O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Estúdio Guto Requena

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Exposição “Experimentando Le Corbusier” - reinterpretando os cânones modernos

12:00 - 2 Julho, 2018
Exposição “Experimentando Le Corbusier” - reinterpretando os cânones modernos, © André Klotz
© André Klotz

Inaugurada no último sábado (16) no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a mostra “Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo”, que conta com curadoria de Pierre Colnet e Hadrien Lelong, da editora de design Cremme e expografia assinada pelo escritório paulistano MNMA Studio, busca instituir uma reflexão aos desdobramentos da obra do arquiteto franco-suíço no que diz respeito à produção arquitetônica, urbana, ideológica e social ao modernismo brasileiro.

Com 20 artistas convidados – arquitetos, designers e artistas plásticos – que desenvolveram trabalhos e pesquisas variadas a partir dos cânones da obra do arquiteto, a mostra busca atuar através da “transdisciplinaridade da arte”, como pontuou Mariana Schmidt, sócia-arquiteta responsável pelo desenvolvimento expográfico.

Gride Rizomático | TERMINAL 7 / Estudio Guto Requena

09:00 - 21 Junho, 2018
Gride Rizomático | TERMINAL 7 / Estudio Guto Requena, © Pierre L’Excellent
© Pierre L’Excellent

© Pierre L’Excellent © Pierre L’Excellent © Pierre L’Excellent © Pierre L’Excellent + 40

  • Arquitetos

  • Localização

    1 Place de la Porte de Versailles, 75015 Paris, França
  • Autor

    Guto Requena
  • Equipe

    Ludovica Leone, Bruno Baietto, Daniel Viana, Tatiana Pacheco
  • Produção

    Ledbox Company
  • Área

    1500.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Uma nova Revolução Industrial? As infinitas possibilidades da impressão 3D

12:00 - 5 Junho, 2018
Uma nova Revolução Industrial? As infinitas possibilidades da impressão 3D , Experience #1. Image Cortesia de Guto Requena
Experience #1. Image Cortesia de Guto Requena

A Primeira Revolução Industrial aconteceu no Reino Unido no final do século 18 com a mecanização da indústria têxtil. Nas décadas seguintes, em vez de construir coisas apenas com as mãos, espalhou-se pelo mundo o uso de máquinas.

A Segunda Revolução Industrial começou nos Estados Unidos no início do século 20 com a linha de produção em série, na chamada Era da Produção em Massa.

Vivemos agora uma nova revolução na indústria, amparada pela cultura e tecnologias digitais, que tem como um de seus importantes catalisadores as impressoras 3D. E, acredite, você ainda vai ter uma. Com preços cada vez mais acessíveis, uma máquina dessas é capaz de imprimir objetos tridimensionais. A técnica mais comum é a que deposita e cola, layer a layer, grãos minúsculos de algum material, como plástico, cerâmica, vidro ou metal.

Fachadas interativas: arquitetura como ferramenta de comunicação

12:00 - 24 Maio, 2018
Fachadas interativas: arquitetura como ferramenta de comunicação, © Fernanda Ligabue e Rafael Frasão
© Fernanda Ligabue e Rafael Frasão

Entre as imagens que circularam das manifestações nos últimos anos na avenida Paulista, no centro de São Paulo, certamente as mais recorrentes tinham como pano de fundo o icônico edifício da Fiesp-Ciesp-Sesi, de 1979, do arquiteto Rino Levi, que oportunamente estampava a bandeira do Brasil.

Desde dezembro de 2012 esse edifício abriga a primeira "mídia fachada" do Brasil, a Galeria de Arte Digital do Sesi-SP, que promete exibir em sua imensa tela urbana novas formas de expressão de arte digital.

Guto Requena projeta instalação interativa para o Sesc da Avenida Paulista

10:00 - 10 Maio, 2018
Guto Requena projeta instalação interativa para o Sesc da Avenida Paulista, Instalação Empatias Mapeadas. Image © Lufe Gomes
Instalação Empatias Mapeadas. Image © Lufe Gomes

Inaugurado no dia 29 de abril, o Sesc Avenida Paulista contou em sua abertura com uma instalação projetada pelo arquiteto e designer Guto Requena.

O projeto foi intitulado Empatias Mapeadas e consiste em uma escultura paramétrica interativa, com luzes que pulsam e caixas de som que mixam e emitem os sons dos batimentos cardíacos dos participantes que tocam a obra.

