Skate, arquitetura e urbanismo

Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 1 de 20
Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION. Foto: © Tianpei Zeng

No final do século XIX surgia o skate nos Estados Unidos, patenteado oficialmente em 1936, o esporte já enfrentou diversos preconceitos, mas assim como as dinâmicas social e urbana, das quais faz parte, perdurou para demonstrar que sua vivência vai muito além das visões conservadoras e trouxe uma nova forma de vivenciar a cidade ao experimentar movimentos do próprio corpo diante do desenho urbano ou arquitetônico. 

Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 2 de 20Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 3 de 20Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 4 de 20Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 5 de 20Skate, arquitetura e urbanismo - Mais Imagens+ 15

Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 7 de 20
Skatepark Continua / MBL architectes + bureau David Apheceix. Foto: © Maxime Verret

Com o passar do tempo, o esporte evoluiu. Na década de 80 surgiu uma nova modalidade: o streetskate. Nela, elementos da cidade como corrimãos, escadas, guias, rampas, se tornaram um convite para manobras daqueles que optam por subverter usos e programas designados por arquitetos e urbanistas aos espaços. Isso levou a proibições do uso do skate, que resultaram em manifestações contra elas em diversos países, responsáveis por manter a prática viva na dinâmica urbana.

Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 16 de 20
Requalificação Urbana V-Plaza / 3deluxe architecture. Foto: © Norbert Tukaj

Atualmente, arquitetos já pensam espaços específicos para praticar o esporte - que se tornou olímpico - e que propiciam novas manobras. Mas, como nos lembra Leonardo Brandão, em seu texto "A Cidade e os Skatistas", nada substitui sua vivência onde ele surgiu: nas ruas.

As coibições à prática do skate na rua não cessaram. Sua continuidade, entretanto, parece ser a resposta de alguns jovens à crescente quantidade de pistas construídas para 'domesticá-los'. Mas uma pista de skate jamais irá reproduzir a vivacidade urbana e nem chegar perto do inusitado das ruas.

Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 8 de 20
Uma Pista de Skate Sob o Viaduto Krymsky / Snohetta + Strelka KB + Strelka Architects. Foto: Cortesia de Strelka KB
Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 9 de 20
Skatepark e Centro de Convivência La Duna / Oficina de Vinculación UNAM + Valia Wright + Eduardo Peón + Elías Group. Foto: © Onnis Luque
Skate, arquitetura e urbanismo - Imagem 18 de 20
Skatepark & Parkourground Mziuri / David Giorgadze Architects + Maxime Machaidze (LTFR). Foto: Cortesia de David Giorgadze

Hoje, dia 21 de junho, se celebra o Dia Mundial do Skate e, por isso, selecionamos diversos projetos em parques, praças ou mesmo indoor que arquitetos desenharam para pensar a prática do esporte. Veja todos, na galeria a seguir.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Skate, arquitetura e urbanismo" 10 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984021/skate-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.