Todo espaço deve ser saudável: soluções para melhorar a qualidade ambiental interna

Pode-se dizer que a qualidade do ar no interior dos ambientes nunca recebeu a atenção devida na história. Enquanto a poluição atmosférica é considerada uma ameaça desde a época de Hipócrates, em 400 aC, tornando-se uma preocupação real com a industrialização na Revolução Industrial, pouco é falado sobre como estão as condições de conforto nos ambientes internos. Essa é uma questão cada vez mais grave visto que a humanidade tem passado cerca de 90% de seu tempo em ambientes internos e a qualidade desses espaços interfere diretamente no bem-estar e na saúde a longo prazo. Na verdade, a qualidade ambiental interna (IEQ, do inglês Indoor Environmental Quality) abrange bem mais que a poluição interna. Refere-se a um equilíbrio entre a qualidade do ar, da acústica, da iluminação, temperatura, e outros fatores que contribuirão para um ambiente agradável e, acima de tudo, saudável aos seus ocupantes. A empresa Armstrong, sob o mote “todo espaço pode ser um espaço saudável”, tem desenvolvido soluções para contribuir com a melhoria de espaços que passamos mais tempo, como edifícios educacionais, de saúde, escritórios e residências.

Entender e balancear as necessidades de um espaço não é tarefa fácil. Cada um dos elementos influencia diferentemente os ocupantes. Há normas e certificações que atestam que um ambiente está ou não sob os níveis adequados e certos materiais e soluções serão determinantes nisso. A qualidade da iluminação interna, por exemplo, tem impacto direto em nosso humor, mas também na produtividade e na qualidade do sono. A quantidade de luz natural, o tipo das lâmpadas, as estratégias de iluminação: são muitos aspectos a se levar em conta e que diferem conforme as necessidades de cada programa.

Todo espaço deve ser saudável: soluções para melhorar a qualidade ambiental interna - Imagem 4 de 7
Biblioteca e Centro Cívico de Waterdown / RDHA. Image © Tom Arban

Quanto à temperatura, ambientes internos muito quentes ou muito frios podem drenar energia e interromper a concentração de seus ocupantes. O conforto térmico refere-se à percepção de satisfação humana quanto ao ambiente e às várias condições em que a maioria das pessoas se sente confortável. É influenciado por fatores como umidade interna, temperatura e velocidade do ar, temperatura radiante média, entre outros.

A acústica é outro fator chave, sobretudo em espaços que recebem muitas pessoas, como restaurantes e escritórios. Trata-se de uma qualidade que só percebemos plenamente quando é deficiente e o ambiente torna-se ruidoso e extremamente desconfortável. Para tal, é importante atentar para as superfícies utilizadas no espaço, para o uso do mesmo e às fontes sonoras.

Todo espaço deve ser saudável: soluções para melhorar a qualidade ambiental interna - Imagem 7 de 7
NASP- Sede Natura São Paulo / Dal Pian Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon

Já a importância da qualidade do ar interno é frequentemente relegada. Odores desagradáveis nos alertam para um ar ruim, mas muitas substâncias irritantes e gases insalubres não são facilmente detectáveis pelo cheiro, embora afetem muito nossa saúde a curto e longo prazo. Esses elementos tendem a se manifestar em nosso entorno imediato, embutidos em materiais de construção. Níveis elevados de exposição podem causar problemas de saúde, como asma, infecções e intoxicações, e estima-se que quase metade de todas as doenças respiratórias são causadas ou agravadas pela baixa qualidade do ar interno. 

Certificando-se de que teremos um ar saudável, uma acústica adequada, iluminação suficiente e conforto térmico são essenciais para nossa saúde e o bem-estar nos espaços onde vivemos, trabalhamos, aprendemos, curamos e nos divertimos:

Espaços educacionais

Todo espaço deve ser saudável: soluções para melhorar a qualidade ambiental interna - Imagem 6 de 7
Biblioteca e Centro Cívico de Waterdown / RDHA. Image © Tom Arban

