Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida

Cada vez mais é comum ver famílias contemporâneas buscando por opções habitacionais que atendam não somente suas condições sociais, econômicas e culturais, mas que também sejam capazes de responder às suas necessidades habitacionais futuras. Ao mesmo tempo, vemos o esforço emocional, físico e financeiro para transformar e adaptar espaços já construídos com o objetivo de responder às mudanças familiares. Dessa forma, pensar em habitações que sejam evolutivas e adaptáveis é um dos grandes desafios para os arquitetos na atualidade.

Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Imagem 2 de 5Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Imagem 3 de 5Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Imagem 4 de 5Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Imagem 5 de 5Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Mais Imagens

Transformar construções pré existentes é uma atividade desafiadora, custosa e pode ser penosa em muitos momentos. Ainda assim, com o passar dos anos, as configurações familiares tendem a mudar, evoluir, bem como suas necessidades rotineiras e espaciais, de modo que as reformas acabam sendo imprescindíveis para acompanhar essa evolução. Ao longo de 2020, 2021 e 2022, por exemplo, pudemos vivenciar mais vividamente a necessidade de adaptações domésticas devido a pandemia de COVID-19, seja para a adaptação de um escritório em casa por conta da quarentena, seja ainda para receber os sobreviventes da COVID com alguma sequela.

Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Imagem 2 de 5
Residência Familiar / Ruetemple. Image © Ruetemple

Essas transformações, porém, não se restringem à questões de saúde. Ao longo dos anos as famílias tendem a ir se transformando, somando e subtraindo pessoas de seu convívio diário, formando barreiras físicas que precisam ser ultrapassadas e trocando seus interesses de acordo com a etapa de vida. Daniel Amaro Caetano entende a arquitetura habitacional enquanto “organismo” aberto à mudança e consequentemente adaptável a uma maior diversidade sócio-cultural e mais duradoura, compreendendo a habitação evolutiva enquanto uma construção que permite alterar os usos dentro dela, ocupá-la de maneira variada ao longo do tempo, “transformá-la” em função das necessidades atuais ou futuras dos utilizadores. 

Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Imagem 5 de 5
Residência Adaptável / Henning Larsen Architects + GXN . Image via Henning Larsen Architects + GXN

A nova arquitetura habitacional precisa ser evolutiva, isso é, adaptável às diferentes necessidades e aos diferentes momentos da vida das famílias. Isso envolve dois fatores fundamentais: a acessibilidade universal e a técnica construtiva. Primeiramente, projetar plantas que sejam totalmente acessíveis significa garantir que pessoas de todos os tipos de corpos possam circular livremente dentro das unidades, sem diferenciar rotas acessíveis ou unidades especiais. Além disso, buscando reformas que sejam, ao mesmo tempo, mais limpas e rápidas e menos trabalhosas e custosas, é fundamental considerar na concepção estrutural um projeto que contemple essas necessidades, e que possa apresentar múltiplas configurações dentro do mesmo espaço.

Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida - Imagem 3 de 5
Residência Adaptável / Henning Larsen Architects + GXN . Image © Jesper Ray

Mas, afinal, no que isso se diferencia daquilo que têm sido produzido pela construção civil atualmente? Compreender as habitações unifamiliares enquanto uma estrutura duradoura não significa somente construí-las em materiais de alta resistência, durabilidade e baixa manutenção, possibilitando transformações limitadas, mas também considerar as habitações enquanto construções flexíveis, que permitam estratégias para repensar conceitualmente a casa, incorporando a ideia de habitar como processo contínuo, vivo, evolutivo, em oposição à ideia da construção enquanto produto acabado e solidificado. 

Referência: Caetano, Daniel Amaro, 2013. Solução de habitação evolutiva-adaptável: proposta de sistema modular flexível.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Arquitetura evolutiva: acompanhando a transformação da vida" 03 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988644/arquitetura-evolutiva-acompanhando-a-transformacao-da-vida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.