MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante

O Danish Maritime Architecture Studio MAST desenvolveu o projeto "Land on Water", um sistema que oferece uma solução adaptável para construir quase tudo na água: casas flutuantes, acampamentos, até mesmo pequenos parques e centros comunitários. O projeto é uma resposta ao reconhecimento da elevação do nível do mar e do aumento dos riscos de inundações urbanas, o que levou a um crescente interesse em adaptar a arquitetura para ser construída sobre a água. O "Land on Water" propõe uma solução flexível e sustentável, um ponto de partida para as soluções anteriores, que se provaram serem de difícil adaptação, transporte e estão frequentemente utilizando materiais insustentáveis, tais como fundações de concreto preenchidas com poliestireno ou pontões plásticos. O projeto é desenvolvido com o apoio de Hubert Rhomberg & venture studio FRAGILE.

MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Imagem 2 de 11MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Imagem 3 de 11MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Imagem 4 de 11MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Imagem 6 de 11MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Mais Imagens+ 6

O sistema é baseado em fundações flutuantes planas, fáceis de transportar e montar em várias configurações. O sistema se inspira na construção de gabiões, uma tecnologia que utiliza gaiolas de malha cheias de entulho para criar fundações ou paredes de baixo custo. Nesse caso, as gaiolas de embalagem plana, feitas de plástico reforçado e reciclado, são preenchidas com materiais de flutuação reciclados de origem local que podem suportar o peso da estrutura no topo. Tal estratégia tem a vantagem adicional de que o material flutuante pode ser adaptado ou ajustado a qualquer momento ao peso do edifício no topo.

MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Imagem 8 de 11
© KVANT-1

O projeto Land on Water promete criar uma solução sustentável tanto acima como debaixo d'água. As fundações flutuantes podem proporcionar um bom habitat para peixes e crustáceos, ao mesmo tempo, para moluscos e algas marinhas, contribuindo assim para o enriquecimento da biodiversidade do ecossistema local. O sistema também evita o uso de materiais tóxicos, como as tintas anti-incrustantes frequentemente usadas para tratar fundações de aço e concreto.

O caráter modular e adaptável dos sistemas também pode encorajar as comunidades a crescerem e se desenvolverem em uma matéria dinâmica e orgânica. Os arquitetos veem isto como uma alternativa às grandes cidades flutuantes planejadas, que frequentemente criam estruturas rígidas e, portanto, podem repetir os erros dos urbanistas de meados do século XX.

MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Imagem 5 de 11
© KVANT-1

Em um esforço semelhante para aproveitar o potencial das estruturas flutuantes, o escritório de arquitetura, planejamento urbano e pesquisa Waterstudio.NL, sediado na Holanda, revelou os projetos de uma "cidade ilha" inédita, desenvolvida ao longo de uma grade funcional através de uma lagoa de 200 hectares no Oceano Índico, a Cidade Flutuante das Maldivas. A cidade de Amsterdã, colaborando com o escritório de arquitetura holandês Space&Matter, também está implementando o Schoonschip, um bairro circular inovador, um projeto voltado para a comunidade, que se tornará um protótipo para desenvolvimentos urbanos flutuantes.

MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante - Imagem 10 de 11
© KVANT-1

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MAST projeta sistema modular sustentável de arquitetura flutuante" [MAST Designs a Sustainable, Modular System for Building Floating Architecture] 28 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991096/mast-projeta-sistema-modular-sustentavel-de-arquitetura-flutuante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.