Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal

No final de junho foi inaugurada no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, Portugal, a exposição que marca o fim do programa First Stone, iniciado em 2016 pela associação cultural experimentadesign, envolvendo 36 arquitetos e designers de 15 países diferentes. A lista de participantes incluía Michel Rojkind, Álvaro Siza, Amanda Levete, Bijoy Jain, Carla Juaçaba, Eduardo Souto de Moura, Elemental, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Aires Mateus, Mia Hägg, Paulo David, Studio MK27, Vladimir Djurovic, Claudia Moreira Salles, Estudio Campana, Fernando Brízio, Frith Kerr, Ian Anderson, Jasper Morrison, Jonathan Barnbrook, Jonathan Olivares, Jorge Silva, Michael Anastassiades, Miguel Vieira Baptista, Pedro Falcão, Peter Saville, Philippe Starck, R2 Design, Ronan & Erwan Bouroullec, Sagmeister & Walsh, Ai Weiwei, Alexandre Farto aka Vhils, Carsten Höller, Fernanda Fragateiro, Julião Sarmento e Marina Abramovic.

Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Imagem 2 de 23Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Imagem 3 de 23Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Imagem 4 de 23Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Imagem 5 de 23Michel Rojkind apresenta obra Yoltic Seat no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Mais Imagens+ 18

O programa First Stone consiste em uma pesquisa experimental que explora o potencial da pedra portuguesa, desafiando designers e arquitetos a criar peças que entendam e reconheçam a crescente fragilidade do mundo através do uso da pedra, um material bonito, altamente sustentável e resistente, produzido pela indústria e artesãos locais. A exposição teve curadoria da presidente da experimentadesign Guta Moura Guedes, e foi promovida pela Assimagra (Associação Portuguesa da Indústria de Recursos Minerais). Contou também com o apoio do Presidente da República Portuguesa, que esteve presente durante a inauguração.

Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Imagem 3 de 23
© Ricardo Gonçalves

"Yoltic Seat é um objeto projetado para ajudar a criar autoconsciência. Um objeto imersivo, desenhado para ajudar a conectar com nosso eu interior, através da busca da posição correta que suporta o corpo para uma coluna vertebral reta e alongada. Um assento sofisticado feito de mármore Rubina Escuro, composto de pequenos pedaços de mármore sobre espuma viscoelástica, com uma distribuição geométrica precisa, para se mover de acordo com cada tipo de corpo e criar a melhor posição ergonômica. A intenção é fornecer mais oxigênio ao cérebro, o que permite um melhor relaxamento, assim como a capacidade de sentar-se confortavelmente por períodos mais longos de tempo.
- Rojkind Arquitectos

Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Imagem 4 de 23
© Ricardo Gonçalves

Como parte do programa experimentadesign, as atividades aconteceram no Teatro Tivoli onde Michel Rojkind participou do Debate #1 com Paulo David (arquiteto) e Vladimir Djurovic (paisagista), moderado por Aric Chen (curador), onde eles exploraram a relação entre arte contemporânea, arquitetura, assim como design e sustentabilidade.

Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal - Imagem 20 de 23
© Rojkind Arquitectos

Durante o mês de setembro, coincidindo com o final da exposição, um livro será editado e um documentário apresentado. A equipe de projeto da peça exposta foi liderada por Michel Rojkind e formada por Yoshi Fukimori, Diego Lezama, Isaac Smeke e Andrea León. A peça de mármore Rubina foi fabricada pela Moca Stone.

Para mais informações visite Rojkind Arquitectos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Michel Rojkind apresenta obra "Yoltic Seat" no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, Portugal" [Michel Rojkind presenta su pieza "Yoltic Seat" en el National Coach Museum en Lisboa, Portugal] 12 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985147/michel-rojkind-apresenta-obra-yoltic-seat-no-museu-nacional-dos-coches-em-lisboa-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.