Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos

Conseguir o design e o layout do banheiro perfeito para cada usuário vem com muitas decisões detalhadas. Um deles é decidir sobre incluir uma chuveiro ou banheiro, com argumentos válidos a favor de cada uma das opções, sem certo ou errado. Ao projetar um banheiro, arquitetos devem usar sua experiência e percepção para tomar decisões que melhor responderão às necessidades espaciais do layout. Dimensões padrão de chuveiro ou banheira, colocação de elementos e seleção de materiais são alguns dos fatores que devem ser estudados antes de se ajustar aos requisitos do usuário.

Analisando quatro fatores - necessidades espaciais, demandas do usuário, inovação e sustentabilidade - o artigo a seguir visa discutir os prós e contras das banheiras e dos chuveiros. Através de uma seleção de layouts de banheiros inovadores, acessíveis e que economizam espaço, que incluem produtos da categoria Banheiro no Architonic, a discussão exemplifica soluções para possíveis problemas de chuveiros e banheiras.

Necessidades Espaciais

Conforme proposto pelos requisitos de acessibilidade da ADA (Americans with Disabilities Act), o chuveiro padrão mede 91 x 91 cm. No entanto, as dimensões de chuveiro e banheiras vêm em diferentes opções, de acordo com o espaço disponível. Geralmente, o box padrão varia de 76 x 76 cm até 121 x 121 cm, enquanto as banheiras podem ser encontradas em 81 x 92 cm a 90 x 152 cm.

Dependendo das dimensões do banheiro, arquitetos precisam trabalhar com o arranjo de elementos para maximizar o espaço. Escolher sobre a presença de chuveiros ou banheiras depende da flexibilidade do primeiro; como sua dimensão mínima - como um box - para economizar mais espaço que as banheiras, sendo mais fáceis de se adaptar. Simultaneamente, ao projetar o sistema para descartar água residual, os chuveiros podem incluir uma base compartilhada com o piso do banheiro.

Peças delgadas

A seleção de uma bandeja de chuveiro ultrafina sob medida permite que o designer escolha onde e como inseri-la. Sua aparência sem emendas cria continuidade nos elementos do banheiro, concebendo projetos de banheiro maiores, mais limpos e minimalistas.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 2 de 16
Courtesy of Riluxa

Peças alinhadas à parede

À medida que a sociedade moderna evoluiu, os layouts do banheiro acabaram sendo reimaginados em favor da praticidade. No entanto, a atual tendência de bem-estar levou ao retorno das banheiras nestes espaços contemporâneos. Quando confrontado com espaços mais estreitos, uma banheira longa em forma de bloco permite um arranjo diferente do espaço. Contígua à parede, o sistema cria um layout que inclui uma banheira e também aprimora a circulação linear.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 16 de 16
Courtesy of MAKRO

Dentro de um cubo

Disponível em diferentes materiais e configurações, a banheira e o lavatório se reúnem como um sistema unificado, evitando desperdícios de espaço. Na forma de um único bloco, o sistema integra a banheira, lavatórios, armários e espelhos.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 7 de 16
Courtesy of MAKRO

Demandas do Usuário

O acesso a banheiras padrão é uma preocupação comum para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Portanto, os chuveiros apresentam uma opção mais amigável para atender às necessidades de todos. Recentemente, porém, o design inovador criou maneiras de incluir chuveiros e banheiras nesses tipos de espaços, proporcionando acesso fácil e uma experiência confortável e relaxante.

