BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas

O BIG, Bjarke Ingels Group, juntamente com o escritório de design de propriedade afro-americana, KAI Enterprises, apresentou o projeto de um novo museu localizado no Texas dedicado a preservar a história de Juneteenth e o legado da liberdade. Localizado no sul histórico de Fort Worth, Texas, uma das comunidades mais carentes da região, o National Juneteenth Museum servirá como um meio para educação, preservação e celebração de Juneteenth nacional e mundialmente, sediando exposições e eventos sobre a importância de liberdade afro-americana. O novo edifício incluirá galerias imersivas, uma incubadora de empresas, refeitório para fornecedores locais, espaço Black Box e um teatro. O museu deve ser inaugurado em 2023.

BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 2 de 6BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 3 de 6BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 4 de 6BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 5 de 6BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Mais Imagens+ 1

Quando o presidente Joe Biden assinou a Lei do Dia da Independência Nacional de Juneteenth com a Sra Lee ao seu lado, Juneteenth foi declarado feriado federal nos Estados Unidos em 17 de junho de 2021. O feriado comemora a Proclamação de Emancipação e a libertação do restante dos escravizados tanto no Texas quanto nos Estados Unidos, que ocorreu em 19 de junho de 1865. Este bairro em particular, Fort Worth, foi dividido pela rodovia I-35W na década de 1960, durante a época em que grandes projetos de infraestrutura atravessavam bairros de comunidades predominantemente de baixa renda.

BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 5 de 6
Cortesia de BIG e Juneteenth National Museum

O National Juneteenth Museum, projetado em colaboração com a comunidade local de Fort Worth e liderado pelo parceiro do BIG NYC Douglass Alligood (AIA, LEED AP, NOMA), tem como objetivo fornecer uma âncora cultural e econômica para os membros da comunidade e atuar como um catalisador para assegurar a sua vitalidade futura. O projeto da estrutura abraça a experiência local afro-americana por meio de ornamentos, pontos de contato simbólicos e orientação inclusiva. O museu mescla a silhueta histórica de duas casas individuais com suas varandas salientes para criar espaços para aprendizado, encontro e contemplação.

O telhado do museu cria uma série picos e vales de alturas variadas para criar um pátio em forma de uma estrela nova no meio do museu, representando "um novo capítulo para os afro-americanos que olham para um futuro mais justo". O pátio será acessível ao público e sediará o museu e suas atividades, além de contar com uma estrela de 'cinco pontas' gravada no pavimento dos terraços em ouro, com 'estrelas' de vários tons quentes de concreto. Esta estrela representará o Texas, o último estado a adotar e reconhecer a liberdade dos escravos afro-americanos, bem como as 50 estrelas da bandeira americana, representando a liberdade dos afro-americanos em todo o país.

BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 3 de 6
Cortesia de BIG, KAI, e ATCHAIN

O National Juneteenth Museum veio ao BIG em busca de um design que capture a importância social, cultural e espiritual das celebrações do Juneteenth para os negros, ao mesmo tempo em que expressa seu significado histórico e relevância para todos os americanos. Ao incorporar uma praça de alimentação com fornecedores locais, uma incubadora de empresas, teatro de caixa preta e auditório, o Museu Nacional Juneteenth estará contido em um centro muito vivo do Southside histórico, que estava sendo negligenciado há muito tempo. Nossa esperança é que este edifício se torne uma porta de entrada para a comunidade histórica Southside de Fort Worth, servindo como um destino nacional e global. Juneteenth não é apenas história americana - é história mundial. -- Douglass Alligood, Sócio, Grupo BIG-Bjarke Ingels

BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 2 de 6
Cortesia de BIG, KAI, e ATCHAIN

Cinco entradas no nível da rua permitirão que os visitantes acessem as galerias e exposições, junto com dois "portais" cobertos acessíveis ao público definidos por cores quentes e vibrantes, que levam os visitantes diretamente ao pátio e às entradas principais da galeria. A estrutura de madeira maciça continua no interior, conectando visualmente os dois reinos, semelhante ao concreto polido e ao piso de terrazzo que continua para os espaços exteriores. As áreas públicas e privadas do edifício também estão interligadas através do layout circular do museu; no piso térreo, os dois portais que ligam ao pátio são ladeados por cada um dos programas. Para acessar as galerias do museu, que começam no piso térreo, os visitantes entram na vasta área de recepção e são guiados até o mezanino cheio de luz por meio de escada ou elevador.

BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas - Imagem 4 de 6
Courtesy of BIG

O vidro é utilizado como parede interna do térreo e do mezanino para criar uma sensação de abertura e transparência, complementando a madeira e o concreto. Envolvendo a forma de estrela nova acima, as galerias do mezanino conectam fisicamente cada um dos programas enquanto são elevadas, fornecendo aos visitantes uma perspectiva hierárquica do pátio público abaixo e aqueles no pátio com vistas das galerias acima. Uma rede de praças é alocada fora do museu, juntamente com gramados generosos, paisagismo nativo e assentos de madeira que são dispersos para fornecer lugares para exposições, instalações em grande escala e encontros.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "BIG homenageia o legado e a liberdade dos afro-americanos com Museu Nacional Juneteenth no Texas" [BIG Honors the Legacy and Freedom of African Americans with a National Juneteenth Museum in Texas ] 04 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984504/big-homenageia-o-legado-e-a-liberdade-dos-afro-americanos-com-museu-nacional-juneteenth-no-texas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.