Pavilhão Dançante de Estúdio Guto Requena recebe prêmio de arquitetura no iF Design Award

19:00 - 16 Março, 2018
Pavilhão Dançante de Estúdio Guto Requena recebe prêmio de arquitetura no iF Design Award, Cortesia de IF Design Award
Cortesia de IF Design Award

Projeto desenvolvido para as Olimpíadas Rio 2016 foi premiado com o Gold de arquitetura no IF Design Award 2018. O Pavilhão Dançante, assinado pelo arquiteto e designer Guto Requena para as Olimpíadas no Brasil, acaba de receber a premiação Gold, categoria máxima de arquitetura do iF Design Award, entregue ao designer durante cerimônia em Munique, na Alemanha, em março. Segundo o júri do prêmio:

Pavilhão Dançante de Guto Requena é premiado com o CODA Awards

10:00 - 17 Setembro, 2017
Pavilhão Dançante de Guto Requena é premiado com o CODA Awards, © Fernanda Ligabue + Rafael Frazão
© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Criado especialmente para as Olimpíadas Rio de Janeiro 2016, o Pavilhão Dançante do arquiteto Guto Requena, acaba de vencer, na categoria 'hotelaria', mais um importante prêmio internacional de arquitetura e arte, o CODA Awards 2017.

O desenvolvimento do projeto consiste em discos espelhados e pintados da fachada que se movimentam em resposta ao 'fluxo' na pista de dança dentro do espaço.

Studio Sol / Todos Arquitetura + Estudio Guto Requena

05:00 - 17 Setembro, 2017
Studio Sol / Todos Arquitetura + Estudio Guto Requena, © Gabriel Castro
© Gabriel Castro

© Gabriel Castro © Gabriel Castro © Gabriel Castro © Gabriel Castro + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Paraíba, 550 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Mauricio Arruda, Lais Delbianco, Fabio Mota
  • Equipe

    Emily Shayo, Raphaell Valença, Bruno Araujo
  • Área

    500.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Prix Versailles premia os 12 melhores projetos comerciais no mundo

19:00 - 27 Junho, 2017
Prix Versailles premia os 12 melhores projetos comerciais no mundo, Cortesia de Prix Versailles
Cortesia de Prix Versailles

O Comitê internacional do Prix Versailles anunciou os ganhadores de seus prêmios anuais que celebram a arquitetura comercial construída. A cerimônia ocorreu na sede mundial da UNESCO, com vencedores provenientes de 6 regiões ao redor do mundo, incluindo o brasileiro Guto Requena. Presidido pelo prefeito de Versalhes François de Mazières, o júri internacional incluiu os arquitetos Manuelle Gautrand, Toyo Ito, Wang Shu e o aclamado chef de cozinha Guy Laroche.

Os 12 projetos foram agrupados em 4 categorias principais: lojas, shoppings, hotéis e restaurantes. Os vencedores foram selecionados de uma variedade diversificada de 70 vencedores regionais apresentados na cerimônia.

Confira a galeria dos 12 vencedores abaixo:

Chanel (Loja Temporária); Amsterdã, Holanda / MVRDV. Image © MVRDV Tokyu Plaza Ginza; Tóquio, Japão / Nikken Sekkei. Image © Koji Fujii, Nacasa & Partners Inc. Lideta Mercato; Addis Ababa, Etiópia / Vilalta Arquitectura. Image © VILALTA Mar Adentro; San José del Cabo, México / Miguel Ángel Aragonés. Image © Joe Fletcher         + 118

Aura Pendant: Joias de ouro feitas a partir das emoções das pessoas

07:00 - 23 Junho, 2017

O Estudio Guto Requena, em colaboração com o estúdio D3, lançou um aplicativo que coleta emoções para criar, através de impressão 3D, uma joia única para cada pessoa. Batizado de Aura Pendant, o produto final é um pingente dourado de geometria complexa que pode ser dado a quem você ama.

Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena + 10

Brasileiro Guto Requena recebe o Prix Versailles com o Pavilhão Dançante

19:00 - 17 Maio, 2017
Brasileiro Guto Requena recebe o Prix Versailles com o Pavilhão Dançante, © Fernanda Ligabue + Rafael Frazão
© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

O arquiteto e designer brasileiro Guto Requena recebeu o Prix Versailles por seu Pavilhão Dançante, desenvolvido para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. O projeto foi premiado em duas importantes categorias: a MUNDIAL, categoria máxima, e também na categoria Américas. A cerimônia aconteceu na sede da UNESCO, em Paris, em 12 de maio.

Localizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o Pavilhão Dançante foi criado como um espaço para festas, danças, djs e apresentações. A interatividade do pavilhão se dava através de sua pele interativa, em que sensores espalhados na pista de dança captavam a música e a agitação das pessoas dançando, controlando motores para movimentar espelhos na fachada do edifício.

