O poder do Youtube no mercado de interiores e decoração

O Youtube é a rede social que mais tem usuários ativos mensais – cerca de 2 bilhões, quase o dobro do Instagram. Como mecanismo de pesquisa, fica em segundo lugar, apenas atrás do Google. Não é surpresa, então, que as indústrias de moda, música e beleza tenham abraçado a plataforma de braços abertos. Por outro lado, o design e a arquitetura ficaram para trás.

O conteúdo de escritório e estudios de arquitetura e design ainda encontra-se muito restrito ao universo do Instagram e do Pinterest, com exceção de poucos exemplos, como a Doma Arquitetura, que conseguiu ser o primeiro canal de arquitetura do Brasil no Youtube com 1,1 milhão de inscritos aproveitando um nicho onde haviam pouquíssimos profissionais.

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Canal da Doma Arquitetura no Youtube da arquiteta Patrícia Pomenzaroff. Fonte: Youtube

Patrícia Pomenzaroff, a arquiteta por trás do Doma, enxergou lá atrás o poder da plataforma e soube criar vídeos interativos e explicativos do processo de criação e execução da suas obras, alavancando as vendas de seu escritório com projetos e publicidade para marcas.

Fica evidente que é muito mais simples para os profissionais criarem conteúdo de divulação no instagram apenas com fotos, a própria Patrícia já afirmou isso – o vídeo é bastante trabalhoso e demanda, muitas vezes, equipe de edição e filmagem.

Mas os vídeos estão vindo para ficar, não à tôa o próprio instagram tem priorizado esse formato nos últimos meses.

Youtube é só para revistas?

O conteúdo de arquitetura e design do Youtube ainda é muito voltado para revistas e marcas de luxo como Architectural Digest que criou uma série recentemente chamada “Open Door“, já de olho nesse mercado.

Outro programa no mesmo estilo é o da Nylon Consulting, que criou a série de vídeos “Designer Home Tours” no YouTube. Em cada episódio, um aclamado designer de interiores leva os espectadores a um tour guiado por uma casa de luxo que eles projetaram. Todo o conteúdo da primeira temporada foi filmado num iPhone 12 e editado por profissionais, essa talvez seja a parte mais difícil para a maioria das pessoas.

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Canal Open Door da Artchitectural Digest. Fonte: Youtube

Um outro canal famoso de decoração, design e estilo de vida é o Quintenssence, da designer Stacey Bewkes, uma das primeiras a adotar a plataforma, publicando seu primeiro vídeo no YouTube há 10 anos. Ela teve um sucesso considerável desde então, com uma base de fãs leais de 150.000 assinantes. Treze vídeos no canal têm mais de 500.000 visualizações. Três têm mais de um milhão.

Segundo a consultoria de marcas BlindLoss, as empresas estão cada vez mais querendo ver seus produtos em vídeos, mas como os designers que usam os produtos quase nunca gravam conteúdo de vídeo, é difícil para as marcas conseguirem o que precisam, deixando de lado a oportunidade de fazer negócios além dos próprio projetos.

E a vantagem de investir em vídeos para o Youtube é que você pode fazer pequenos recortes e também usá-lo no instagram e no Tiktok, transformando em formatos menores.

Fonte de renda

Há uma variedade de maneiras pelas quais os criadores de vídeo ganham dinheiro. O mais simples é por meio da receita de anúncios por meio do programa de parceiros do YouTube. Embora o YouTube não confirme os números exatos, as estimativas sugerem que um vídeo com um milhão de visualizações rende entre US$ 2.000 e US$ 6.000. Isso significa que um episódiodo Open Door como o de de Dakota Johnson – que tem mais de 23 milhões de visualizações – provavelmente rendeu dezenas de milhares de dólares.

Lógica de negócios à parte, não há dúvida de que o conteúdo de vídeo oferece uma maneira mais íntima de ver excelentes projetos sob o olhar dos profissionais que o conceberam e conhecer a personalidade do designer por trás da obra.

Historicamente falando, a maioria das casas dignas de publicação só foram amplamente vistas por meio de revistas impressas. Mas será que não está na hora de abraçar esses novos formatos?

Neste Guia Nichos do Futuro falo da profssão de “Comunicador de Espaços”, focada em criar conteúdo para escritórios de arquitetura e design. Essa habilidade se tornou algo tão complexo e ao mesmo tempo tão fundamental que diversos profissionais de arquitetura e design estão migrando para o nicho de direção de arte, foto e vídeo especializado para projetos e serviços da área.

Via Tabulla

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Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "O poder do Youtube no mercado de interiores e decoração" 23 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989809/o-poder-do-youtube-no-mercado-de-interiores-e-decoracao> ISSN 0719-8906

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