30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica

O que significa que a Bienal de Arquitetura da Costa Rica está agora em sua décima sexta edição? Evidentemente, um importante acumulado de exposições, conferências e programas diversos que refletem as preocupações e mudanças na agenda arquitetônica do país ao longo das últimas três décadas.

"Um projeto de tendências: 30 anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica" é a exposição no Museu de Arte e Design Contemporâneo (MADC) que revisa esta trajetória em detalhes sob a curadoria precisa de Paz Monge Cortés e José Daniel Picado-García.

30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica - Imagem 31 de 33
Cortesía de José Picado

A seguir, eles dividem conosco o texto curatorial da exposição.

Em 1992, o Colégio de Arquitetos da Costa Rica (CACR) assumiu a gestão e o desenvolvimento da primeira Bienal de Arquitetura do país. Desde então, o evento tem sido realizado ininterruptamente a cada dois anos durante três décadas, somando, até 2022, um total de dezesseis edições destinadas exclusivamente ao campo profissional da disciplina, além de outras dez para estudantes.

30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica - Imagem 29 de 33
Cortesía de José Picado

Em termos gerais, este evento foi responsável pela exposição e divulgação de parte da produção arquitetônica nacional e, em menor escala, internacional, ao mesmo tempo em que se consolidou como um meio de legitimar tanto os discursos como as preocupações, a estética e até mesmo as tendências arquitetônicas locais. Isto resultou no fortalecimento de uma plataforma onde não apenas um amplo espectro de arquiteturas são exibidas, mas também, de certa forma, moldou o desenvolvimento do campo na Costa Rica.

30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica - Imagem 30 de 33
Cortesía de José Picado

Quase dois anos após o surgimento deste evento, foi fundado o Museu de Arte e Design Contemporâneo (MADC) e, alguns anos depois, uma de suas edições (1996) foi realizada nas instalações do Centro Nacional de Cultura (CENAC). Nesta ocasião, trinta anos após o surgimento do modelo da Bienal de Arquitetura na Costa Rica, através da mostra Um projeto de tendências: 30 anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica, o MADC propõe uma revisão deste conjunto de atividades, de suas características e de alguns dos projetos e trajetórias que foram premiados no âmbito das mesmas - seja com o Prêmio Grande Bienal, em algumas das categorias definidas para os eventos, nos reconhecimentos institucionais comerciais e técnicos, ou através do Prêmio Nacional de Arquitetura José María Barrantes, concedido desde 2006 no contexto da Bienal.

30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica - Imagem 23 de 33
Cortesía de José Picado

Por meio de um conjunto de modelos, esboços, plantas, diagramas, fotografias e outros materiais relacionados a uma seleção de projetos nacionais, o objetivo é exibir, e de certa forma humanizar e socializar, parte dos processos criativos por trás de alguns dos projetos que ganharam prêmios nas Bienais na Costa Rica, bem como mostrar quem foram os arquitetos que influenciaram o desenvolvimento do campo no país. Ela também pretende disponibilizar ao público elementos que normalmente não circulam, que se referem a certas etapas do desenvolvimento de uma ideia ou proposta arquitetônica e que normalmente são mantidos nos escritórios ou estúdios que as projetam.

30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica - Imagem 13 de 33
Cortesía de José Picado

Um projeto de tendências: 30 anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica, é a primeira revisão da produção arquitetônica apresentada nestes eventos e, sem dúvida, representa a possibilidade de reforçar o interesse do MADC pelos processos de pesquisa nas diferentes áreas que fazem parte de seu campo de ação - neste caso, o projeto arquitetônico. De fato, este exercício curatorial propõe uma série de questões que são colocadas como ponto de partida, diante de um tema pouco explorado no país: as exposições de arquitetura. Assim, vale a pena perguntar: Por que as arquiteturas são exibidas? Quem é responsável por assumir a tarefa de mostrar o que se refere ao projeto arquitetônico? Como é - ou deveria ser - exibido o que está relacionado a esta disciplina? Que narrativas, discursos ou tendências arquitetônicas foram legitimadas através das Bienais de Arquitetura na Costa Rica?

30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica - Imagem 26 de 33
Cortesía de José Picado

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "30 Anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica" [30 años de Bienales de Arquitectura en Costa Rica] 12 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994874/30-anos-de-bienais-de-arquitetura-na-costa-rica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.