Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros

Desde que Mark Zuckerberg, CEO do Meta, mudou o nome da sua empresa e anunciou um maior investimento no chamado “metaverso”, as buscas por esse termo aumentaram consideravelmente. E, apesar de não ser um conceito novo, os temas da tecnologia que margeiam o assunto explodiram nos últimos anos.

Criptomoedas, NFTs e toda a criação de um mundo econômico virtual ajudam a dimensionar como o metaverso vem se impondo no nosso cotidiano. No entanto, as oportunidades não param nas mudanças financeiras: o metaverso vem se mostrando um espaço importante também para engenheiros e arquitetos.

Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 2 de 6Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 3 de 6Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 4 de 6Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 5 de 6Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Mais Imagens+ 1

O que significa metaverso?

De maneira simplificada, podemos dizer que o metaverso é um mundo virtual. Ou seja: é um espaço completamente digital, que existe graças ao uso de ferramentas tecnológicas, onde se replica a realidade com o objetivo de melhorar ainda mais a conexão social.

O principal foco dessa tecnologia é que, um dia, possamos trabalhar, estudar e mesmo conviver uns com os outros sem que, para isso, seja necessário sair de casa.

De acordo com especialistas da área da tecnologia, o metaverso é o avanço natural da internet, e promove mudanças significativas na maneira como pensamos e interagimos. O conceito ainda precisa avançar muito, mas já é possível ter uma ideia de como será viver nesse novo mundo.

Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 4 de 6
Cortesia de Eren Burak Kuru

Os videogames que usam realidade aumentada são uma ótima porta de entrada para quem deseja entender melhor como será a convivência no metaverso. As fronteiras entre o mundo virtual e o mundo real são reduzidas, e nós podemos interagir com objetos e pessoas que, na verdade, sequer existem.

Como o metaverso impacta engenheiros e arquitetos?

No metaverso, arquitetos e engenheiros podem usar seus conhecimentos e ferramentas tecnológicas para auxiliar na criação de espaços virtuais compartilhados. Com isso, ambas as profissões passam a ter mais espaço e oportunidades para se expandir.

Os impactos do metaverso para ambas as áreas são diversos:

Projetos em 3D

As modelagens em 3D já são uma realidade para diversas empresas de arquitetura e engenharia civil, principalmente no momento de apresentação de projetos de engenharia ou arquitetura. No contexto do metaverso, novas tecnologias podem ajudar a criar espaços ainda mais detalhados.

Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 2 de 6
ZHA_RAS_Architecting the Metaverse. Imagem © Kyungsub Shin

É o caso, por exemplo, do BIM (Modelagem da Informação da Construção), uma ferramenta que possibilita o processo de integração de dados estruturados e multidisciplinares. Com eles, é possível criar uma representação de um projeto ou recurso desde o seu planejamento até a sua execução.

Novas formas de negócio

Com o metaverso e as novas ferramentas de tecnologia que estão surgindo, engenheiros e arquitetos precisarão lidar com novas maneiras de pensar e apresentar um negócio. Isso porque, com essas mudanças, passa a ser possível apresentar aos clientes uma realidade que eles talvez não consigam sequer imaginar.

Isso significa, também, que é preciso pensar em soluções que atendam a milhares de pessoas ao redor de todo o mundo. Afinal, as barreiras geográficas caem por terra, e um espaço no metaverso deve conversar com diversas culturas e estilos de vida.

Economia digital

Um dos impactos do metaverso que já podem ser sentidos atualmente é a criação e a solidificação de uma economia digital, a partir de soluções como as criptomoedas e as NFTs. 

Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 5 de 6
Mars House. Cortesia de Krista Kim

No contexto da engenharia e da arquitetura, essa mudança pode se refletir na criação de designs digitais inovadores, que também poderão passar a ser comercializados como NTFs, ou adquiridos através das criptomoedas. Essa nova monetização impacta os negócios da área, tornando-os mais ou menos significativos para o espaço virtual.

Quais são os benefícios do metaverso para a engenharia e a arquitetura?

Para além das mudanças que podem ser observadas na engenharia e na arquitetura com o avanço do metaverso e de novas tecnologias, há também os benefícios que esse novo cenário traz para essas profissões.

Melhor dimensionamento de projetos

Com o metaverso, é muito mais fácil mostrar aos clientes como os seus projetos serão executados, desde o planejamento até a fase final. Isso gera um melhor dimensionamento porque possibilita maior previsibilidade e melhor alinhamento de expectativas.

Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 6 de 6
Cortesia de Buse Sahin

Assim, tanto os engenheiros e arquitetos quanto os clientes sabem exatamente em que fase o projeto está, para onde ele deve seguir e quais serão os resultados finais. Essa transparência aumenta a satisfação e as chances de contratação.

Comunicação facilitada

O metaverso também possibilita uma outra vantagem para engenheiros e arquitetos: o alinhamento mais fácil com clientes. Com a comunicação virtual, é mais simples entrar em contato com essas pessoas, indicando a conclusão de etapas e recebendo o “ok” para a continuação do projeto.

Isso pode representar uma redução do prazo final da obra, além de fazer com que a resolução de problemas aconteça de maneira mais rápida e assertiva.

Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros - Imagem 3 de 6
Exposição 'Meta-Horizons: The Future Now' de Zaha Hadid Architects. Cortesia de ZHA

Reforça o valor dessas profissões

A arquitetura e a engenharia são profissões antigas e sua importância é, muitas vezes, deixada de lado no dia a dia. Com a era digital, é possível recuperar esse valor e também redefini-lo, ajustando-o às expectativas e funcionalidades do mundo virtual.

Em um mundo completamente digital, poderiam essas profissões contribuir para a sensação de familiaridade, de conforto e mesmo de materialidade? Como é possível reinventar essas profissões, agora? Essas são questões que também permearão o trabalho de engenheiros e arquitetos do futuro.

Este artigo foi produzido pelo blog Responde Aí exclusivamente para o ArchDaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Amanda Tracera (Responde Aí). "Metaverso e oportunidades profissionais para arquitetos e engenheiros" 27 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987925/metaverso-e-oportunidades-profissionais-para-arquitetos-e-engenheiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.