Paulo Mendes da Rocha será homenageado com duas exposições na Casa da Arquitectura em 2023

Paulo Mendes da Rocha será homenageado com duas grandes exposições realizadas este ano pela Casa da Arquitectura, em Matosinhos, norte de Portugal. Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha, uma Retrospectiva tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, enquanto que Paulo conta com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira e projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon. Ambas inauguram em 26 de maio.

Percorrendo sete décadas de atividade profissional, a mostra de Cohen e Grossman, que ocupará o maior espaço expositivo da instituição, se debruça sobre a obra do arquiteto a partir do imenso arquivo entregue à Casa da Arquitectura em 2020. Por sua vez, a exposição de Furtado e Moreira, montada na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma experiência mais íntima com o arquiteto, permitindo-lhe ouvir a sua visão de mundo e as suas reflexões sobre temas que lhe interessaram e que ajudam a explicar sua obra.

Paulo Mendes da Rocha será homenageado com duas exposições na Casa da Arquitectura em 2023 - Imagem 2 de 2
MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. Foto © Romullo Baratto

Paralelamente a estas duas exposições, a Casa da Arquitectura organiza um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da instituição, da arquiteta Catherine Otondo e da arquiteta e historiadora Vanessa Grossman. Este programa paralelo contará com debates, conferências, e visitas a projetos, celebrando a obra e a pessoa de Paulo Mendes da Rocha.

Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, os seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo e que fará com que estas exposições em Matosinhos sejam de visita incontornável para quem gosta de arquitetura e, particularmente, da obra de Paulo Mendes da Rocha. — Nuno Sampaio

O Prêmio Pritzker 2006, que foi primeiro associado honorário da Casa da Arquitectura em setembro de 2018 e o mais recente premiado com a medalha de ouro do Congresso da UIA – União Internacional de Arquitetos, faleceu a 23 de maio de 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Paulo Mendes da Rocha será homenageado com duas exposições na Casa da Arquitectura em 2023" 11 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996690/paulo-mendes-da-rocha-sera-homenageado-com-duas-exposicoes-na-casa-da-arquitectura-em-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.