Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas

A história e a cultura das Filipinas se refletem em sua herança arquitetônica, com inúmeras influências de outras nações abrindo caminho para os designs contemporâneos que vemos hoje, uma mistura de influências culturais entre os edifícios de estilo ocidental. A arquitetura filipina cresceu junto com o progresso da nação e de seu povo, mas as memórias de um passado de glórias ainda estão atreladas à história da nação.

A atual arquitetura filipina é fruto de um autêntico crescimento que enriqueceu a recepção de suas influências. Sua paisagem arquitetônica é um contraste entre pequenas cabanas tradicionais; imponentes fortificações coloniais espanholas; arquitetura americana; e as estruturas contemporâneas e concretas das cidades de hoje em dia. Como resultado, as Filipinas se tornaram um caldeirão arquitetônico. Este artigo explora as maneiras pelas quais a arquitetura nas Filipinas evoluiu desde seus humildes projetos iniciais até as estruturas imponentes que vemos hoje.

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 2 de 19Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 3 de 19Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 4 de 19Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 5 de 19Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Mais Imagens+ 14

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 6 de 19
© Derk Roelofsen / Flickr

Bahay Kubo

Com aproximadamente 7.640 ilhas – das quais 2.000 permanecem desabitadas – o arquipélago filipino é imenso e vasto em recursos naturais para construir casas, o que foi aproveitado pelas tribos ancestrais para a construção da primeira casa filipina conhecida. Bahay Kubo (cabana de nipa), é uma pequena cabana composta de nipa, bambu e outros materiais nativos. Muitas pessoas adotam esse estilo até hoje devido ao seu design simples, facilidade de execução e materiais prontamente disponíveis. Até hoje, é comum ver o Bahay Kubo em comunidades rurais, bem como em resorts tropicais.

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 4 de 19
Bahay Kubo. Imagem © Anastassia Golitsyna / Flickr

Bahay na Bato

A era colonial espanhola trouxe a construção de pedra e alvenaria nas Filipinas, o que levou ao desenvolvimento de infraestrutura - estradas e pontes -, abrindo caminho para a introdução de outra casa tradicional filipina, Bahay na Bato (casa de pedra). Com paredes de adobe como base estrutural e madeira como o principal material para andares superiores e abertos, o estilo hispânico originário da América Central era ideal para o clima filipino, repleto de desastres naturais.

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 18 de 19
Bahay na Bato. Imagem © AkaratPhasura / Shutterstock

Tsalet

Com a transferência do poder colonial da Espanha para os Estados Unidos em 1898, surgiram vários avanços arquitetônicos nas Filipinas. Um deles foi a ênfase nos valores sanitários, que lançaram as bases para a introdução de um vaso sanitário, ou cubeta, através de um sistema de conservação de baldes. Isso levou à introdução do conceito de um bairro bem planejado chamado de Bairro Sanitário e, posteriormente, tsalet.

Definido como "a mistura das características tropicais dos edifícios vernaculares com os princípios estruturais higiênicos e materiais modernos", os projetos dos tsalet trouxeram funções simplificadas da casa filipina. Garagens privativas tornaram-se comuns, assim como o banheiro e a cozinha agora situados dentro da casa, empregando recursos modernos, como sistema de descarga e chuveiro.

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 13 de 19
Tsalet. Imagem © Fly and Dive / Shutterstock

Bangalô

Durante o período colonial americano surgiram outras grandes evoluções arquitetônicas, inclusive a origem do tipo de ocupação mais comum no país, o bangalô. Essas casas baixas apresentam um telhado inclinado e uma forma horizontal, tipicamente feito de ferro galvanizado, paredes de concreto e equipadas com um quintal, um jardim ou uma garagem coberta – quando não todos os três.

Esta casa tradicional filipina é comum em áreas urbanas, pois são mais fáceis e menos caras de construir do que uma casa de vários andares. Com o cuidado com os idosos sendo bastante significante na cultura filipina, o bangalô também é ideal para os residentes mais velhos devido ao seu tamanho, à facilidade de manutenção e à facilidade de circulação pela casa. Os bangalôs também oferecem mais privacidade aos seus moradores, que podem utilizar as árvores e cercas ao redor para tapar as janelas.

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 2 de 19
Bungalow. Image © Walter Eric Sy / Shutterstock

Casas Geminadas

As casas geminadas são outro tipo comum de residência nas Filipinas, normalmente encontradas nos primeiros empreendimentos residenciais em áreas urbanas. Loteamentos em todo o país adotaram esse tipo de projeto, proporcionando um ar urbano sem precisar morar no centro da cidade. As casas geminadas são consideradas “iniciais” para novas famílias, especialmente porque são as mais econômicas em termos de área de lote e custo total de construção e manutenção.

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 12 de 19
Townhouse. Imagem © RAGMAIMAGES / Shutterstock

Condomínio

Chegando agora ao estilo mais recente e contemporâneo nas Filipinas, os condomínios tomaram conta das grandes cidades como resultado do conforto e conveniência que proporcionam para, tornando-os a residência ideal para os moradores da cidade. Os moradores têm acesso a academias e instalações recreativas, sem a preocupação adicional com a manutenção de pátios e garagens. Esse tipo de residência vem com segurança própria, paisagistas, reparadores, governantas e todos os tipos de serviços. Seu impacto visual tomou os horizontes dos principais centros urbanos do país.

Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 10 de 19
Condomínio. Imagem © Sumarie Slabber / Flickr
Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas - Imagem 7 de 19
Condomínio. Imagem © Kenneth Paige / Flickr

Das influências da costa mediterrânea ao minimalismo, muitos projetos de casas podem ser observados nas Filipinas, mas os acima continuam sendo a base de como a maioria das casas se parece no país. Os avanços na tecnologia e materiais de construção de casas, bem como a introdução de novos conceitos arquitetônicos, mudaram a definição de uma casa filipina.

À medida que as Filipinas se abrem para mais arquitetura de outros lugares do mundo e continuam fiéis à sua, só o tempo dirá o que o morador filipino pode esperar do futuro, bem como qual será o próximo passo na evolução da arquitetura filipina.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Para além do bangalô: a evolução da arquitetura residencial nas Filipinas" [The Evolution of Residential Dwellings in the Philippines Through the Years] 17 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984040/para-alem-do-bangalo-a-evolucao-da-arquitetura-residencial-nas-filipinas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.