Segundo dados dos EUA, durante a vida escolar, até finalizar o ensino médio, estudantes passam mais de 15.000 horas em edifícios educacionais e a saúde das instalações de educação afeta diretamente seu desenvolvimento. Acústica, qualidade do ar, luz, temperatura, estética, materiais sustentáveis ​​e outros fatores têm papel no desempenho dos alunos e como eles se sentem na sala de aula. Por exemplo, para cada aumento de ruído de 10 dB, as pontuações dos testes de matemática diminuem em mais de 5 pontos. Outras descobertas provam que uma iluminação inadequada afeta diretamente o sono, a concentração e o bem-estar dos alunos. Dados também mostram que 14 milhões de dias letivos são perdidos por ano devido à má qualidade do ar e poluentes internos. A Armstrong oferece várias soluções qualificadas, incluindo desinfecção e filtragem do ar e forros acústicos, permitindo que as escolas permitam que as escolas, seus alunos e professores atinjam o seu potencial máximo.

Saúde

Estes são espaços onde mais necessitamos que seus interiores sejam saudáveis, já que geralmente frequentamos quando estamos mais frágeis e quaisquer patógenos podem resultar em quadros sérios. Estudos sugerem que 10% a 20% das infecções hospitalares são o resultado da transmissão no ar e que os níveis de ruídos de pico nestes ambientes geralmente chegam a exceder 90 dB, o que é semelhante a um cortador de grama ou um secador de cabelo.

Há produtos que funcionam bem para estes ambientes. O portfólio de produtos CLEANASSURE inclui forros e sistemas suspensos, seguindo as normativas mais rígidas de segurança. Por exemplo, AIRASSURE Ceiling Tiles foram desenvolvidos para espaços com pressão negativa, muito comuns em ambientes hospitalares, reduzindo o vazamento de ar em 4 vezes e melhorando a filtração e a purificação do ar em até 40%.

Escritórios

A maneira como trabalhamos está mudando, assim como nossos espaços de trabalho. Pesquisas evidenciam que a limpeza do ar em escritórios leva a um aumento de 11% na produtividade dos trabalhadores. A exposição à iluminação fluorescente severa pode causar tensão ocular e visão turva. Visão dupla e aumento da sensibilidade à luz também podem ocorrer. A poluição sonora no local de trabalho afeta a concentração e a produtividade de 69% dos funcionários em todo o mundo.

Todo espaço deve ser saudável: soluções para melhorar a qualidade ambiental interna - Imagem 2 de 7
NASP- Sede Natura São Paulo / Dal Pian Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon

No Living Lab, localizado no campus corporativo da Armstrong World Industries, a empresa explorou as soluções de forros e paredes para melhorar o ambiente dos seus funcionários. A família de produtos Sustain atende aos requisitos de sustentabilidade mais rigorosos, o que pode ser especialmente interessante para empresas que queiram afirmar estes valores. Além disso, a Armstrong conta com diversas soluções para melhorar a acústica e as condições de iluminação dos escritórios.

Casas de repouso

Em 2034, espera-se que o número de idosos supere o de crianças pela primeira vez na história dos EUA. As necessidades de nosso envelhecimento da população estão evoluindo, e uma abordagem holística que combina saúde, bem estar e maior qualidade de vida deve ser a maior prioridade no planejamento e design de instalações de cuidados sênior. À medida que as pessoas envelhecem, elas se tornam mais imunes comprometidas, mais sensíveis à temperatura e alterações de luz, e demandam ajuda com a inteligibilidade e a compreensão da fala se os espaços forem muito ruidosos.

Para ambientes que recebem idosos, soluções de filtragem de ar tornam-se ainda mais importantes, reduzindo a quantidade de microrganismos presentes no ar. Os painéis TOTAL ACOUSTICS, por sua vez, apresentam a combinação ideal de absorção de som e bloqueio de som.

Todo espaço deve ser saudável: soluções para melhorar a qualidade ambiental interna - Imagem 5 de 7
Sede HBO de Seattle / Rapt Studio. Image © Eric Laignel

Além disso, a empresa disponibiliza um seletor de soluções, focado em pequenos negócios, que apresentará as soluções mais adequadas para cada tipo de programa, espaços e necessidades. Para saber mais sobre os produtos da Armstrong, visite nosso catálogo de produtos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Todo espaço deve ser saudável: soluções para melhorar a qualidade ambiental interna" 06 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992868/todo-espaco-deve-ser-saudavel-solucoes-para-melhorar-a-qualidade-ambiental-interna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.