Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação

O hotel cápsula é tipicamente representativo quando se pensa no Japão, combinando o uso denso do espaço, engenhosidade técnica e uma vibração futurista. Os hotéis cápsula são um dos tipos de hospedagem mais conhecidos e exclusivos no país. Normalmente localizados em torno dos principais centros de transporte público em grandes cidades metropolitanas, eles têm como alvo indivíduos que procuram estadia de uma noite e de baixo custo.

Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 2 de 22Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 3 de 22Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 4 de 22Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 5 de 22Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Mais Imagens+ 17

Cada hóspede ocupa uma cápsula, essencialmente uma cápsula do tamanho de uma cama, oferecendo privacidade com uma porta ou uma cortina. Dispostas em filas e empilhadas, cada cápsula oferece todas as comodidades necessárias que os hóspedes procuram – ar condicionado, tomadas elétricas e Wi-Fi de alta velocidade – sem o preço significativo muitas vezes associado a hotéis padrão ou de negócios, com valores entre 2.000 e 5.000 ienes por noite. O primeiro hotel cápsula foi inaugurado em Osaka em 1979 e hoje pode ser encontrado em todo o Japão.

Todas as outras instalações do hotel cápsula, como banheiros, são compartilhadas entre os hóspedes. Além disso, os hotéis também podem abrigar restaurantes, máquinas de venda automática, lavanderia, salões comunitários e salas de entretenimento. Neste artigo, abordaremos diferentes hotéis cápsula localizados no coração das paisagens urbanas do Japão.

O Hotel Cápsula Nine Hours por Naruse Inokuma Architects foi projetado para elevar o padrão das instalações do gênero. Os arquitetos se esforçaram para projetar uma forma completamente nova que reinventa a imagem convencional, buscando funcionalidade e, ao mesmo tempo, proporcionando uma rica experiência de estadia.

Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 17 de 22
Hotel Cápsula Nine Hours / Naruse Inokuma Architects. Imagem © Nacása & Partners
Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 6 de 22
Hotel Cápsula Nine Hours / Naruse Inokuma Architects. Imagem © Nacása & Partners

As quatro etapas da estadia no hotel cápsula foram reconfiguradas em quatro cenários, compreendendo a recepção, corredor, banheiro e espaços para dormir. Ao selecionar as cores, materiais e iluminação mais adequados para cada uma dessas funções, Naruse Inokuma Architects criou um hotel funcional que também é rico em sensações - desde o acolhimento até a empolgação, relaxamento e a melhor experiência de sono.

Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 19 de 22
Hotel Cápsula Nine Hours / Naruse Inokuma Architects. Imagem © Nacása & Partners

O Hotel Ebisu ºC (Do-C) por Schemata Architects é um novo empreendimento diretamente conectado à cadeia Nine Hours. Enquanto os Nine Hour oferecem uma nova imagem contemporânea do hotel cápsula, completamente redesenhado e construindo novas cápsulas do zero, esta empresa adotou uma abordagem diferente na concepção do ºC, onde o projeto é resultado da renovação de um hotel cápsula existente.

Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 2 de 22
Hotel Ebisu ºC (Do-C) / Schemata Architects. Imagem © Nacása & Partners
Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 5 de 22
Hotel Ebisu ºC (Do-C) / Schemata Architects. Imagem © Nacása & Partners

O projeto visa erradicar a imagem do antigo hotel cápsula, alterando o interior e os arredores, mantendo as cápsulas existentes como estão. No Japão, as pessoas costumam associar estereotipadamente os hotéis cápsula com saunas devido ao estilo convencional dos hotéis desse gênero no passado. O edifício existente não foi originalmente equipado com saunas, no entanto, os arquitetos recriaram intencionalmente essa imagem adicionando-as, suprimindo a impressão convencional para estabelecer uma poderosa combinação de cápsulas e saunas que representam a identidade do ºC.

Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 10 de 22
Hotel Ebisu ºC (Do-C) / Schemata Architects. Imagem © Nacása & Partners

O Hotel Small por CAPD é uma nova "operação não tripulada", sem funcionários residentes. Prosseguindo a racionalidade na arquitetura, pensou-se que o edifício teria um grande impacto na satisfação dos hóspedes e, por isso, pretendeu-se conceber um espaço que os fizesse querer voltar a visitar.

Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 12 de 22
Hotel Small / CAPD. Imagem © Daisuke Shima
Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação  - Imagem 3 de 22
Hotel Small / CAPD. Imagem © Daisuke Shima

Como um dos maiores hotéis cápsula, o estabelecimento emprega o uso de amplas aberturas do tamanho de cabines em espaços individuais, com uma cama de casal e bastante espaço para duas pessoas dividirem uma cápsula. Apesar do material estrutural e da base não possuírem acabamentos, devido ao equilíbrio com outros materiais, esquemas de cores e iluminação, cria-se uma aparência refinada mantendo o baixo custo.

Se você perdeu o último trem para casa ou está simplesmente querendo prolongar sua estadia na cidade por mais alguns dias, sem recorrer a uma hospedagem tradicional, o hotel cápsula é a solução perfeita para viajantes e moradores locais e é uma experiência imperdível no Japão. Embora o epítome do conforto possa não ser inteiramente encontrado aqui, eles com certeza são aconchegantes, bem equipados e protagonistas de uma ótima história para contar quando você voltar para casa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Como o Japão usa os hotéis cápsula para combinar funcionalidade e sofisticação " [How Japan Utilizes Capsule Hotels to Achieve Both Functionality and Rich Staying Experiences] 07 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985370/como-o-japao-usa-os-hoteis-capsula-para-combinar-funcionalidade-e-sofisticacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.