Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa

O escritório Apparatus Architects, liderado pela arquiteta brasileira Gabriella Gama e o português Filipe Lourenço, foi convidado pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP) a desenvolver um projeto de reabilitação e ampliação da nova escola no Vale de Alcântara, em Lisboa. O projeto inicialmente consistia na criação de um espaço para uma clínica profissionalizante mas alcançou outra escala quando os arquitetos propuseram a renovação da torre em sua totalidade.

Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 2 de 11Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 3 de 11Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 4 de 11Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 5 de 11Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Mais Imagens+ 6

O processo teve início quando o escritório foi selecionado, a partir de concurso, para a criação de uma clínica de 200 metros quadrados no subsolo do edifício. Assim que começaram a desenvolver o projeto, se depararam com uma nova direção administrativa jovem e ambiciosa com o desejo de transformar a Escola em um modelo de nível internacional no ensino de saúde preventiva.

Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 7 de 11
Cortesia de Apparatus Architects

Existiam dois grandes desafios: o primeiro era adaptar e valorizar uma torre originalmente de escritórios, transformada em escola, o que é pouco convencional nos formatos de espaços de ensino (geralmente edifícios horizontais). O segundo era a presença dessa instituição neste local desvinculado do contexto, mas com potencial catalisador de transformação do bairro, que hoje em dia é predominantemente de construções sociais e com pouca vida urbana de qualidade. A proposta de reabilitação do edifício inclui um projeto de requalificação urbana apostando em espaços aprazíveis e na interação dos habitantes locais com os estudantes da Escola.

O carácter social da Instituição Cruz Vermelha, como promotora de mudança na vida dos habitantes ao seu redor, induziu os arquitetos a criar um clima convidativo aberto para atender também às comunidades dos bairros adjacentes.

Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 9 de 11
Cortesia de Apparatus Architects

A escola se tornará um forte vetor de transformação no vale do Alcântara, pois a zona de implantação da torre se beneficiaria com a execução do Corredor Verde Estruturante — projeto governamental que interliga diferentes zonas da cidade com amplos espaços verdes — que passa em frente à ESSCVP.

A proposta do escritório extrapola o programa de uma mera escola e consiste em um campus que catalisará novas dinâmicas entre a ESSCVP e o contexto. O projeto pretende se tornar uma referência na transformação dos bairros ávidos de revitalização e integração e isso será possível através de uma estratégia urbanística simples: o envolvimento da escola com a população local.

O projeto oferece espaços que aumentarão significativamente a capacidade e recursos, garantindo sua polivalência através de diversos métodos de ensino e aprendizagens e que serão introduzidos e aplicados na própria comunidade.

Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 6 de 11
Cortesia de Apparatus Architects

A escola será transformada para se adequar às necessidades atuais de uma escola de nível internacional, para isso, busca obter a certificação nZEB (nearly-zero energy building). Trata-se de um edifício eficiente, seja do ponto de vista de projeto, seja da construção, que quase não precisará de energia da rede pública de abastecimento funcionar plenamente.

Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa - Imagem 10 de 11
Cortesia de Apparatus Architects

Estão previstas quatro etapas de obras, e o escritório procura realizá-las sem interromper seu funcionamento. A primeira fase consiste na estruturação da base do edifício e transformação da rua em praça; a segunda fase receberá o reforço estrutural e os elementos pré-fabricados; na terceira fase acontecerá a intervenção na escola existente; e na quarta e última fase será finalizado o edifício e construída uma praça com ligação direta com o bairro.

O projeto será aberto ao público através da criação de uma clínica profissionalizante no nível da rua, construída para atender a comunidade dos bairros adjacentes. Aliado ao projeto ao desenvolvimento do Corredor Verde, o novo campus proposto definirá uma nova dinâmica gerando um novo ciclo para o Vale de Alcântara.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Escritório liderado por brasileira projeta escola para Cruz Vermelha Portuguesa" 21 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994516/escritorio-liderado-por-brasileira-projeta-escola-para-cruz-vermelha-portuguesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.