Plataforma rotativa

Dentro de um cubículo de vidro de cristal transparente, este design de chuveiro atende às necessidades de todos os usuários. Além da base do chuveiro, o layout inclui uma plataforma rotativa que permite ao usuário girar em 360 ° e uma parede técnica que mantém um secador corporal inovador, prateleiras e um espelho.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 10 de 16
Courtesy of MAKRO

Fácil Acesso

A solução que combina uma banheira e um chuveiro retangular fornece acesso fácil na área do chuveiro com uma porta de acrílico removível com um sistema de travamento seguro. Disponível em cores diferentes, o sistema combina dois elementos do banheiro em uma banheira flexível que pode ser rapidamente aberta ou selada.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 5 de 16
Courtesy of Duscholux AG

Elementos independentes

No caso de um chuveiro com elementos independentes, os arquitetos podem criar designs dinâmicos que deixam a porta disponível para acabamentos personalizáveis. Com uma variedade de superfícies, volumes e materiais, o design também pode se adaptar aos banheiros acessíveis.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 3 de 16
Courtesy of GB Group

Inovação

Chuveiro ou banheira, mas por que não os dois? Há estratégias engenhosas para combinar as duas opções em um sistema de banheiro integrado. A incorporação de novas tecnologias e elementos do banheiro permite escolher qual recurso usar e/ou aproveitar as duas experiências no mesmo espaço.

Sistema integrado de bloco único

Focando em um material contínuo, o bloco único integra todos os elementos do banheiro. Através de diferentes configurações e acabamentos, o sistema inclui uma banheira, lavatórios, armários, espelhos e várias séries de box de chuveiro para o usuário escolher.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 12 de 16
Courtesy of MAKRO

Chuveiro conectado com o lavatório

Através de um revestimento de madeira termo tratada, o chuveiro combina com o sistema de lavatório, montando o banheiro como um elemento em si. Dessa forma, sem interromper a estética do mesmo, o assento dobrável de 90° integrado permite que os usuários se sentem enquanto tomam banho.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 14 de 16
Courtesy of MAKRO

Sistema duplo ergonômico

Combinando eficiência e inovação, a integração da banheira e do chuveiro conforma um design ergonômico. Com flexibilidade como característica principal de seus produtos, a coleção permite que os usuários escolham posições diferentes para a banheira: recuada, semi-recuada, na parede ou independente no espaço.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 9 de 16
Courtesy of Rexa Design

Sustentabilidade

Gerenciar o consumo de água é um fator-chave na construção de um futuro sustentável. Comparar o consumo de água entre chuveiros e banheiras mostra uma clara diferença entre os dois tipos. Em média, enquanto uma banheira comum usa cerca de 80 litros de água, um banho de chuveiro regular de 8 minutos consome cerca de 62 litros de água. Assim, os chuveiros não são apenas mais econômicos, mas também são mais amigáveis com o meio ambiente.

Embora a tecnologia no chuveiro tenda a estar associada à introdução de dispositivos inteligentes nos sistemas de controle de água, reutilizar a água cinza de uma banheira também é uma prática cada vez mais popular. Ela pode ser gerenciada manualmente ou instalando tanques separados para limpar a água antes de dar um novo uso.

Dispositivos inteligentes de chuveiro

O uso de controles inteligentes pode melhorar a experiência do banho. Integrando diferentes elementos, como termostatos ocultos, tipos de jato ou chuveiros horizontais, o design permite a personalização dos chuveiros. Por exemplo, usuários podem escolher a quantidade ou temperatura de água com apenas um toque, evitando o consumo excessivo de água enquanto aguardam a combinação perfeita

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 8 de 16
Courtesy of GROHE

Controlador Digital e Desviador

Através da introdução de um dispositivo de misturador digital, o controlador é capaz de iniciar/interromper a água corrente, ajustar a temperatura e controlar a pressão da água. A tecnologia sem fio adiciona uma unidade de operação multifuncional intuitiva que permite que o usuário alterne entre as saídas de água com um único toque.

Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos - Imagem 4 de 16
Courtesy of GROHE

Para consultar mais produtos e projetar um layout do banheiro, visite a categoria 'Banho' no Architonic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Banheira ou chuveiro? Prós, contras e exemplos" [The Shower Versus Bath Debate] 18 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988079/banheira-ou-chuveiro-pros-contras-e-exemplos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.