Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio

A Foster + Partners revelou seu mais recente projeto comercial na mundialmente famosa Shibuya Crossing, em Tóquio, no Japão. Apelidado de Loja de Departamentos Shibuya Marui, o empreendimento de varejo de nove andares deve se tornar um novo espaço para marcas que vendem um estilo de vida sustentável, adotando os mais altos padrões de sustentabilidade e princípios fundamentais de responsabilidade ambiental e bem-estar. O design da estrutura de madeira e a seleção de materiais reduzirão significativamente o carbono incorporado do edifício, ao mesmo tempo em que criarão uma experiência acolhedora e aberta para os visitantes.

Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio - Imagem 2 de 4Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio - Imagem 3 de 4Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio - Imagem 4 de 4Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio - Imagem 1 de 4Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio - Mais Imagens

Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio - Imagem 3 de 4
Entrada sudoeste da loja de departamentos Shibuya Marui. Imagem © Foster + Partners

A Marui tem como objetivo criar uma comunidade unida de marcas e pessoas que compartilham os mesmos valores sustentáveis. O design da nova loja alinha-se com esta visão ao maximizar a luz natural e o conforto térmico passivo, utilizando materiais naturais. Inspirada nas tradicionais técnicas de construção japonesas, a loja apresenta uma estrutura de madeira que reduz o carbono incorporado do edifício e proporciona distinção em uma das vias arteriais da cidade.

Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio - Imagem 4 de 4
Interior do espaço comercial com estrutura de madeira. Imagem © Foster + Partners

A fachada oeste do edifício, com vista para a Koen Dori Road, combina uma estrutura de madeira revestida com balaustradas também de madeira. Isso atinge uma proporção ideal de envidraçamento na fachada, reduzindo o ganho solar. O núcleo de serviço deslocado está localizado a leste, reduzindo ainda mais o ganho geral de calor, enquanto o revestimento de vidro canelado proporciona uma sensação de leveza. Conexões visuais são criadas entre o jardim plantado no telhado e o recém-inaugurado Miyashita Park a leste e arredores. O jardim no terraço também inclui um café e restaurante, e tem potencial para incluir uma fazenda urbana no futuro.

Ao nível do solo, as entradas norte e sul levam à zona de circulação vertical no leste através de passarelas de bambu ajardinadas e paredes verdes, que levam à loja de departamentos. No interior, o edifício apresenta unidades comerciais em open space com pavimentos em madeira e tetos em madeira aparente, além de uma estrutura metálica que melhora o desempenho sísmico do edifício. O edifício será alimentado por energia renovável, parte da qual será gerada por painéis fotovoltaicos no local.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Foster + Partners projeta loja de departamentos feita totalmente de madeira em Tóquio" [Foster + Partners Reveals Design of an All-Timber Department Store in Tokyo] 13 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983244/foster-plus-partners-projeta-loja-de-departamentos-feita-totalmente-de-madeira-em-toquio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.