Design com afeto, uma conversa com Guto Requena

Como a conexão emocional seria capaz de gerar projetos mais acolhedores para os grupos minorizados? Qual o impacto da tecnologia na concepção das cidades e dos lares? Como a arquitetura e o design podem melhorar o bem-estar e elevar a autoestima das pessoas? Esses e outros questionamentos fazem parte da conversa com o arquiteto, urbanista e designer Guto Requena realizada pelo Betoneira Podcast.

A conversa começa com o tema do programa Queer Eye Brasil, que estreou no final de agosto na Netflix. Guto é um dos cinco apresentadores, chamados de "fabulosos", que ajudam a transformar e dar um novo significado às jornadas de pessoas que estão precisando de uma repaginada em seu visual e estilo de vida.

A casa é um reflexo do nosso estado de espírito. A gente pode dizer quem é uma pessoa só de olhar para fotos da casa dela. Mas, de modo geral, o brasileiro acha que arquitetura e design é coisa para pessoas ricas. Por isso, desde que eu me formei, eu defendo a popularização da discussão, o diálogo da arquitetura. Trazer a arquitetura para a televisão, para podcasts como o de vocês, para revistas... — Guto Requena

Design com afeto, uma conversa com Guto Requena - Imagem 4 de 4
Flexibilidade, tecnologia e biofilia foram os pilares do projeto para o apartamento Varanda, assinado pelo Estúdio Guto Requena. Foto: Maíra Acayaba

Guto também falou sobre a importância do uso das tecnologias na hora de projetar e frisou que quando elas são acrescidas do poder da afetividade e da empatia, a gente tem um ingrediente fundamental para falar de futuro.

Se a gente quiser sobreviver enquanto espécie humana, para mim é com a fusão desses dois pilares: tecnologia mais afeto.

Design com afeto, uma conversa com Guto Requena - Imagem 3 de 4
Cena de um episódio da série Queer Eye Brasil

O arquiteto explicou também o núcleo especial que existe no Estúdio Guto Requena, chamado Juntxs, que é um laboratório para estudos de Empatia, Design e Tecnologia, em que eles concebem instalações imersivas e experiências interativas. Guto destacou trabalhos como "Meu coração bate como o seu", "Me conta um segredo", "Criatura de luz", entre outros.

Eu sempre defendi que o arquiteto que desenha quarto, sala, cozinha, está fadado a acabar. A gente tem que desenhar as atividades que acontecem dentro de uma casa. Quando eu desenho o morar, o trabalhar, o receber amigos, o cozinhar, eu estou desenhando uma casa muito mais ampla, flexível e convidativa. Eu sempre tento trazer isso para os meus projetos.

Design com afeto, uma conversa com Guto Requena - Imagem 2 de 4
Instalação interativa “Meu coração bate como o seu”. Foto: Ana Mello

Ouça a conversa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Betoneira. "Design com afeto, uma conversa com Guto Requena" 02 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989804/design-com-afeto-uma-conversa-com-guto-requena> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.