Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros

Se por um lado os banheiros apresentam certa rigidez quando pensamos no layout e sua disposição espacial, é nos revestimentos de piso e de parede que essa lógica se inverte. Com a grande variedade de modelos e padrões disponíveis no mercado, os revestimentos cerâmicos e porcelanatos são muitas vezes utilizados para dar qualidade e identidade ao espaço. Ao mesmo tempo, a facilidade de acesso aos revestimentos cerâmicos e porcelanatos e também sua facilidade de instalação, acabam por condicionar nossas escolhas, dificultando pensar outras possibilidades de acabamentos para essas áreas.

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 6 de 11Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 2 de 11Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 3 de 11Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 4 de 11Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Mais Imagens+ 6

Apesar dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos se enquadrarem perfeitamente nos requisitos técnicos dos banheiros, é possível pensar em outros acabamentos que podem trazer qualidades diferentes para essas áreas. Materiais como o tijolo, a terra e a madeira podem trazer texturas e cores diferentes que dão mais aconchego para o espaço, enquanto os ladrilhos hidráulicos e as massas pintadas trazem cor e diversidade. Outros materiais ainda mais imprevisíveis,como o espelho, se tornam um elemento quase lúdico.

Veja a seguir alguns projetos que usam outros materiais como revestimento de banheiro, apostando na combinação de cores, texturas e até temperaturas para dar qualidade para o espaço:

Massas com pigmentação

Uma possibilidade de revestimento de banheiros é o emassamento com algum tipo de pigmentação. Isso vai desde a aplicação de reboco, massa corrida e pintura com tinta apropriada, até um cimentado que pode ser pigmentado para ganhar cor, ou manter a cor do cimento. 

Casa Sob o Salgueiro / Objekt Architecten

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 6 de 11
Casa Sob o Salgueiro / Objekt Architecten. Image © Bert Vereecke Photography

Ladrilho hidráulico

Seguindo uma lógica de aplicação parecida com a dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos, por ser instalado em peças com argamassa, o ladrilho hidráulico é um material com base cerâmica que pode trazer cores e estampas ao ambiente.

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 3 de 11
Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura. Image © Carolina Lacaz

Granilite e cimento queimado 

O granilite e o cimento queimado têm a mesma lógica de aplicação, pois são uma massa única que é aplicada e depois acabada com verniz ou resina. 

Reforma e ampliação Segurola / OrdoñezWenzke - 24

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 4 de 11
Reforma e ampliação Segurola / OrdoñezWenzke - 24. Image © Javier Agustín Rojas

Casa Cachóns - Passivhaus / ARROKABE Arquitectos

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 9 de 11
Casa Cachóns - Passivhaus / ARROKABE Arquitectos. Image © Luis Díaz Díaz

Materiais naturais: madeira, tijolos e terra

Os materiais naturais são pouco considerados como acabamento de áreas molhadas, principalmente devido à dificuldade de manutenção, porém, isso não significa que não seja possível tratá-los e integrá-los ao ambiente.

Apartamento Paleta / com/c arquitetura

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 10 de 11
Apartamento Paleta / com/c arquitetura. Image © Julia Totoli

Banheiros Cuernavaca / Mario Herrera Holgado

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 7 de 11
Banheiros Cuernavaca / Mario Herrera Holgado. Image © Andres Cedillo

Complexo de Sanitários da Faculdade de Arquitetura, Design e Artes / Alberto Martinez + Guido Villalba + Yago García + tda

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 2 de 11
Complexo de Sanitários da Faculdade de Arquitetura, Design e Artes / Alberto Martinez + Guido Villalba + Yago García + tda. Image © Leonardo Méndez

Pedra natural

A pedra é um material natural mais liso e mais comum de ser utilizado em áreas molhadas em geral, mas foi perdendo seu protagonismo a partir dos cerâmicos e porcelanatos que imitam seus padrões com uma manutenção mais simplificada. Ainda assim, é possível aplicar pedras naturais de diversas formas diferentes nas áreas molhadas. 

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 8 de 11
Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura. Image © Tamara Uribe

Outros materiais

É possível ainda buscar outras qualidades para o ambiente e buscar nos acabamentos atrativos que transformem o espaço, como é o caso de paredes de espelho, ou ainda compostos de resina e pedra natural, entre outros. 

Casa Ode à Natureza / Milwicz Architekci

Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros - Imagem 11 de 11
Casa Ode à Natureza / Milwicz Architekci. Image © Przemysław Turlej

Casa Canal Amsterdam / i29

Publicado originalmente em 13 de maio de 2022, atualizado em 23 de junho de 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Fugindo da cerâmica: ideias de revestimentos para banheiros" 28 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981873/fugindo-da-ceramica-ideias-de-revestimentos-para-banheiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.