Cidadania crítica: entender o passado, reconstruir o presente, qualificar o futuro

A Escola da Cidade, por meio do evento XVI Seminário Internacional – Cidades em debate: olhares e práticas contemporâneas, organizado pelos Professores Silvio Oksman e Sabrina Fontenele, recebeu a arquiteta Joice Berth para uma fala sobre a cidadania.

A arquiteta abordou o viver na cidade, colocando em pauta o significado de cidadania de forma crítica. E ressaltou ainda a importância de entender o passado das cidades, pois entender o processo histórico da constituição de determinado modelo faz com que se tenha mais elementos para atuar no presente e, assim, qualificar seu futuro. Para fechar sua explanação, Joice traz uma frase de Saskia Sassen — “É preciso desestabilizar conceitos estáveis” — e a partir disso ressalta a necessidade de investigar:

A gente precisa questionar tudo, todas as crenças que a gente tem mantido até o presente momento. Tudo aquilo que a gente dá como certo ou como resolvido precisa ser questionado. Até aquilo que a gente já comprovou que é correto, a gente precisa questionar. Porque é esse questionamento, é a desestabilização desses conceitos estáveis que vai abrir espaço para que a gente se aprofunde e realmente possa observar se de fato eles são úteis, produtivos e efetivos para tudo e todos que convivem nesse mesmo espaço. — Joice Berth

Joice Berth é arquiteta e urbanista pela Universidade Nove de Julho e pós-graduada em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi colunista do site Justificando e também da revista Carta Capital. Atualmente é colunista da Elle Brasil.  É autora do livro O que é Empoderamento? (2018), da coleção Feminismos Plurais, e pesquisa o direito à cidade sob a perspectiva de raça e gênero.

Sobre este autor
Cita: Bruna Bonfim. "Cidadania crítica: entender o passado, reconstruir o presente, qualificar o futuro" 11 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988586/cidadania-critica-entender-o-passado-reconstruir-o-presente-qualificar-o-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.