Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri

Alinhada com a agenda de neutralidade climática até 2050 das Nações Unidas, a Câmara Municipal de Roma anunciou a criação de um laboratório intitulado “Laboratorio Roma050 – il Futuro della Metropoli Mondo”, um projeto proposto e liderado pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, que visa desenvolver uma visão ecológica para Roma até 2050. O projeto de regeneração urbana é composto por 12 jovens arquitetos e urbanistas com menos de 35 anos, juntos de 4 arquitetos renomados, como mentores, que têm experiência com estudos e pesquisas sobre a capital italiana.

Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Imagem 2 de 5Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Imagem 3 de 5Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Imagem 4 de 5Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Imagem 5 de 5Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Mais Imagens

Em acordo com as agendas das Nações Unidas para 2030 e a de neutralidade climática até 2050, o Laboratório Roma2050 produzirá uma série de cenários que iniciarão e orientarão as políticas públicas de regeneração urbana e as escolhas que afetarão o Jubileu de 2025 e os desafios da Expo 2030. Stefano Boeri foi escolhido para coordenar o Laboratório e a transição ecológica da capital italiana, ideia que o arquiteto descreve como "um empreendimento para reunir as ideias, estudos e conhecimentos que existem sobre Roma e suas extraordinárias características históricas e geográficas à luz de uma transição ecológica que vê as grandes metrópoles do planeta em primeiro plano".

Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Imagem 2 de 5
Wonderwoods Tower. Imagem cortesia de Stefano Boeri Architetti

A Roma2050 terá a duração de 18 meses e será implementada em várias fases, programadas de acordo com os vários eventos previstos para a cidade, como o Jubileu 2025, a Expo 2030, a Agenda das Nações Unidas em 2030, além da neutralidade climática até 2050. Os jovens arquitetos selecionados serão auxiliados por 4 mentores de renome internacional de diferentes áreas, como arqueologia, ecologia, sociologia urbana, ativismo climático e economia urbana.

Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Imagem 4 de 5
Roma. Imagem cortesia de Stefano Boeri Architetti

O Laboratório Roma2050 será uma ferramenta valiosa que nos ajudará a dar uma visão integrada das muitas ações de regeneração urbana lançadas com o envolvimento essencial de universidades, centros de pesquisa e associações profissionais atuantes neste setor. Graças ao trabalho de jovens arquitetos e urbanistas, e através do diálogo próximo e constante com todos os envolvidos no setor, este laboratório dará um impulso considerável de ideias para a construção de um modelo urbano de vanguarda, claramente focado na transição ecológica e na salvaguarda da área. -- Roberto Gualtieri, prefeito de Roma

Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri - Imagem 3 de 5
Città del Sole / Labics. Imagem © Marco Cappelletti

Em entrevista exclusiva ao ArchDaily, realizada durante a inauguração da Trudo Tower, o primeiro projeto de habitação social de Stefano Boeri, o arquiteto explicou como as pessoas agora têm uma forte demanda por uma nova proximidade com a natureza. Como Boeri vem trabalhando para construir ecossistemas inteiros em vez de apenas fachadas verdes em projetos por todo o planeta, ele destacou a necessidade de redefinir a relação das pessoas com a natureza, principalmente em cidades condensadas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Roma passará por transição ecológica até 2050 com iniciativa liderada por Stefano Boeri" [Rome to Undergo an Ecological Transition by 2050 Through an Initiative Led by Stefano Boeri] 16 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987012/roma-passara-por-transicao-ecologica-ate-2050-com-iniciativa-liderada-por-stefano-boeri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.