MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional

O MVRDV iniciou a construção do Edifício Skanderbeg, conhecido como Tirana's Rock, um projeto de uso misto esculpido na forma do herói nacional da Albânia. O edifício é envolto em varandas curvas que dão forma à cabeça de Skanderbeg, servindo como um marco icônico na Praça Skanderbeg, no centro de Tirana. Uma vez concluído, o projeto será um dos maiores edifícios do mundo que também funciona como uma escultura figurativa, celebrando a história cultural do país e dando à capital albanesa uma identidade única.

MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 2 de 6MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 3 de 6MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 4 de 6MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 5 de 6MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Mais Imagens+ 1

Com 85 metros de altura, a torre de uso misto está localizada no canto nordeste da praça. No nível da rua, a silhueta curva do edifício ocupa os limites do terreno. Os "ombros" de Skanderbeg se alinham com a parte mais larga do terreno, enquanto sua cabeça está virada para a direita, de frente para a praça que leva seu nome. A referência a Skanderberg se dá por meio de varandas que abrangem todo o edifício em todos os níveis, com saliências curvas formando os detalhes faciais, como nariz, orelhas e barba. O design final é uma intervenção simbólica sutil que pode não ser muito evidente à primeira vista.

MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 2 de 6
© MVRDV

Encaixando-se perfeitamente em uma cidade que desenvolveu uma tradição de misturar arte e arquitetura como parte de seu renascimento pós-comunista, o edifício oferece casas funcionais e bem projetadas em um dos locais mais desejados de Tirana. As varandas permitem que os espaços interiores do edifício adotem layouts racionais, proporcionando uma quantidade significativa de espaço ao ar livre valioso e sombreado para os ocupantes. No interior, o edifício apresenta um nível de espaço comercial e quatro níveis de escritórios. Acima, 20 andares de apartamentos residenciais ocupam a “cabeça”, com cuidado especial para cada planta individual para garantir que essas casas sejam funcionais apesar da forma irregular do edifício.

Cada varanda é separada por jardineiras com plantas nativas, que permitem que a vegetação da área circundante se estenda até o edifício, tornando-o adaptável ao clima quente de Tirana. Devido às amplas varandas suspensas, o edifício é protegido da luz solar excessiva e os layouts dos pavimentos permitem ventilação cruzada natural. Os sistemas de captação de água da chuva e recuperação de calor minimizam as necessidades de água e energia do edifício.

MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 5 de 6
© MVRDV

Hoje em dia, as cidades ao redor do mundo são cada vez mais parecidas – eu sempre as encorajo a resistir a isso, a encontrar seu caráter individual e enfatizá-lo. Para mim, o Edifício Skanderbeg é uma oportunidade para fazer exatamente isso. Ele traz um novo significado aos elementos existentes da arquitetura albanesa. À medida que a Albânia inicia suas negociações para ingressar na UE, projetos como este fazem parte do Projeto Europeu ao enfatizar a história, o caráter e a presença da Albânia em uma Europa unificada de muitos estados-membros. -- Winy Maas, Sócio Fundador da MVRDV

MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 4 de 6
© MVRDV

Os guarda-corpos de vidro das varandas apresentam um acabamento gradiente, passando de um branco leitoso a um acabamento transparente para criar uma aparência de mármore. À noite, faixas de iluminação integradas na parte inferior das varandas destacam a forma da cabeça de Skanderbeg, tornando o edifício um farol e um marco na cidade.

MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional - Imagem 6 de 6
© MVRDV

Gjergj Kastrioti, comumente conhecido como Skanderbeg, é uma figura importante na história da Albânia, pois desempenhou um papel crucial em sua concepção como Estado-nação, tornando-o o herói nacional do país. Honrando seu legado, a principal praça pública no centro de Tirana é chamada de Praça Skanderbeg, acompanhada do Monumento Skanderbeg.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV inaugura na Albânia edifício de uso misto em homenagem a herói nacional" [MVRDV Unveils Mixed-Use Building in Albania Shaped After the Country's National Hero] 12 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986676/mvrdv-inaugura-na-albania-edificio-de-uso-misto-em-homenagem-a-heroi-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.