Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais

Considerando o tempo, a energia e o impacto ambiental de um processo de construção, a arquitetura deve explorar diferentes metodologias que funcionam com o ambiente construído existente. Por exemplo: Como dar vida a um edifício esquecido? A reutilização adaptativa oferece novas oportunidades a edifícios abandonados, seguindo a ideia de que a boa arquitetura deve ser durável, inovadora e reciclável.

Os arquitetos não devem projetar apenas para o presente, mas também devem pensar em como adaptar os edifícios para o futuro. Em vista da situação atual do mundo em relação à crise climática e aos recursos naturais disponíveis, a reutilização adaptativa explora estratégias para a sustentabilidade e a inovação projetual, trabalhando para reduzir o consumo de energia, com menos emissão de carbono e impacto social positivo.

Através de uma seleção de projetos residenciais engenhosos - em que materiais estão imersos em um processo de transformação, manutenção ou renovação -, o artigo abre uma discussão sobre como uma boa arquitetura é reutilizável. Exploramos uma série de estratégias materiais inovadoras usadas pelos arquitetos para adaptar os edifícios existentes em novas casas, de acordo com várias necessidades e requisitos.

Melhorando a materialidade do edifício

Uma segunda vida para o moinho de vento

Projetado para uma paisagem rural, a Windmill House se destaca por seu forte aceno para a arquitetura polonesa tradicional do campo. A estratégia visa dar uma segunda vida ao moinho de vento, adaptando o interior aos requisitos residenciais e condições técnicas e locais.

O design é baseado em três materiais: madeira, concreto e vidro. Manter as placas de madeira em sua fachada ajudou o edifício a assegurar sua expressão e forma originais. O projeto incorpora o vidro como um material significativo para abrir o interior ao seu ambiente. Como novas funções implicam novas estruturas, após restaurar elementos reutilizáveis, a planta adicionou pisos de concreto armado, paredes e teto. Utilizando as vigas antigas da fábrica, foram criadas paredes internas de madeira.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 7 de 19
© Rafal Chojnacki

Minimizando o impacto para reutilizar um estábulo

A Casa Estábulo faz parte de um complexo familiar que pretende minimizar seu impacto na reserva florestal. O projeto mantém as antigas paredes de tijolos do patrimônio histórico em todo o perímetro, revelando-se por toda a casa de maneiras diferentes.

A adição de um volume de teto branco cria um espaço iluminado que contrasta com o calor e a textura dos tetos de madeira existentes e as paredes de tijolos expostos. O plano inclui quatro estratégias sustentáveis passivas; juntamente com a maximização da parede de tijolos como um novo espaço, bem como a inclusão de vegetação, sombreamento natural e ventilação cruzada para a casa.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 18 de 19
© Katherine Lu

Experimentando com contêineres existentes

De contêineres a uma casa de hóspedes, Poteet Architects demonstram sua sensibilidade ao transformar os edifícios existentes em design de interiores modernos. Sua abordagem mantém o recipiente de aço e o abre para a paisagem circundante com a adição de vidro.

Com um foco claro na sustentabilidade, a nova vida do contêiner é caracterizada por uma cobertura vegetal, um interior isolado e a introdução de uma base feita de postes telefônicos reciclados.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 19 de 19
© Chris Cooper

Dando ao edifício uma nova estética

A igreja de estilo Art Deco se transformou em duas novas casas

Construído em 1924, a antiga Luke Chapel em Berna, na Suíça, foi convertida em duas novas casas. A Morscher Architects introduziu novas estratégias materiais para permitir as condições de vida dentro do antigo edifício. Para manter o espaço livre na planta, enquanto recebia luz da janela da igreja, a ação principal era projetar o apartamento superior em uma caixa de concreto pendurada. A adição de vidro na fachada fechada também ilumina o interior.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 6 de 19
© Dominique Uldry

Antigo armazém em uma nova casa de família

Com ênfase na manutenção da sensação industrial do antigo armazém Redfern, e criando um novo espaço de vida, o projeto acrescenta elementos arquitetônicos. A inserção de elementos refinados e elegantes cria um espaço iluminado, com luz natural, ventilação e vistas da paisagem, o que diferencia o conceito de casa da família do edifício existente.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 11 de 19
© Rory Gardiner

Arquitetura de uso misto com reutilização adaptativa

A introdução de novos materiais em um armazém de estrutura de aço existente transformou o espaço em quase 54.000 m2 para usos mistos. A reestruturação do distrito de Katendrecht foi realizada ao mesmo tempo da reforma de edifícios em desuso. Gerenciado como uma construção flexível em concreto , o volume residencial suporta uma estrutura de mesa de aço construída através do armazém. Os interiores simples e iluminados permitem plantas versáteis nos apartamentos, prontos para se adaptar a diferentes necessidades e dimensões.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 13 de 19
© Marc Goodwin

Transformando o interior, mantendo o exterior

Um teatro se transforma para se adaptar às necessidades dos novos espectadores

Dentro do Majestic Theatre - um volume de tijolos com uma fachada distinta e rebocada - um novo projeto incorpora uso comercial e três níveis de apartamentos residenciais. Mantendo o volume existente, o perfil do telhado e as paredes do perímetro, a proposta intervém o interior com materiais simples e cores claras para fornecer espaços iluminados e espaçosos.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 3 de 19
© Brett Boardman

Do salão de dança para a transformação da casa

A transformação teve como objetivo preservar e destacar o valor dos elementos construtivos do edifício com três estratégias principais. A recuperação da fachada original mostrou a materialidade e a composição do rosto do edifício na cidade. Reforçar a estrutura com as novas demandas e o isolamento para aumentar o conforto interior foram parte da melhoria da sua eficiência e estrutura energética. Um salão bioclimático foi definido por uma grande claraboia deslizante que ilumina e ventila o espaço.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 5 de 19
© Adria Marrasé

Celeiro de feno e casa

Com foco em melhorar os edifícios históricos, a intervenção preservou completamente o edifício residencial, que está conectado ao celeiro de feno com a introdução de uma estrutura de madeira.

Mantendo paredes pretas e aberturas verticais, os elementos autênticos da antiga fazenda continuaram a se apresentar no novo design. Para transformar o interior em uma unidade residencial, ela é dividida em dois andares que são separados em salas e espaços comuns. O projeto teve como objetivo preservar e expor seus materiais naturais, mantendo sua antiga alvenaria de pedra e a estrutura do telhado existente do celeiro.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 14 de 19
Courtesy of Pinggera Martin

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O que é uma boa arquitetura?, orgulhosamente apresentado pelo nosso primeiro livro: The ArchDaily Guide to Good Architecture. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Nota do editor: Este artigo foi publicado originalmente em 15 de setembro de 2022

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais" [Repurposing Existing Buildings into Residential Projects by Innovating with Materials] 09 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988766/transformando-edificios-existentes-em-residencias-atraves-da-inovacao-com-materiais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.