Cenografia do Dekmantel Festival São Paulo / Atelier Marko Brajovic + Estudio Guto Requena + SuperLimão Studio

09:00 - 23 Março, 2017
Cenografia do Dekmantel Festival São Paulo /  Atelier Marko Brajovic + Estudio Guto Requena  + SuperLimão Studio, © Edu Castello
© Edu Castello
  • Arquitetos

  • Localização

    Jockey Club de São Paulo - Hipódromo de Cidade Jardim - Cidade Jardim, São Paulo - SP, 05601-000, Brasil
  • Equipe

    Antonio Carlos Figueira de Mello, Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Pedro Pontes, Guto Requena, Ludovica Leoni, Marko Brajovic, Bruno Bezerra, Fernanda Zanetti, Fernanda Matos, Bob Roijen, Junior Costa Carvalho (Sala28), Rodrigo Machado (Sala28)
  • Iluminação

    Sala 28 - Junior Costa Carvalho, Rodrigo Machado
  • Execução de Cenografia

    GTM cenografia
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Divulgação © Eduardo Magalhães © Edu Castello © Felipe Gabriel + 17

Atelier Marko Brajovic, Estúdio Guto Requena, SuperLimão Studio e Felipe Morozini assinam a cenografia do Dekmantel Festival

15:00 - 23 Janeiro, 2017
Atelier Marko Brajovic, Estúdio Guto Requena, SuperLimão Studio e Felipe Morozini assinam a cenografia do Dekmantel Festival, Render - Divulgação
Render - Divulgação

SuperLimão Studio, Atelier Marko Brajovic, Estúdio Guto Requena e Felipe Morozini, são os responsáveis pelas estruturas do Dekmantel Festival, que acontece nos dias 04 e 05 de fevereiro no Jockey Club de São Paulo.

Saiba mais sobre a cenografia do festival, a seguir.

Segunda temporada completa de Design Hoje!, por Guto Requena

10:00 - 28 Dezembro, 2016

Após o lançamento da série Design Hoje! no ano passado, Guto Requena lançou este ano cinco novos episódios que compõem a segunda temporada da série. Nos vídeos, Requena fala sobre os rumos para a arquitetura, objetos e cidades, perspectivas sobre o morar, mobilidade urbana, processos de projeto, design brasileiro, biomimética, sustentabilidade e tecnologias interativas. Um convite para a reflexão sobre a cidade que queremos: a cidade para pessoas.

Assista, acima, ao primeiro episódio, e, a seguir, aos outros quatro que compõem a segunda temporada.

Design Hoje! Temporada 2 - Episódio 5 / A Cidade do Futuro

10:00 - 3 Dezembro, 2016

Na sequência da websérie Design Hoje!, apresentamos aqui o quinto e último episódio da segunda temporada, em que Guto Requena fala sobre os rumos para a arquitetura, objetos e cidades, perspectivas sobre o morar, mobilidade urbana, processos de projeto, design brasileiro, biomimética, sustentabilidade e tecnologias interativas. Um convite para a reflexão sobre a cidade que queremos: a cidade para pessoas.

Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?"

10:00 - 25 Novembro, 2016
Estudio Guto Requena convida as pessoas a compartilharem suas histórias na instalação "Me conta um segredo?", © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Me conta um segredo?” é uma obra de arte pública temporária, um mobiliário urbano interativo criado para o URBE 2016. Composto por 5 bancos de madeira, desenhados para estimular o coletivo, situados no meio da Praça Coronel Fernando Prestes no Bairro do Bom Retiro, reduto de imigrantes na cidade de São Paulo. Um sexto móvel, em formato de câmara, contendo um telefone antigo e uma frase “Me conta um segredo?” convida os passantes a entrarem e compartilharem suas histórias. Tais segredos são armazenados num computador e randomicamente são transmitidos dentro dos móveis, através de caixas de som em seu interior. A cor desse mobiliário se originou num processo de miscigenação das bandeiras dos principais imigrantes da região, como Coréia do Sul, Grécia, Bolívia, Itália e Haiti.

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 15

Design Hoje! Temporada 2 - Episódio 1 / Arte Pública

10:00 - 3 Outubro, 2016

Após o lançamento da série Design Hoje! no ano passado, Guto Requena acaba de divulgar os cinco novos episódios que compõem a segunda temporada da série. Nos vídeos, Requena fala sobre os rumos para a arquitetura, objetos e cidades, perspectivas sobre o morar, mobilidade urbana, processos de projeto, design brasileiro, biomimética, sustentabilidade e tecnologias interativas. Um convite para a reflexão sobre a cidade que queremos: a cidade para pessoas.

Assista, acima, ao primeiro episódio da série, intitulado "Arte Pública", no qual Requena conversa com Baixo Ribeiro sobre arte pública contemporânea no Brasil e seus impactos na sociedade, como identidade e pertencimento nas cidades.

Olimpíadas Rio 2016: O Pavilhão Dançante / Estúdio Guto Requena

05:00 - 22 Agosto, 2016
Olimpíadas Rio 2016: O Pavilhão Dançante / Estúdio Guto Requena, © Fernanda Ligabue + Rafael Frazão
© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão © Fernanda Ligabue + Rafael Frazão © Fernanda Ligabue + Rafael Frazão © Fernanda Ligabue + Rafael Frazão + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Autor

    Guto Requena
  • Equipe Estudio Guto Requena

    Ludovica Leone, Daniel Vianna, Bruno Baietto, Guilherme Giantini
  • Área

    300 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias