Elaborado inicialmente por Renzo Piano e desenvolvido pela RPBW e OBR, o Waterfront di Levante é um projeto que visa transformar o que antes era o fundo de um porto em uma nova fachada urbana para o mar. O projeto está previsto para se tornar um novo marco na frente marítima de Gênova, Itália, trazendo novas funções urbanas e portuárias, tanto públicas quanto privadas, para uma área subutilizada. Ao controlar a relação entre a área construída e aberta, o complexo procura também melhorar a conexão entre a cidade e o mar. O projeto introduz funções como o novo Parque Urbano, uma nova doca, residências, escritórios, alojamentos estudantis, instalações comerciais, apart-hotéis e um novo pavilhão esportivo.
Concebido como um novo distrito urbano, o Waterfront di Levante é projetado para oferecer uma mistura de funções e espaços abertos permeáveis capazes de enraizar o contexto e criar oportunidades de encontro e socialização. O Parque Urbano, com 16.000 metros quadrados, faz a ligação entre a cidade e o porto e representa o ponto de chegada a partir das avenidas principais. O parque oferece áreas minerais e verdes enquanto abre generosas vistas para o mar. Ao longo dele, o Passeio Marítimo prolonga os percursos ciclo pedestres e recupera o potencial pedonal da orla marítima.
Em um esforço para preservar a transparência visual do Parque Urbano, os edifícios ao seu redor têm um caráter transparente. Os térreos são mantidos abertos e estão fixados a uma altura de 5,50 metros, enquanto as janelas são recuadas para criar o efeito visual de "suspensão", enfatizando a leveza dos volumes.
O projeto inclui cinco lotes funcionais que visam criar uma mistura social animada e garantir a funcionalidade do desenvolvimento ao longo do ano. No Lote 1, o pavilhão esportivo, agora inutilizável, será restaurado para receber esportes e eventos, shows e concertos. O Lote 2 está planejado para acomodar o alojamento estudantil e o hotel residencial. O edifício linear com orientação leste-oeste está limitado a uma altura não superior a 23 metros acima do nível do mar para reduzir seu impacto visual.
Estamos criando um espaço de vida com impacto zero. Este projeto visa garantir a urbanidade do lugar, a ser alcançada vivendo nele. As pessoas vão viver e trabalhar aqui. Isto é muito importante porque a urbanidade está ligada a uma mistura de funções que darão vida à área 24 horas por dia. - Renzo Piano
O terceiro lote é reservado para residências e áreas comuns, dividido em dois edifícios paralelos com orientação norte-sul e um pátio aberto entre eles. Assim como o lote 2, a altura é limitada a 26 metros acima do nível do mar. O lote 4 compreende um edifício terciário, enquanto o lote 5 acomoda o Boulevard arborizado, situado a +5,50 m acima do nível do mar. As docas são elevadas a 1,20 m acima do nível do mar para garantir uma passagem generosa para pedestres parcialmente descoberta e parcialmente coberta, que pode acolher funções ou usos públicos, tais como associações, estabelecimentos comerciais, restaurantes ou os serviços comuns das funções acima.
Renzo Piano Building Workshop revelou recentemente o projeto de outro grande empreendimento na Grécia, onde o escritório colabora com a Stavros Niarchos Foundation (SNF) Health Initiative para construir três novos hospitais em Thessaloniki, Komotini, e Sparta, Grécia. As três instalações visam fornecer uma nova infraestrutura hospitalar e melhorar o acesso e a qualidade do atendimento regiões carentes.