Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público

Projetada pela Adjaye Associates, a Abrahamic Family House é um projeto histórico localizado no Saadiyat Cultural District, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O centro abrange três casas de culto separadas: uma mesquita, uma igreja e uma sinagoga, juntamente com espaços de encontro e diálogo. Anunciado pela primeira vez em 2019 após um concurso internacional, o complexo inter-religioso foi oficialmente inaugurado e aberto aos fiéis em 16 de fevereiro de 2023. O acesso ao fórum e as visitas guiadas estão disponíveis para visitantes desde 1 de março de 2023.

Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 2 de 17Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 3 de 17Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 4 de 17Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 5 de 17Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Mais Imagens+ 12

Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 2 de 17
Abrahamic Family House, vista geral. Imagem cortesia de Adjaye Associates

O complexo tem como objetivo tornar-se um centro de aprendizado e diálogo, convidando os visitantes a participar de práticas religiosas, visitas guiadas, celebrações e oportunidades para explorar a fé. As casas de culto dedicadas, chamadas de Mesquita Eminence Ahmed El-Tayeb, Igreja de Sua Santidade Francis e Sinagoga Moses Ben Maimon, possuem espaços para observadores.

Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 17 de 17
Abrahamic Family House, vista da sinagoga. Imagem © Dror Baldinger

Visitas diárias guiadas são planejadas para explorar o complexo de 6.500 metros quadrados, mostrando aos visitantes os recursos de design específicos escolhidos para as práticas e tradições específicas de cada fé. Cada uma das casas assume a forma exterior de um cubo de 30x30x30 metros. As dimensões tornam as três casas iguais em volume e criam harmonia visual dentro do complexo, enquanto decisões de projeto específicas diferenciam a expressão arquitetônica de cada volume. Um pedestal de um andar forma o fórum principal, com as três casas de culto ao seu redor.

Acredito que a arquitetura deve trabalhar para consagrar o tipo de mundo em que queremos viver, um mundo de aceitação, abertura e avanço constante. Como arquiteto, quero criar um edifício que se eleve acima da noção de diferença hierárquica e aumente a riqueza da vida humana. Nossa esperança é que, por meio desses edifícios que celebram três religiões distintas, pessoas de todas as fés e de toda a sociedade possam aprender e se engajar em uma missão de coexistência pacífica para as próximas gerações. - Sir David Adjaye OM OBE

Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 15 de 17
Abrahamic Family House, vista da mesquita. Imagem © Dror Baldinger

O complexo foi incluído na lista do ArchDaily dos 23 projetos mais esperados de 2023, junto com a expansão do Museu de História Natural do Studio Gang em Nova York, EUA e o Museu de Arte Buffalo AKG do OMA. Da mesma lista, o Centro Marítimo Esbjerg de Snøhetta, na Dinamarca, já foi inaugurado no início deste ano.

Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público - Imagem 8 de 17
Abrahamic Family House, vista da igreja. Imagem © Dror Baldinger

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Complexo inter-religioso projetado por Adjaye Associates em Abu Dhabi é aberto ao público" [The Abrahamic Family House, Adjaye Associates’ Interfaith Complex in Abu Dhabi, Opens to the Public] 07 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997306/complexo-inter-religioso-projetado-por-adjaye-associates-em-abu-dhabi-e-aberto-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.