reforma TA / OMCM arquitectos. Image Cortesía de OMCM arquitectos

Por outro lado, as aberturas de madeira são recicladas, restauradas e reaproveitadas. As persianas e janelas tradicionais são rotacionadas 90 graus para se tornarem painéis pivotantes horizontal ou verticalmente de acordo com a conveniência dos espaços e sua função de ventilação ou circulação. Esta operação conferiu originalidade à casa sem a necessidade de "descartar para comprar algo novo". Quanto ao piso, também reciclado em alguns setores, é incorporado um elemento principal, um caminho guia feito de tijolos comuns que, devido à sua rugosidade em contraste com o piso cerâmico geral, facilita a leitura dos eixos principais da casa.

Por fim, e sempre dentro da linha da reciclagem como ferramenta criativa e orçamentária, os obsoletos revestimentos cerâmicos foram entrelaçados para seu uso coloquial criando elementos que resolvem a privacidade solicitada em relação à via pública e ao espaço de serviço dentro da casa."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 5 de 27
Casa Yvyraju / OMCM arquitectos. Imagem © Leonardo Méndez
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 6 de 27
Casa Yvyraju / OMCM arquitectos. Imagem © Leonardo Méndez

"Com a ideia de manter uma materialidade austera e honesta, exploramos a possibilidade de fazer nossos próprios blocos com resíduos de pedras provenientes de pedreiras locais, fabricados em matrizes no próprio canteiro, a um custo tão competitivo quanto qualquer outro material no mercado, com a diferença de que estamos reincorporando um "resíduo" na economia circular, refletindo assim sobre a importância de otimizar nossos recursos rumo a um futuro mais sustentável, e enfatizando a importância da mão de obra para a humanização dos processos."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Brasil

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 20 de 27
Ecocasa Atelier / Encaixe Soluções Alternativas. Imagem © Marcos Bacon
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 21 de 27
Ecocasa Atelier / Encaixe Soluções Alternativas. Imagem © Filipe Bisof

"A resiliência da Ecocasa Atelier é multifacetada, o que se apresenta em seu uso, pois cumpre seu escopo mesmo em pandemia e hoje serve como fonte de renda primária dos moradores graças ao aluguel por temporada. Demonstra-se também através do canteiro de obras ecológico, que contou com uma estrutura provisória de bambu para estocar materiais e a implantação de um banheiro seco para os operários. Outro exemplo é o ciclo das águas completo na propriedade (poço semi-artesiano, tratamento de esgoto com biodigestor e bacia de infiltração). E, além de utilizar a terra do próprio terreno para a construção das paredes de taipa de pilão, todas as madeiras da casa são de reuso. A ecocasa já foi também palco de um curso de capacitação aberto ao público sobre projetos e estruturas em bambu."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Costa Rica

Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 7 de 27
Casa OC / Re Arquitectura + DAO. Imagem © Carolina Bello, Pablo Franceschi y Francisco Vásquez
Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais - Imagem 8 de 27
Casa OC / Re Arquitectura + DAO. Imagem © Carolina Bello, Pablo Franceschi y Francisco Vásquez

"O resgate desta técnica de construção de nossos antepassados faz da casa uma experiência especial, um híbrido de arquitetura moderna e materiais locais tradicionais, uma construção criada com a própria terra em que é fundada, respira, vive e se adapta às condições climáticas, reduzindo o impacto em seu contexto direto e se torna uma solução possível para os desafios atuais quanto ao custo e acessibilidade dos materiais, o uso de recursos locais e seu impacto sócio-ambiental."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

* Os textos reproduzidos são descrições enviadas pelos próprios autores dos projetos.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Economia Circular. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Economia circular na habitação latinoamericana: 12 exemplos de reuso de materiais" [Economía circular en la vivienda latinoamericana: 12 ejemplos de reuso de materiales] 06 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997627/economia-circular-na-habitacao-latinoamericana-12-exemplos-de-reuso-de-materiais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.