O que são e como funcionam as lareiras ecológicas?

O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 1 de 5
Apartamento LR / nmdarq. Foto: © nmdarq

Trazer o fogo para os interiores é o desejo de muitos durante o inverno. Além de esquentar o ambiente, ele cria uma sensação única e que remonta aos primórdios da habitação humana, nos levando a um certo conforto emocional. Se antes eram necessários chaminé e um estoque de lenhas para garantir isso, hoje existem as lareiras ecológicas, que podem ser embutidas ou portáteis: uma ótima escolha para quem mora em apartamentos ou não gosta da fumaça gerada pelo fogo.

O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 2 de 5O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 3 de 5O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 4 de 5O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 5 de 5O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Mais Imagens

A lareira ecológica ganha esse nome por, ao invés de utilizar madeiras, recorrer ao álcool etílico como combustível para produzir as chamas - que é renovável e possui uma baixa emissão de gás carbônico, considerada menor se comparada ao uso de lenhas.

O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 3 de 5
Hotel L'And Vineyards / PROMONTORIO + Studio MK27 - Marcio Kogan. Foto: © Fernando Guerra | FG+SG

Normalmente, a peça é composta por um queimador - a câmara de combustão, onde o combustível é colocado - e que irá definir a capacidade de aquecimento e intensidade do fogo. Portanto, quanto mais potente a câmara de combustão, mais ela esquentará um ambiente. Por isso, vale consultar um especialista para garantir que a lareira comprada satisfaça seus requisitos.

O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 4 de 5
Apartamento RJ / Nildo José. Foto: © Fran Parente

Como dito anteriormente, uma das principais vantagens está no fato da lareira ecológica não gerar fumaça, facilitando o seu uso em ambientes internos e extinguindo a preocupação de projetar um sistema de exaustão para garantir um ar mais limpo. Sendo assim, a lareira pode se tornar um elemento mais versátil na casa ou apartamento: utilizada para pontuar ou dividir ambientes e receber materiais distintos em seu perímetro para um maior destaque.

O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 5 de 5
Apartamento em Arroios / Manuel Tojal Architects. Foto: © Francisco Nogueira

Além disso, ela pode ser comprada ou projetada como um modelo portátil, podendo te acompanhar em diversos cômodos do lar. Numa pesquisa rápida, vemos que o preço de lareiras ecológicas disponíveis no mercado variam de duzentos a oitocentos reais em média, um investimento relativamente acessível se comparado com as lareiras tradicionais e que pode agregar muito valor ao seu ambiente.

O que são e como funcionam as lareiras ecológicas? - Imagem 2 de 5
Apartamento Campo Belo / Consuelo Jorge Arquitetos. Foto: © Raul Fonseca

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "O que são e como funcionam as lareiras ecológicas?" 16 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984528/o-que-sao-e-como-funcionam-as-lareiras-ecologicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.