Como projetar uma vitrine de loja?

Vitrines de lojas são o meio de comunicação com a clientela, a camada de transição entre a rua e o estabelecimento comercial. De seu surgimento no século II, no Império Romano, até hoje, muitas mudanças ocorreram até chegarmos nas vitrines atuais, que não exibem apenas produtos, mas também a identidade das marcas. Veja aqui o que considerar ao projetar uma vitrine.  

Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 2 de 13Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 3 de 13Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 4 de 13Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 5 de 13Como projetar uma vitrine de loja? - Mais Imagens+ 8

Embora tenham surgido no Mercado de Trajano do Império Romano, vitrine é uma palavra francesa, país onde o hábito de montar vitrines como conhecemos hoje surgiu no século XIX e influenciou o restante do ocidente. As vitrines de lojas eram janelas de vidro que davam para a rua, por onde os joalheiros e artesãos expunham seus produtos para os transeuntes. Com a Revolução Industrial, a ampliação da cultura do consumo e o consequente surgimento de lojas de departamentos, as vitrines passaram a estampar as ruas europeias, com seus manequins, prateleiras e mesas. 

Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 13 de 13
Trajan's Market. Image © Carole Raddato de Frankfurt, Alemanha. Via Wikicommons sob os termos cc-by-sa-2.0

Hoje em dia, as vitrines não apresentam apenas produtos, mas também, e principalmente, comunicam os conceitos e a identidade da marca. Com o tempo, ganharam complexidade ao incorporar elementos construtivos que vão da iluminação, diferentes tipos de suporte, cores, materiais a projeções, músicas e outros artifícios que atraem a atenção das pessoas. 

Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 3 de 13
ANGELOT Patisserie / say architects . Image © Hao Zhang

Em alguns casos, sobretudo nas "lojas conceito" das marcas, a vitrine é absorvida pela arquitetura, e portanto, ao mesmo tempo que é um espaço construído, precisa ter abertura para ser alterado em seu interior sempre que necessário. Em linhas gerais, o projeto de uma vitrine é definido por três elementos básicos: a infraestrutura disponível, sua arquitetura e interação com a cidade, e os suportes e objetos expostos.

Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 12 de 13
Loja Conceito Coach Omotesando / OMA. Image © Iwan Baan

Infraestrutura disponível

Em relação à qualidade de espaço, a vitrine deve ser um espaço flexível que se adapte facilmente às mudanças da marca e seus produtos.Dessa maneira, o espaço da vitrine precisa ser abastecido com infraestrutura básica: instalações elétricas e elementos estruturais que permitam variação e adaptação do espaço, bem como um projeto luminotécnico que responda às necessidades da loja e também possa ser adaptado quando preciso. 

Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 2 de 13
Loja Westwing Ipanema / SuperLimão . Image © Maíra Acayaba
Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 4 de 13
Loja Melissa em Melbourne / Edwards Moore. Image © Peter Bennett

Integração entre vitrine e cidade

Para além das questões técnicas, o projeto de uma vitrine deve levar em consideração o nível de abertura da loja em relação à rua. Algumas marcas preferem uma certa discrição para que a grande revelação ocorra após adentrarmos a loja, já outras preferem que a vitrine seja o grande expositor das peças, revelando-as como chamarizes para a clientela. 

Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 8 de 13
Loja Iara Wisnik e Maiô / Tree Arquitetura . Image © Ricardo Faiani
Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 9 de 13
Loja Namari Multibrand / Retail Design LAB. Image © Carolina Mossin
Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 11 de 13
Lena Óptica / Bruno Dias Arquitectura. Image © Hugo Santos Silva
Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 6 de 13
Loja PODOLYAN / FILD design thinking company - 2. Image © Roman Pashkovskiy

Objetos de exposição

Outra questão importante é a natureza dos produto expostos. Para cada tipo há um suporte adequado, que pode variar entre manequins, varais, araras, bases, prateleiras, mesas, sofás, cabos de aço etc. Esses suportes podem assumir materialidades, cores e propriedades diversas, e podem variar não apenas de acordo com o produto, mas também com a coleção que está sendo lançada. 

Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 10 de 13
Loja DESCENTE BLANC Sapporo / Schemata Architects. Image © Kenta Hasegawa
Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 5 de 13
Loja Neriage / Estúdio Sumaúma |. Image © Felco
Como projetar uma vitrine de loja? - Imagem 7 de 13
Joalheria Polomé / Goffart-Polomé Architectes. Image © Antoine Richez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Como projetar uma vitrine de loja?" 12 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982440/como-projetar-uma-vitrine-de-loja> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.