Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 5 de 9
Duas casas na fajã / tabaibo atelier. Image © woodland studio

Soleira é uma palavra que deriva do latim solum e significa “referente ao solo”. A peça é um elemento construtivo do piso que serve para dar arremate quando há alguma mudança notável de materialidade ou nível. Com muito mais destaque antigamente, a peça hoje tem uma presença mais discreta na arquitetura. 

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 2 de 9Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 3 de 9Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 4 de 9Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 8 de 9Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Mais Imagens+ 4

As soleiras e os filetes são aplicados diretamente no piso e são responsáveis por fazer a transição quando há alguma mudança no espaço construído, seja uma alteração de nível, mudança no tipo do piso, ou ainda quando há uma porta ou passagem. 

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 2 de 9
Backlight Apartment / 2BOOKS design - 13. Image © highlite images

Tecnicamente a peça da soleira faz o acabamento dessa transição, equiparando os desníveis entre dois ambientes. Nos casos mais usuais a soleira marca a transição entre uma área molhada, seja o banheiro, a cozinha ou a lavanderia, e uma área seca, e cria um pequeno degrau entre um espaço e outro.

Mudança de tipo de piso

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 4 de 9
Apartamento Comvida / Tribeira. Image © Júlia Tótoli

Porta

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 6 de 9
Backlight Apartment / 2BOOKS design - 13. Image © highlite images

Mudança de nível

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 3 de 9
Sob o abrigo de um muro / Agora Arquitectura - 4. Image © Joan Casals Pañella

Antigamente, as soleiras eram feitas majoritariamente de madeira ou pedra polida, como mármore e granito. Hoje em dia, além dos materiais tradicionais, muitas vezes usa-se o próprio revestimento do piso para fazer a soleira. Ou, ainda, quando a ideia é criar um elemento de destaque, pode-se usar materials menos usuais para demarcar essa transição, como com ladrilhos hidráulicos, cimento queimado, ou pedra natural, por exemplo. 

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 1 de 9
Colchetes Café / Estúdio Brasileiro de Arquitetura - 11. Image © Manuel Sá
Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 7 de 9
Casa no Gondramaz / Atelier do Corvo . Image © Rubens Mano

Hoje em dia, muitos projetos prezam pela continuidade espacial, em contraposição à sua compartimentação, evitando assim grande divisões visuais e apostando em planos contínuos. Além disso, com uma tendência também pautada na economia de recursos e em facilidades e otimização de construção, é comum evitar o uso de soleiras, substituindo-as por filetes, elementos menores de pedra, metal ou madeira que fazem a transição do piso de forma quase imperceptível.

Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 8 de 9
Apartamento Faria Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura. Image © Guilherme Pucci
Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras - Imagem 9 de 9
Apartamento Faria Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura. Image © Guilherme Pucci

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Arrematando pisos: entenda o que são e para que servem as soleiras" 05 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982273/arrematando-pisos-entenda-o-que-sao-e-para-que-servem-as-soleiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.