Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022

A Associação de Arquitetos Árabes anunciou os vencedores do Arab Architects Awards 2022. Os projetos arquitetônicos vencedores deste ano destacam a importância do design inclusivo, levando em consideração a sustentabilidade e o desenho com uma resposta sensata às comunidades locais e paisagens que eles inibem. A cerimônia de dois dias foi realizada em Amã, na Jordânia, de 16 a 17 de novembro de 2022, e reuniu centenas de arquitetos, planejadores urbanos, engenheiros e designers regionais de todas as demografias para explorar e se envolver em discussões sobre arquitetura e o futuro da construção na região árabe.

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 2 de 19Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 3 de 19Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 4 de 19Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 5 de 19Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Mais Imagens+ 14

O júri selecionou 17 projetos em 6 categorias: Habitação Privada; Projetos Habitacionais de Grande Porte; Edifícios Públicos; Equipamentos Educacionais, Culturais, Artísticos e Museus; Hotéis e Resorts, Turismo e Entretenimento, Edifícios de Escritórios/Comerciais e Reuso Adaptativo, que foram construídos nos últimos dez anos nos países árabes. Durante a cerimônia, realizada sob a supervisão da Associação dos Arquitetos Árabes em colaboração com a Associação de Engenheiros da Jordânia, cada arquiteto finalista apresentou seu projeto para discutir o conceito e o valor que ele traz para sua respectiva função e comunidade.

Continue lendo para conhecer os vencedores do Arab Architects Awards 2022 e suas descrições, bem como os 17 projetos selecionados.

Vencedores

Casa das Doze Oliveiras / Elias Khuri Architects

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 2 de 19
Casa das 12 Oliveiras / Elias Khuri Architects. Image © Thomas Dallal

Localizada em al-Mashhad, uma das aldeias palestinas remanescentes após o estabelecimento de Israel em 1948, a Casa das Doze Oliveiras está em uma área agrícola conhecida por suas oliveiras. Dado que apenas algumas destas árvores sobreviveram às expansões demográficas e urbanas da região, o projeto foi construído em torno delas, preservando todas as doze oliveiras através da criação de uma relação sustentada entre o vazio e os blocos cúbicos, bem como entre o exterior e interior através de vazios de diferentes formas, tamanhos, alturas e bordas, inspirados na ideia tectônica da solidez das casas de pedra palestinas.

Conjunto Habitacional Princess Salma / Bilal Hammad Architects

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 3 de 19
Complexo Habitacional Princess Salma - Fase 3 / Bilal Hammad Architects. Image Courtesy of Bilal Hammad Architects

Implantadas em um terreno quadrado de 22.000m2 de área, 144 unidades residenciais de diferentes tamanhos e tipologias circundam um pátio central comum. O pátio central inclui estacionamento, áreas verdes, uma área de lazer segura e passarelas ​​para pedestres. As unidades residenciais incluem casas geminadas de aspecto duplo (duplex) no térreo e apartamentos de um andar no nível superior. O acesso aos apartamentos é feito por escadas externas e pontes. Duplex e flats de diferentes áreas e tipologias foram pensados ​​para atender a todas as necessidades e tamanhos de família. O projeto responde ao contexto físico, social e histórico do local. Ambientalmente, a abordagem de agrupamento reduz a chance de superaquecimento no clima quente e árido de Zarqa. Massas, pérgulas e vegetação atuam como dispositivos de sombreamento para áreas externas. Socialmente, o projeto se equilibra cuidadosamente entre áreas públicas e privadas. Cada unidade possui um terraço externo privativo frontal e posterior, além de acesso total ao pátio central público. Historicamente, o projeto reconhece o legado do local ao incluir elementos externos de aço e madeira. Ele traz de volta a memória das principais características que existiam no lugar, como a ferrovia Hijaz e o quartel militar com estrutura de aço.

Fábrica de Azeite Domaine Sergermès / Atelier Façila - architectures & paysages 

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 4 de 19
Fábrica de Azeite Domaine Sergermès / Atelier Façila - architectures & paysages. Image © Adel Hidar

A olivicultura desempenha um papel essencial na vida social e econômica da Tunísia, representando cerca de 15% do valor total da produção agrícola final. A fábrica de azeite Segermès, localizada em Zaghouan, é uma tentativa de reabilitar o território infundindo novas energias produtivas. O desenho atende a um projeto totalmente integrado que inclui todas as etapas da produção de azeite de alta qualidade. O terreno destaca um diálogo entre um reservatório de água e uma basílica do período bizantino através do térreo, que se abre para a paisagem e domina a antiga basílica através de um fórum de encontro público e contemplação. O projeto situa-se no ponto mais alto, onde foi construída uma bacia de irrigação na década de 1980, e é construído em tijolo vazado (divisórias duplas) com isolamento térmico em lã de rocha natural, pedra extraída do local e tijolos artesanais. 

