Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil

Ontem, dia 15 de dezembro, aconteceu a cerimônia da 24ª Premiação IABsp 2022 – tradicional e reconhecido prêmio da área de arquitetura e urbanismo – quando foram anunciados os vencedores. O evento reuniu participantes e convidados da área em coquetel na Unibes Cultural, em São Paulo. 

Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 2 de 6Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 3 de 6Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 4 de 6Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 5 de 6Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Mais Imagens+ 1

Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – entidade com mais de cem anos de existência – o prêmio teve 25 projetos de 8 cidades brasileiras (Careiro da Várzea, Iguape, Iranduba, Jundiaí, Santo André, Recife, São José dos Campos e São Paulo) premiados.

Os vencedores das quatro categorias, divididas em 12 subcategorias ganharam além de troféu, o reconhecimento e a credibilidade que o prêmio carrega.  "Este é o prêmio mais longevo da profissão e demonstrou, nas últimas edições, que tem sido capaz de acompanhar as pautas mais importantes de seu tempo", afirma Jaime Solares, coordenador desta edição.

Em edificações foram avaliadas obras concluídas e projetos de edificações nas diversas tipologias e programas. Os ganhadores foram:

Residencial e habitação de interesse social

Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 2 de 6
Casa LLF / Obra Arquitetos. Foto: © Nelson Kon

Equipamentos, indústria e serviços

Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 4 de 6
Livraria Cabeceira / Estúdio Guega. Foto: © Juliana Deeke

Restauro, retrofit e requalificação

  • Restauro Casa triângulo, Vilanova Artigas, em São Paulo, de Metrópole Arquitetos
  • Restauro Casa JMTB II, Vilanova Artigas, em São Paulo, de FGGN Arquitetos
  • Restauro, Modernização e Ampliação do Museu do Ipiranga, em São Paulo, de H+F Arquitetos
  • Reforma do Casarão Barão de Tatuí, em São Paulo, de Jamelo Arquitetura
  • Conjunto 07 de Abril, em São Paulo, de Metro Arquitetos,
  • Biblioteca Padre Moreau, em São Paulo, de Carvalho Terra Arquitetos

Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 5 de 6
Biblioteca Padre Moreau / Carvalho Terra Arquitetos. Foto: © Manuel Sá

Na subcategoria Interiores e Design foram avaliadas obras construídas e projetos de interiores, ou que agenciam temporalidades e escalas reduzidas.

Arquitetura de interiores

Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 6 de 6
Apartamento Bartira / Estúdio Guega + Tambori Arquitetura. Foto: © Juliana Deeke

Arquitetura efêmera

  •  Construindo Juntos - Building Together, em São Paulo, de Lahayda Lohara Mamani Poma Dreger
  • Fábrica das Infâncias Japy, em Jundiaí, de Ateliê Navio

Objeto

  • Linha Mandacaru, em Santo André, de Design AK
  • Aparador Desvio, em São Paulo, de FGMF

Em Urbanismo, Planejamento e Cidades a avaliação foi de projetos, obras, planos, programas e ações, executadas ou não, voltados ao espaço público, ou privado de uso coletivo.

Desenho urbano e paisagismo

  • Plano Integrado de Desenvolvimento Local - RDS Despraiado, em Iguape, de Estúdio Lava
  • Parque Capibaribe - trechos Caiara e Vintém, em Recife, de Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design

Ativismo urbano Travessias

  • Vai no Bixiga pra ver: percursos e cartografias colaborativas na microbacia do Rio Bixiga, em São Paulo, de Coletivo Salve Saracura
  • Ocupação em ações transversais: Fórum Mundaréu da Luz, em São Paulo, de Fórum Mundaréu da Luz | GT Projeto | EMAU Mosaico Mackenzie

Em Cultura Arquitetônica, foram considerados os produtos de iniciativas artísticas, culturais, acadêmicas e educacionais de difusão, reflexão e ensino pertinentes ao campo da arquitetura e do urbanismo.

Publicação

  • Cidade, gênero e infância, em São Paulo, de Romano Guerra Editora, Pistache Editorial e Instituto Brasiliana, por Rodrigo Mindlin Loeb e Ana Gabriela Godinho Lima (organizadores)

Visualidades

  • Arquiteturas ribeirinhas: a vida sobre as águas da Amazônia, em São Paulo, Careiro da Várzea e Iranduba
  • Podcast Betoneira - Misturando Ideias, em São Paulo, de Podcast Betoneira

Técnicas e tecnologia

  • (Des)construir e Ocupar: O reuso como prática social e propositiva, em São Paulo, de Ruína, FAU Mackenzie e MSTC
  • Demonumenta RA, em São Paulo, de Laboratório para Outros Urbanismos - FAU USP

Desde a primeira edição, em 1967, a Premiação IABsp constituiu-se como uma importante plataforma de promoção da crítica e da divulgação da arquitetura e do urbanismo. A premiação procura contemplar projetos e obras referenciais, ao identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura. Busca também premiar propostas engenhosas e significativas, principalmente aquelas que contribuem para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, sociedade, economia e cultura em todo o território nacional.

Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil  - Imagem 3 de 6
Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos. Foto: © Pedro Kok

Jurados

Multidisciplinar, nacional, internacional, intergeracional e representativo - 50% pessoas negras e 75% mulher - o júri foi composto por 12 conceituados profissionais da área.

Na categoria Edificações, estavam Gabriela de Matos, Glória Cabral e Roberto Loeb. Em Interiores e Design, Audrey Carolini, Karol Suguikawa e Renata Puig. Na Categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades, Lizete Rubano, Louise Lenate Ferreira da Silva e Tainá de Paula. Em Cultura Arquitetônica, José Abilio Ferreira, Marina Grinover e Thiago Iaqeb Ahmose.

Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo

Com 101 anos, o Instituto de Arquitetos do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e urbanística e à sociedade.

Fundado em 1943, o Departamento de São Paulo (IABsp) promove diversas atividades, como debates, palestras, cursos, oficinas, projeção de filmes, além da premiação e da bienal de arquitetura. O IABsp se propõe a refletir e debater as questões contemporâneas da arquitetura e do urbanismo e tem núcleos localizados em Bauru, Campinas, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Conheça os 25 vencedores da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil " 16 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993834/conheca-os-25-vencedores-da-premiacao-do-instituto-de-arquitetos-do-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.