
Junho é o mês em que se comemora o dia da imigração japonesa no Brasil, país que guarda a maior colônia fora do Japão, somando mais de 2 milhões de japoneses e descendentes. Desde o século XX, famílias japonesas imigraram para as regiões rurais brasileiras, formando uma colônia sólida no interior de estados como São Paulo, chegando a influenciar muitos aspectos da cultura local.
Em 18 de junho de 1908, chegava ao Brasil o primeiro navio trazendo famílias japonesas que buscavam melhores oportunidades enquanto seu país se encontrava em uma avassaladora crise econômica e política entre guerras. A imigração em massa durou até meados da década de 1970 e, em sua maioria, as famílias que desembarcaram no Brasil eram de camponeses pobres oriundos das províncias do sul e norte do Japão. Ao chegarem no Brasil, fixaram-se em regiões do interior rural paulista, onde com o tempo foram trocando contato com os brasileiros e outros imigrantes até se consolidarem como uma forte colônia, influenciando a comida, os hábitos e até a arquitetura da região.










