Projetando a arquitetura para a geração alfa

Faz tempo que Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z dominam a conversa sobre como as diferentes gerações influenciam a arquitetura e o ambiente construído. Do planejamento urbano e tentativas de zoneamento até o grande debate sobre se os locais de trabalho devem ser completamente abertos ou com muitos escritórios, cada geração teve suas opiniões sobre como os espaços que habitamos são projetados - amplamente influenciadas pelas características socioeconômicas, políticas e tecnológicas que moldaram nossas vidas de diferentes maneiras. Olhando adiante, o que podemos esperar? Entra a Geração Alfa, a primeira geração nascida inteiramente no século XXI.

A Geração Alfa, que compreende pessoas nascidas de 2010 a 2025, começará a entrar no mercado de trabalho daqui a quase dez anos. Essas crianças estão acostumadas a soluções digitais e tecnologia personalizada, fortalecidas pelos quase dois anos que muitas delas passaram aprendendo remotamente durante o auge da pandemia. Muitas das práticas analógicas ou manuais às quais as gerações mais antigas estão acostumadas podem nunca ser introduzidas ou pelo menos aceitas por essa nova geração, que busca informações rápidas e de fácil absorção. Espera-se também que os Alfas sejam “upagers”, ou mais socialmente conscientes e mais propensos a se tornarem consumidores em uma idade jovem. Como a geração mais diversificada da história, os Alfas estarão hiperconscientes da igualdade e representação justa na mídia e em suas próprias vidas pessoais. Eles também se preocuparão com questões globais, especialmente os impactos das mudanças climáticas.

Projetando a arquitetura para a geração alfa - Imagem 4 de 4
One Green Mile de MVRDV. Imagem via Suleiman Merchant

O que isso significa para os ambientes físicos que construímos enquanto a Geração Alfa começa a interagir significativamente com eles? Significa que teremos que encontrar novas maneiras de trazer elementos digitais para nosso cotidiano e de projetar espaços que proporcionem uma sensação de comunidade e pertencimento. Os millennials buscaram por trabalho remoto e horários flexíveis, a Geração Z pediu mais responsabilidade social de seus empregadores e a Geração Alfa desejará espaços que promovam seu bem-estar físico, mental e espiritual.

Nascer com um iPhone na mão significa que todas as experiências físicas precisarão ser traduzidas para o mundo digital. Não necessariamente por meio do metaverso, mas qualquer coisa vivida na vida real deve ser expandida através da internet. Em 30 anos, quando um Alfa visitar um museu, ele irá esperar que metade das exposições sejam digitalmente imersivas ou conecte-o a uma maneira de descobrir mais informações facilmente por conta própria. Ao voltar para casa todas as noites, todas as lâmpadas, televisores, fechaduras e aparelhos poderão ser controlados a partir do conforto do telefone, muito mais do que a tecnologia inteligente que já existe.

Projetando a arquitetura para a geração alfa - Imagem 3 de 4
© Sam Moghadam Khamseh via Unsplash

A Geração Alfa, com a capacidade de consumir informações rapidamente, acreditará muito no poder dos dados e em como eles podem ser aproveitados para tomar decisões. Para eles, será fundamental entender a demografia, as pesquisas sobre o que a maioria deseja para um espaço e a sensação geral de que as vozes de todos são ouvidas e incorporadas no design de um espaço. Antes das fases iniciais de projeto, a Geração Alfa encontrará valores em sessões de visualização e na exploração de tendências de design em larga escala para ajudá-los a entender quais temas subjacentes devem ser incluídos em um dado espaço. Eles irão valorizar o “porquê” antes do “o quê”, e procurarão empresas e organizações que defendam seus valores. Diversidade de vozes e senso de inclusão serão prioridades para as pessoas desta geração.

Assim como estávamos acostumados a projetar para os Millennials e para a Geração Z, a Geração Alfa em breve estará interagindo com nossos espaços e se unindo à força de trabalho. Sua educação e experiências com a tecnologia mudarão amplamente o ambiente construído e o moldarão de acordo com a forma como eles acreditam que deve ser projetado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Projetando a arquitetura para a geração alfa" [Designing the Built Environment for Generation Alpha] 29 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991771/projetando-o-ambiente-construido-da-geracao-alfa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.