Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça

O escritório Ennead Architects divulgou um projeto para a fronteira entre o Chile e a Argentina ao longo da passagem Cardenal Antonio Samoré, uma das passagens montanhosas mais movimentadas do sul dos Andes. Apelidado de Samoré, o projeto foi concebido para servir como uma estação de acolhimento e refúgio para os viajantes, fazendo eco à tradição patagônica de abrigos remotos nas montanhas.

Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 2 de 7Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 3 de 7Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 4 de 7Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 5 de 7Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Mais Imagens+ 2

O projeto busca honrar as culturas locais e as características geológicas únicas da região, com as florestas, vulcões e o Parque Nacional Puyehue. A cobertura inclinada da estrutura remete à geometria dos vulcões, ilustrando ainda mais a inspiração do ambiente natural, afirmam os arquitetos. 

Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 2 de 7
Cortesia de Ennead Architects

O edifício se posiciona na passagem da montanha Cardenal Antonio Samoré, criando uma transição entre a paisagem ampla da estepe andina e as densas copas sempre verdes da floresta tropical valdiviana. Uma vez dentro do edifício, o saguão de desembarque funciona como um centro para viajantes, moradores e turistas se reunirem. Estabelecimentos comerciais também ocupam parte deste espaço.

O complexo é separado em uma série de edifícios para carros, ônibus e caminhões, conectados por uma rede de caminhos que espelham o rio Gol-Gol, no Parque Nacional Puyehue. A via central proporciona uma ligação direta entre o hall de chegadas, a alfândega comercial e os edifícios de serviços.

Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 5 de 7
Cortesia de Ennead Architects

O projeto tira partido da topografia plana local, proporcionando uma conexão visual com os vulcões dos arredores e o Rio Gol-Gol. Estruturas adicionais de policiamento e manutenção rodoviária são estrategicamente posicionadas para minimizar a interferência na paisagem. 

Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 4 de 7
Cortesia de Ennead Architects
Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça - Imagem 7 de 7
Cortesia de Ennead Architects

Por sua proximidade com o Parque Nacional Puyehue, a estrutura foi projetada com base na tradição de arquitetura de madeira do sul do Chile e será construída em madeira maciça certificada.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Edifício na fronteira entre Chile e Argentina é projetado com estrutura de madeira maciça" [Ennead Architects Unveils Mass Timber Chilean-Argentine Border Station Inspired by Local Topography and Culture] 01 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988000/edificio-na-fronteira-entre-chile-e-argentina-e-projetado-com-estrutura-de-madeira-macica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.