Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos

O ICLEI Circulars lançou um novo guia prático de transições equitativas para ajudar as cidades a garantir que seus projetos de desenvolvimento urbano sejam equitativos para todos os cidadãos. O guia é baseado em múltiplos estudos de caso de cidades do mundo inteiro sob o projeto Urban Transitions Alliance. O objetivo do guia é fornecer insights, recomendações e ferramentas para que os profissionais das cidades entendam melhor e exponham o que significa equidade social ao nível local. A publicação é gratuita para download.

Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 2 de 6Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 3 de 6Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 4 de 6Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 5 de 6Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Mais Imagens+ 1

Ao colaborar com diferentes regiões urbanas, o ICLEI desenvolveu uma metodologia que permite aos pesquisadores mapear os resultados dos planos locais de sustentabilidade e medir seus resultados de equidade social. Para tanto, a equidade social é definida em três dimensões: acesso, participação e oportunidade. Para cada medida, o guia identifica ferramentas e recomendações, assim como indicadores para monitorar o progresso. Uma versão inicial desta metodologia foi testada com a cidade de Turku como parte do projeto Circular Turku.

Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 3 de 6
Uma multidão de habitantes assiste a um filme no Discovery Green, Houston, TX, EUA. . Imagem cortesia de PPS

A primeira métrica, acesso, refere-se à capacidade de os residentes de adquirir recursos, serviços e infraestrutura. Este acesso pode ser limitado devido à localização da residência, a fatores demográficos como idade, sexo, origem, idioma, ou simplesmente porque as pessoas não podem pagar por isso. Os governos locais podem identificar lacunas de acesso e implementar medidas de apoio direcionadas para garantir que nenhum indivíduo ou grupo seja deixado para trás. O planejamento urbano também pode garantir que a infraestrutura física sirva a todos os usuários.

A segunda dimensão, a participação, refere-se ao envolvimento dos habitantes no processo. A participação também significa engajar vozes sub-representadas. O esforço para atender às necessidades locais e gerar impacto a longo prazo é melhor apoiado por programas que trabalham com os moradores, e não apenas para eles. Isso pode ser garantido priorizando a cocriação colaborativa e capacitando as iniciativas comunitárias existentes que já estão ativas em sustentabilidade. 

Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 5 de 6
O Domino Park é um espaço público de propriedade privada no Brooklyn, desenvolvido pela empresa imobiliária Two Trees Management. Imagem © Barrett Doherty

A terceira métrica analisa as oportunidades disponíveis para os habitantes. Para oferecer perspectivas justas para todos, os governos locais podem visar o aumento da diversidade no emprego em instituições públicas, o fornecimento de perspectivas de carreira através de programas de treinamento e apoio e o fortalecimento e diversificação do mercado de trabalho local.

Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 4 de 6
Sant Antoni Sunday Market / Ravetllat Ribas Arquitectos. Imagem © Adria Goula

Para cada dimensão, o guia fornece ferramentas práticas e ativos para os governos locais. O objetivo é ajudá-los a mapear riscos e oportunidades sociais e aprender sobre aspectos-chave a serem considerados na elaboração de programas de sustentabilidade. O conteúdo focado em equidade publicado no guia é baseado na prática das cidades e apresenta mais de 30 exemplos concretos de todo o mundo. Desde a ferramenta Place Standard de Glasgow até a metodologia de Baltimore para identificar áreas prioritárias de alimentação saudável, o guia oferece muitas ferramentas replicáveis para que sua cidade comece a planejar programas de sustentabilidade com um forte foco na equidade social.

Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos - Imagem 6 de 6
Superkilen / Topotek 1 + BIG Architects + Superflex. Imagem © Torben Eskerod

O “Guia de transições equitativas: ferramentas locais para programas de sustentabilidade justos e inclusivos” compilou esses aprendizados, lançado na Décima Primeira Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF11) durante um treinamento dedicado sobre ferramentas locais para uma transição justa e inclusiva.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Como fazer cidades mais equitativas? ICLEI lança guia para praticantes urbanos" [How to Develop More Equitable Cities? ICLEI Launches a Guidebook for Urban Practitioners] 28 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986713/como-fazer-cidades-mais-equitativas-iclei-lanca-guia-para-praticantes-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.