Edifícios sem nome são os que mais nos afetam

A arquitetura é humana. Então, quando entrei na Faculdade de Arquitetura, Arte e Planejamento de Cornell em 1973 e todo o corpo docente feito de homens brancos como eu, não fazia sentido para mim, mas era um reflexo do fim do domínio masculino na minha profissão que escolhi. Naquele mundo, alguns professores costumavam comentar sobre como as alunas os olhavam. Alguns vitimavam sexualmente as alunas.

Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 2 de 11Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 3 de 11Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 4 de 11Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 5 de 11Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Mais Imagens+ 6

Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 8 de 11
Universidade de Hartford, estudante de arquitetura do segundo ano . Imagem © Duo Dickinson

Na Cornell, caí de paraquedas em uma cultura insular que estava em extrema dissonância com um país que estava prestes a aprovar uma emenda de igualdade de direitos, que legalizou o aborto e tinha um movimento militante de libertação das mulheres - que estava criando estruturas pedagógicas, legais e sociais com as quais contamos hoje. Mas não havia mulheres docentes ensinando no departamento de arquitetura.

Neste século, grande parte da humanidade evoluiu e percebeu que cada pessoa é simplesmente um entre todos nós, nem melhor, nem pior – cada um de nós é único e universal. Sou professor de design no Departamento de Arquitetura da Universidade de Hartford. Meus estúdios são, em geral, majoritariamente femininos, e os alunos têm histórias e origens variadas. Esse reflexo transparente de nossa humanidade comum contrasta fortemente com a realidade demográfica que Cornell me apresentou em 1973, um lugar de pessoas como eu, para pessoas como eu.

As artes podem oferecer uma verdade simples: aquilo que fazemos pode manifestar o potencial das oportunidades que nos são dadas sob completo anonimato. Uma vez criada a música, o poema, a pintura, ou o edifício, eles têm vida própria. Podem ser completamente desvinculados de sua história de origem, inclusive de seu autor.

Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 7 de 11
Universidade de Hartford, estudante de arquitetura do segundo ano . Imagem © Duo Dickinson

A verdade é cega para as diferenças entre nós, e nas artes essa verdade manifesta beleza de maneiras que ignoram as vitimizações e injustiças que fazem parte da condição humana. Edifícios sem nome nos afetam. Muitas vezes ouvimos música sem saber quem a escreveu. A comida tem o gosto que tem, não importa se conhecemos o chef ou não. As palavras nos emocionam mesmo que o livro não tenha capa.

Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 9 de 11
Cortesia de The Chronicle

Mas saber como algo é feito e quem o faz muda nossa compreensão sobre o que vivenciamos. Em Cornell, nunca fomos ensinados sobre a arquiteta vencedora da Medalha de Ouro AIA, Julia Morgan, mas fomos totalmente expostos ao colega vencedor da Medalha de Ouro e arquiteto residente em Berkeley, Bernard Maybeck, que também morreu em 1957. Quando Cornell contratou Ula Lesnikowski para ensinar design em 1974, as mulheres de nossa turma viram seu futuro nela. Hoje, se a educação arquitetônica simplesmente igonrasse Zaha Hadid, seria uma negligência educacional.

Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 2 de 11
Zaha Hadid. Imagem © Steve Double
Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 3 de 11
Heydar Aliyev Center by Zaha Hadid. Imagem © Hufton+Crow

O mercado cria valor para a beleza, não importa de onde ela venha. É um erro fundamental quando esse mercado nega esse valor simplesmente por causa de sua origem. A estupidez de não reconhecer o valor de Jeanne Gang não só é injusta como nega a humanidade que cria a arquitetura. O Studio Gang tem grande valor para seus clientes e é liderado por uma mulher. Negar esse valor é idiotice – especialmente se o gênero desempenha algum papel nessa negação.

Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 5 de 11
Jeanne Gang. Imagem cortesia de Studio Gang
Edifícios sem nome são os que mais nos afetam - Imagem 11 de 11
Edifício Residencial One Hundred / Studio Gang. Imagem © Tom Harris

As mulheres do meu estúdio na Universidade de Hartford sabem o seu valor porque a arquitetura está começando a se ver como totalmente humana, sem gênero. Mas há cinquenta anos, os edifícios eram ensinados como uma projeção do designer para a cultura da época. Essa sociedade estava centrada em uma aliança sexista que fazia parte do Cânone Arquitetônico. Que desperdício!

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Mulheres na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Além disso, convidamos você a assistir ao lançamento de Women in Architecture, um documentário realizado pela Sky-Frame sobre três arquitetas inspiradoras: Gabriela Carrillo, Johanna Meyer-Grohbrügge e Toshiko Mori. O filme será lançado no dia 3 de novembro de 2022.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dickinson, Duo. "Edifícios sem nome são os que mais nos afetam" [Nameless Buildings Affect Us] 26 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991024/edificios-sem-nome-sao-os-que-mais-nos-afetam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.