Henning Larsen divulga projeto híbrido de madeira para escola de administração na França

Henning Larsen foi selecionado entre 40 escritórios internacionais de arquitetura para projetar a nova Escola Francesa de Administração NEOMA, em Reims, França. O projeto híbrido de madeira da firma dinamarquesa combina inovação, consciência ambiental e um foco na vida estudantil, com capacidade para acomodar mais de 4.000 alunos em um campus de 26.000 m². O início da construção está previsto para a primavera de 2023, e está programada para ser aberto no início do ano letivo de 2025. Junto com Henning Larsen, a equipe vencedora inclui Patriarche, Egis, Elioth, Etamine, Acoustb, e Creafactory.

Henning Larsen divulga projeto híbrido de madeira para escola de administração na França - Imagem 2 de 4
Escola de Administração NEOMA Henning Larsen Reims. Imagem cortesia de Henning Larsen

Localizado a oeste do centro de Reims, o local escolhido para a nova escola NEOMA faz parte de Port Colbert, um bairro que está sendo reconstruído. O local é um antigo espaço industrial e parcialmente abandonado, razão pela qual as entidades da cidade querem resgatá-lo. Port Colbert era anteriormente um bairro cheio de indústrias da cidade: cervejarias de Reims, oficinas de ferro fundido, entre outras. O objetivo da cidade e do projeto é converter este setor, preservando e valorizando o que molda a identidade histórica e o patrimônio industrial deste lugar.

Henning Larsen divulga projeto híbrido de madeira para escola de administração na França - Imagem 3 de 4
Henning Larsen projeta centro de experiência em Gotemburgo para a fabricante de automóveis Volvo. Imagem © Kvant1

O novo campus da NEOMA se abre para o canal e parques ao seu redor, oferecendo vistas da agitada vida estudantil e convidando os transeuntes com sua estrutura central de madeira e paisagem verde escalonada. A escola contará com 85 salas de aula, três anfiteatros e um espaço para eventos com um auditório de 750 lugares acessíveis a partir do exterior. Em linha com os fortes compromissos da escola em termos de desenvolvimento sustentável, o local visa adquirir certificações reconhecidas internacionalmente como LEED, WELL e E+C, colocando a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários no centro do projeto.

Este projeto oferece várias vantagens, especialmente uma forte identidade visual que tornará o campus claramente reconhecível. Ele combina elementos de identificação muito fortes, por exemplo, o grande salão que coloca o estudante no coração do edifício. Também privilegiamos o uso de madeira e vidro para promover uma atmosfera amigável e inundar a área com luz natural. Vários espaços verdes de fácil acesso estão planejados tanto para o interior quanto para o exterior do campus. -- Delphine Manceau, Reitora da NEOMA Business School

Henning Larsen divulga projeto híbrido de madeira para escola de administração na França - Imagem 4 de 4
Escola de Administração NEOMA Henning Larsen Reims. Imagem cortesia de Henning Larsen

No início deste mês, Henning Larsen revelou o projeto para World of Volvo, um centro de experiência para o fabricante sueco de automóveis que destaca a paisagem e as tradições arquitetônicas escandinavas. Atualmente em construção, o projeto apresenta uma estrutura circular de madeira que assume uma abordagem moderna do material de construção tradicional, ao mesmo tempo, em que expressa integração e uma relação íntima com a paisagem.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Henning Larsen divulga projeto híbrido de madeira para escola de administração na França" [Henning Larsen Reveals Hybrid Timber Design for a New Business School in France] 27 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982337/henning-larsen-divulga-projeto-hibrido-de-madeira-para-escola-de-administracao-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.