MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária

A MVRDV e a Fundação Fugger estão celebrando o 500.º aniversário do projeto de habitação social Fuggerei, o complexo habitacional mais antigo do mundo, com um pavilhão cerimonial e três propostas para a "Fuggerei do Futuro". A celebração apresenta um programa de cinco semanas de discussões e eventos interdisciplinares sobre habitação social e os atuais desafios globais. Em homenagem à ocasião, a MVRDV projetou o pavilhão 'NEXT500', que exibe um estudo do escritório sobre o "Fuggerei do Futuro", apresentando um novo código Fuggerei e três propostas para novos complexos similares ao redor do mundo.

MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 2 de 17MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 3 de 17MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 4 de 17MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 5 de 17MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Mais Imagens+ 12

No interior do pavilhão, os visitantes podem conhecer a exposição sobre o "Fuggerei do Futuro". A equipe de projeto estudou o complexo existente em Augsburg e refinou a fórmula do complexo para garantir uma habitação social de sucesso, mantendo-se em linha com o recém-escrito "Código Fuggerei". O resultado são oito "blocos construtivos" simples que fornecem uma base ou referência para o novo Fuggerei, que pode ser adaptado a diferentes contextos globais. Estes blocos também são referenciados na circulação e layout interior do pavilhão, com oito espaços diferentes para exposições e eventos.

MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 7 de 17
© Eckhart Matthäus / MVRDV

O pavilhão é um edifício estreito, inspirado nas longas casas com terraços do Fuggerei. Ao invés de ter um único bloco reto, uma das extremidades do pavilhão é curvada e elevada para remeter ao "olhar para o futuro de Fuggerei", tanto local quanto globalmente, formando um balanço que abriga uma arquibancada para palestras, debates, workshops e outros eventos culturais.

MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 9 de 17
© Eckhart Matthäus / MVRDV

A estrutura, com seu balanço de oito metros e elementos de dupla curvatura, é feita inteiramente com a moderna tecnologia CLT de madeira laminada cruzada, priorizando a sustentabilidade na seleção de materiais e técnicas construtivas. A CLT permite que o pavilhão utilize um sistema modular, tornando-o facilmente desmontável e garantindo uma segunda vida útil. A madeira é obtida localmente das próprias florestas da Fuggerei, sendo montada por um carpinteiro local para criar o interior em madeira. 

MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 2 de 17
© Eckhart Matthäus / MVRDV

A MVRDV também desenvolveu três propostas para a Fuggerei tanto dentro como fora da Europa, com base no Código Fuggerei e nos blocos de construção desenvolvidos durante o estudo. A primeira é proposta para Augsburg, e se destaca por seu foco educacional, visando reduzir a lacuna de riqueza da cidade por meio da educação. O segundo Fuggerei do futuro é dedicado a uma comunidade rural da Lituânia, que se concentra na pobreza dos idosos e em uma crise na assistência social. O terceiro Fuggerei concentra-se em Rothumba, uma remota vila de pescadores em Serra Leoa, com a estratégia de capacitar os residentes e criar um ambiente seguro para mulheres e crianças. Cada projeto varia de acordo com sua finalidade e localização, mas mantém os princípios do original com 500 anos.

MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 5 de 17
© Eckhart Matthäus / MVRDV

O Fuggerei foi construído em Augsburg, Alemanha, em 23 de agosto de 1521 pelo comerciante Jakob Fugger para fornecer um abrigo permanentemente acessível, ao preço de 0,88 euros na moeda atual. Correspondendo à atual falta de moradia, crise climática e desigualdade social, a abordagem centrada na comunidade do Fuggerei oferece uma resposta abrangente e empática aos grandes desafios sociais, culturais e ecológicos de hoje.

MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária - Imagem 11 de 17
© MVRDV

O pavilhão foi inaugurado em 6 de maio pelo Diretor Geral da UNIDO Gerd Müller em uma cerimônia na presença do Ministro de Estado da Construção, Habitação e Transportes da Baviera Christian Bernreiter, da Prefeita Eva Weber, de Alexander Graf Fugger-Babenhausen, do CEO da Fundação Kresge Rip Rapson, do sócio fundador da MVRDV Jacob van Rijs e dos três fundadores da Fuggereien do Futuro: Stella Rothenberger, Gintaras Grachauskas e Rugiatu Neneh Turay. O pavilhão pode ser visitado até 12 de junho de 2022. Além de um pavilhão e uma exposição, a pesquisa da MVRDV também resultou em um livro de 191 páginas, “Fuggerei do Futuro”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária" [MVRDV Unveils Celebratory Pavilion of the Fuggerei Social Housing Project in Germany] 17 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981721/mvrdv-celebra-o-complexo-de-habitacao-social-fuggerei-na-alemanha-com-instalacao-temporaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.