Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas muitas vezes nos vemos em um esforço para transformar nossas casas em espaços mais aconchegantes para suportar as baixas temperaturas. Veja a seguir algumas ideias de como trazer aconchego para a casa durante o frio.

Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 2 de 5Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 3 de 5Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 4 de 5Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 5 de 5Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Mais Imagens

Em países tropicais muitas vezes as construções não são preparadas para lidar com baixas temperaturas, não havendo calefação e isolamento. Como na maior parte do tempo o clima é quente, as construções costumam contar com estratégias de resfriamento para garantir o conforto térmico interno, como ventilação cruzada e revestimentos frios como porcelanatos, cerâmicos e pedras polidas. Quando chegam as frentes frias, sente-se a necessidade de transformar os lugares em espaços mais aconchegantes para combater o frio.

Primeiramente é importante entender que as construções precisam responder ao clima da onde estão localizadas. Em alguns lugares, onde o clima costuma variar mais ao longo do ano, tendo períodos de frio intenso e outros de forte calor, é importante que a arquitetura preveja soluções mais definitivas, como paredes isolantes, pisos acarpetados e lareiras. Essas soluções precisam conviver com as soluções passivas de ventilação cruzada necessárias durante o verão, e portanto precisam ser estudadas antes de implementadas. 

Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 3 de 5
Casa Rio / Olson Kundig. Image © Maíra Acayaba

Uma estratégia possível para buscar esse aconchego é o equilíbrio entre os materiais de revestimento interno, alternando entre revestimentos frios e quentes. Os revestimentos frios, como os porcelanatos, cerâmicos, cimentados e pedras polidas, são ótimos revestimentos para as áreas molhadas, mas às vezes são utilizados também nas áreas de estar como salas e quartos por causa de sua facilidade de limpeza e manutenção. Essa solução traz frescor no verão, mas no inverno acaba também agravando a sensação de frio dentro de casa. Uma alternativa é usar os revestimentos como madeiras, laminados ou vinílicos em áreas de estar, para trazer um ambiente mais aconchegante durante os meses mais frios.

Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 2 de 5
Apartamento 501 / TRPC Arquitetos. Image © Manuel Sá

Já nos lugares de clima mais quente ao longo do ano, os pisos frios são importantes para o conforto térmico interno da casa, portanto, com a chegada da frente fria, é necessário pensar em soluções temporárias que tragam aconchego ao ambiente interno, como por exemplo os tapetes. Podendo ser colocados debaixo das camas, sofás, poltronas e mesas, os tapetes, estampados, peludos, de sisal, entre outros, evitam o contato direto da pessoa com o chão durante o inverno, trazendo conforto nos dias frios.  

Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 5 de 5
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - 9. Image © Marcelo Donadussi

Além deles, outros objetos também podem trazer conforto como os aquecedores de tomada, mantas e almofadas com texturas mais aconchegantes como os veludos, as pelúcias, os feltros, entre outros. A composição entre esses elementos, sofás, poltronas, somados a um elemento de iluminação secundária, como abajur com luz amarela, pode trazer o conforto que buscamos em nossa casa durante os momentos mais introspectivos que o frio traz. 

Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio - Imagem 4 de 5
Villa Tanah / Marcelo Salum Arquitetura. Image © Mariana Boro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Interiores brasileiros: como transformar sua casa no frio" 26 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982878/interiores-brasileiros-como-transformar-sua-casa-no-frio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.