Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York

Nova York é definida por sua arquitetura e, por sua vez, por diversos modos de vida. Como a "metrópole" do país, também enfrentou alguns dos problemas habitacionais mais desafiadores de qualquer cidade americana. De casas unifamiliares a arranha-céus, a habitação evoluiu em diferentes ritmos e escalas em todos os bairros. Desta forma, cada distrito e condado abriga uma ampla gama de estilos residenciais e soluções habitacionais.

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 2 de 20Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 3 de 20Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 4 de 20Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 5 de 20Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Mais Imagens+ 15

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 18 de 20
© Cameron Blaylock

Todos os cinco distritos surgiram com a criação da moderna cidade de Nova York em 1898, quando foram consolidados dentro de um governo municipal sob uma nova carta municipal. Nomeado após a vila holandesa de Breukelen, Brooklyn está localizada no extremo oeste de Long Island, no Condado de Kings. É o bairro mais populoso da cidade de Nova York, com cerca de 30% da população total. Do primeiro centro de urbanização que surgiu no Brooklyn, ao tecido urbano mais moderno, novos projetos habitacionais estão sendo projetados para reimaginar a vida em todo o bairro. Os projetos a seguir mostram esta paisagem em transformação e dão um vislumbre da vida dos moradores no Brooklyn de hoje.

Blurring Boxes / Architensions

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 13 de 20
© Cameron Blaylock

Conforme afirmado pela equipe de projeto, a evolução da vida em nossas cidades tenta, cada vez mais, abraçar a natureza, quase negando o caráter urbano dos bairros. O projeto para uma reforma e extensão de uma casa no Brooklyn surge a partir da ideia de fundir o espaço interior com a paisagem exterior através da criação de pavilhões com qualidades de experiências específicas. Dois pavilhões principais foram justapostos ao edifício existente, para ter uma vista clara do jardim através das janelas e também vistas menos nítidas, obtidas a partir da imposição parcial de uma tela de madeira sobre as novas fachadas.

Casa Carroll / LOT-EK

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 5 de 20
© Danny Bright

A Casa Carroll é uma residência unifamiliar localizada em um típico terreno de esquina de 7,62 m (25 pés)  x  30,48 m (100 pés) no Brooklyn. 21 contêineres são empilhados e cortados na diagonal, de cima para baixo, gerando um volume monolítico e privado dentro do tecido urbano. O corte diagonal modifica o tipo de pátio posterior convencional no térreo e gera espaços ao ar livre em cada nível. Ao mesmo tempo, as paredes ao longo do corte diagonal protegem o espaço externo dos transeuntes. Grandes folhas de vidro deslizantes criam continuidade entre o espaço interno e os decks fechados ao ar livre.

Aperture 538 / Luca Andrisani Architect

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 3 de 20
© Tai Zhang

Aperture 538 é um edifício de 10 unidades habitacionais, localizado no distrito de Clinton Hill, Brooklyn. Fundamental para a fachada, uma tela de cobre, com acabamentos de aço corten perfurado configura uma imagem abstrata da ponte do Brooklyn, modificada segundo necessidades de luz e ventilação. A fachada do edifício segue o ritmo das pedras avermelhadas da avenida Washington. Diferente das casas de pedra, esta fachada se move - as persianas nas janelas e as varandas podem ser abertas para permitir aos moradores vistas diretas às árvores da rua.

Edifício Dumbo / Alloy Design

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 7 de 20
© Cameron Blaylock

O edifício Dumbo está localizado na esquina das ruas Pearl e Water no bairro do Brooklyn. O projeto envolve a demolição de uma edificação existente, um armazém localizado na seção histórica DUMBO, que dá lugar a uma nova construção de cinco moradias unifamiliares. O projeto possui uma área de aproximadamente 1.600 m². Do outro lado de um parque público recém-inaugurado, o edifício é composto por uma série de painéis de concreto Ductal de alto desempenho que proporcionam sombreamento e privacidade para os moradores.

BedStuy Passive House / CO Adaptive

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 20 de 20
Cortesia de CO Adaptive Architecture

Originalmente construída em 1889, esta casa de três pavimentos foi reformada para se tornar uma Casa Passiva certificada com o objetivo de manter o máximo possível do caráter original do edifício, ao mesmo tempo, em que reduziu significativamente seu uso operacional de energia. O envelope foi substancialmente isolado no interior do edifício e novas janelas com painéis triplos foram instalados. Intervenções múltiplas mantêm o edifício resfriado com exigências mecânicas mínimas, mesmo durante os verões cada vez mais quentes da cidade de Nova York.

251 1st Street / ODA New York

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 4 de 20
© Miguel de Guzman, Imagen Subliminal

Situado na esquina da 4th Avenue e 1st Street, no cobiçado bairro Park Slope do Brooklyn, o 251 1st por ODA New York é o mais recente projeto do escritório com seu compromisso de melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Neste caso - utilizando uma página do seu bem documentado livro de estratégias - ODA dobra a massa do edifício superior com uma cascata de reentrâncias e terraços, proporcionando um espaço substancial ao ar livre assim como diversas exposições para as unidades.

Pequena Casa na Cidade Grande / Office of Architecture

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 2 de 20
© Rafael Gamo

Os proprietários desta estreita casa de 3,4 metros de largura no Brookyn foram confrontados com um enigma que muitas famílias jovens enfrentam: a opção de sacrificar a localização pelo espaço. Após viver na casa por oito anos, o casal - um arquiteto e uma designer de joias - optaram por expandir para abrir espaço para os dois filhos e permanecer no bairro que eles passaram a admirar. A casa original com dois pavimentos e 304,8 m², foi completamente demolida e reconstruída com quatro pavimentos, adicionando um dormitório no último pavimento e construindo um novo espaço no subsolo.

Pavilhão Fort Greene / O'Neill McVoy Architects

Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York - Imagem 6 de 20
© Iwan Baan

Ao invés de um anexo, nosso conceito foca na linha tênue entre o pavilhão e o jardim para criar um contraste com a casa de alvenaria do século XIX. Enquanto a casa segue como sempre foi, o novo pavilhão, com a cozinha e um espaço social informal, está ao seu lado, contra a parede do pátio posterior. Ao entrar no pavilhão pela sala, se tem a mesma sensação de entrar num jardim. Os elementos de madeira e aço formam uma malha estrutural aberta ao panorama mutante das estações do Brooklyn. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Habitação no Brooklyn: arquitetura residencial no bairro mais populoso de Nova York" [Brooklyn Residential: Rethinking Home Design in NYC's Most Populous Borough] 25 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985814/habitacao-no-brooklyn-arquitetura-residencial-no-bairro-mais-populoso-de-nova-york> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.