Centro de Visitantes Volubilis / OUALALOU+CHOI

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 8 de 19
Centro de Visitantes Volubilis / OUALALOU+CHOI. Image © Luc Boegly

Construído sobre uma antiga cidade colonial romana, o sítio arqueológico mais visitado de Marrocos, este centro de visitantes foi concebido para realçar o significado histórico e simbólico deste Patrimônio Mundial da UNESCO. A fim de destacar o impacto visual marcante das ruínas na entrada do local, o volume do museu está incrustado na encosta. O projeto é construído como uma intervenção estreita nos perímetros do território, com oito metros de largura e duzentos de comprimento. A edificação consiste em uma série de volumes de madeira ao longo de uma parede de contenção estendida, simultaneamente enterrada e suspensa na paisagem.

Centro de Visitantes da Reserva Natural Shaumari / Turath: Architecture & Urban Design Consultants

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 6 de 19
Centro de Visitantes Reserva Natural Al Shaumari / Turath: Architecture & Urban Design Consultants. Image Courtesy of Turath: Architecture & Urban Design Consultants

A Sociedade Real Jordaniana para a Conservação da Natureza queria fornecer aos residentes de Al Shaumari um centro sofisticado que apresentaria aos visitantes a importância das reservas naturais e serviria como um refúgio de vida selvagem para muitos animais da região. Logo na entrada, o Centro de Visitantes oferece painéis de interpretação que narram a história de Shaumari e seus diversos animais e atividades relacionadas à vida selvagem. O Centro de Visitantes também envolve a comunidade local com o projeto por meio de grandes áreas para piquenique ao redor do Centro. O escritório de arquitetura queria projetar uma estrutura local, mas inovadora em sua abordagem com materiais de construção, sustentabilidade ambiental e apresentação da Reserva de Vida Selvagem ao público em geral.

Casa SMBK / X-Architects

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 9 de 19
Casa SMBKH / X-Architects . Image Courtesy of X-Architects

O Sheikh Mohamed Bin Khalifa House Project (SMBKH) é um projeto de restauração cultural para preservar e reabilitar um grande edifício no contexto da história recente dos Emirados Árabes Unidos. Localizada nos portões da cidade de Al Ain, perto de um aflaj (antigo sistema de irrigação) a estrutura é a primeira casa visível para as pessoas que acessam Al Ain de Abu Dhabi e funciona como um elo entre os assentamentos pré-petróleo tradicionais (perto das fontes de água) e a era moderna. O volume é composto por dois blocos: o Majlis para receber convidados e outro para a vida familiar, um pátio central e um manama no meio do pátio que foi usado pelo Sheikh Mohamed e seus filhos para dormir ao ar livre durante o verão.

Projetos Pré-selecionados

Habitação Privada

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 11 de 19
Casa Fatre / platau. Image © Wissam Chaaya

Grandes Projetos Habitacionais

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 16 de 19
Villa Venti / Accent DG. Image Courtesy of Accent DG Team

Prédios de escritórios/Comerciais

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 15 de 19
Benguerir Data Center / AWM Architectes Urbanistes. Image © Hafid MEGOUAR

Edifícios Públicos; Instalações Educacionais, Culturais, Artísticas, Museus

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 13 de 19
Centro Arqueológico Mleiha / Dabbagh Architects. Image Courtesy of Dabbagh Architects

Hotéis e Resorts, Turismo e Entretenimento

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 14 de 19
Acampamento no Deserto Mysk Al Badayer / Wael Al-Masri Planners & Architects. Image Courtesy of Mysk Al Badayer Retreat

Reuso Adaptativo 

Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022 - Imagem 19 de 19
Al-Nazla Village / Hamdi El Setouhy. Image © Hamdy El Setouhy

O júri foi composto por Dr. Farouk Yaghmour, Dr. Yasser Elsayed, Fuad Al Kindi, Najet Hedhly, Dr. Iman Benkirane, Jabbar Hamzah, Dima Khairallah e Dr. Yasir Sakr. A segunda edição do Arab Architect Awards foi organizada pela Associação dos Arquitetos Árabes em colaboração com a Associação de Engenheiros da Jordânia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Conheça os vencedores do Arab Architects Awards 2022" [Meet the Winners of the 2022 Arab Architects Awards ] 02 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993052/conheca-os-vencedores-do-arab-architects-awards-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.