UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia

O escritório UNStudio foi o vencedor do concurso internacional "Un Iași pentru Viitor" para projetar um novo bairro residencial no centro histórico de Iași, na Romênia. Para este concurso, organizado pela Iulius, quatro escritórios foram convidados a participar, Foster + Partners, MVRDV, UNStudio e Zaha Hadid Architects. O principal desafio do concurso foi projetar um edifício bem integrado a um ambiente urbano complexo marcado por monumentos históricos de diferentes épocas, descobertas arqueológicas, espaços públicos e jardins abertos. A proposta vencedora, intitulada “Tempos de Fazer Pontes, Comunidades Pontes” (tradução livre), visa oferecer uma resposta coerente às particularidades do local.

UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 2 de 5UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 3 de 5UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 4 de 5UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 5 de 5UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Mais Imagens

UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 2 de 5
Cortesia de UNStudio

O complexo oferecerá espaços residenciais e equipamentos públicos. A solução volumétrica considera o skyline da cidade e espera representar uma inserção sutil. Os níveis inferiores são projetados para permitir a circulação dos pedestres pelo empreendimento e favorecer conexões entre Sf. Andrei e a Praça do Palácio, um dos espaços públicos mais icônicos da cidade. A topografia complexa do local também foi um fator determinante, pois os diferentes níveis ajudam a criar um oásis verde no centro do complexo.

UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 5 de 5
Cortesia de UNStudio

O projeto do novo edifício é adaptado para enquadrar perspectivas valiosas para os monumentos do entorno. Os eixos definidos por essas perspectivas também dividem o corpo do edifício em seis volumes, aumentando ainda mais sua permeabilidade. Os níveis da base são dedicados às instalações públicas e, junto aos terraços paisagísticos, ajudam a criar um espaço público ativo para futuros moradores e para as comunidades locais.

Esta é a quarta vez que visito a cidade de Iaşi e descubro algo novo cada vez que venho aqui. Estudamos intensamente o contexto urbano para elaborar um projeto que respeitasse os monumentos históricos da cidade. Desenvolvemos um projeto sustentável para a cidade e para as gerações futuras e temos a honra de fazer parte desse processo. - Arjan Dingsté, diretor e arquiteto sênior do UNStudio

UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 3 de 5
Cortesia de UNStudio
UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia - Imagem 4 de 5
Cortesia de UNStudio

O júri é composto pelos arquitetos Șerban Țigănaș, Augustin Ioan, Dragoș Ciolacu, Mihai Corneliu Drișcu, Matei Bogoescu e o historiador Cătălin Turliuc, especializado em conservação patrimonial. Os resultados do concurso serão apresentados durante uma exposição pública em Iaşi, de 30 de junho a 14 de julho de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "UNStudio vence concurso para projetar novo distrito residencial em Iaşi, na Romênia" [UNStudio Wins Competition to Design a New Residential District in Iași, Romania] 20 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985562/unstudio-vence-concurso-para-projetar-novo-distrito-residencial-em-iasi-na-romenia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.