"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura

O escritório Equipo de Arquitectura foi fundado por Horacio Cherniavsky e Viviana Pozzoli em 2017. Do Paraguai, suas obras como Caixa de Terra ou Casa Intermediária traduzem a visão de uma arquitetura que aborda o primitivo e o essencial. De uma arquitetura que busca constantemente integrar o ambiente natural existente com o artifício, o construído. Em particular, uma prática que acredita na verdade material como uma ética de projeto.

O grupo foi escolhido pelo ArchDaily como um dos Novos Escritórios de 2021, e realizamos a seguinte entrevista para saber mais sobre todas as suas inspirações, motivações e formas de trabalho.

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 3 de 16
Caixa de Terra / Equipo de Arquitectura. Imagem © Leonardo Mendez

Fabian Dejtiar (FD): Uma de suas primeiras declarações é "Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial". O que significa esta visão e o que o inspirou a seguir este caminho de fazer arquitetura?

Equipo de Arquitectura (EDA): Primitiva por sua relação conceitual com a origem da arquitetura e essencial para evitar relações com o desnecessário. Entendemos a arquitetura como um fenômeno existencial, próprio de nossa condição humana, e tentamos resolver projetos com os elementos fundamentais da maneira mais sintética possível. A essência da arquitetura é o habitar.

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 4 de 16
Caixa de Terra / Equipo de Arquitectura. Imagem © Leonardo Mendez

Nosso papel é criar espaços através da transformação da matéria e da configuração dos recursos disponíveis e apropriados para cada situação. Essas decisões estão relacionadas ao contexto ambiental, social e econômico e às diferentes necessidades programáticas. Tentamos garantir que cada resposta arquitetônica que damos resolva estas condições a fim de criar atmosferas e experiências que enriqueçam o ato de habitar. O simples fato de perceber a ventilação natural, a mudança da luz ao longo do dia, a contemplação da chuva, a presença de materiais naturais, nos permite conectar com a essência primitiva da arquitetura.

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 7 de 16
Casa Intermediária / Equipo de Arquitectura. Imagem © Federico Cairoli

FD: Neste sentido, como isso se traduz em sua arquitetura? Como é seu processo de trabalho para fazer uma arquitetura primitiva e essencial?

EDA: A auto-avaliação é sempre difícil e descrever o próprio trabalho pode gerar uma imagem que está um pouco longe da realidade nesse desejo de idealizar as coisas. Entretanto, compartilhamos certos valores e critérios que tentamos captar em nossos projetos. Há decisões ou critérios que tendem a se repetir, tais como a relação com a natureza, a verdade material e construtiva, a presença de luz natural, a ligação entre interno e externo, a configuração mais legível dos elementos e o desejo permanente de alcançar a síntese. O diálogo entre o natural e o artificial esteve presente desde o início da arquitetura.

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 5 de 16
Casa Intermediária / Equipo de Arquitectura. Imagem © Federico Cairoli

Por um lado, ela responde ao paradigma de nosso habitar, que é o de destruir para construir. Todas as construções são destruições anteriores. Portanto, a condição da construção é a transformação dos recursos. Por outro lado, o diálogo entre o natural e o artificial (arquitetura), mantém uma conversa com as pré-existências do contexto: como o que construímos interage com a vegetação existente, como nos relacionamos com a paisagem (natural ou construída), como incluímos a natureza nos espaços. Hoje é moda falar em "desenho biofílico", arquitetura verde e sustentabilidade como valor agregado, quando na realidade todos esses termos não existiam, e foram inventados para destacar qualidades que deveriam ser inatas na arquitetura. Nossa ligação com a natureza é indissociável.

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 6 de 16
Casa Intermediária / Equipo de Arquitectura. Imagem © Federico Cairoli

FD: Entendo que vocês estão interessados em se desenvolver em vários aspectos da profissão e que são atraídos pela interdisciplinaridade. Poderiam comentar sobre isso com mais detalhes?

EDA: Nós nos envolvemos no ensino antes de obter nosso diploma universitário. Estávamos sempre interessados em poder continuar aprendendo e utilizar o espaço acadêmico como plataforma de conhecimento e pesquisa que complementa nossa produção arquitetônica. O tempo que dedicamos ao ensino é, ao mesmo tempo, tempo de aprendizagem. As aulas do projeto, ou oficinas, são construções coletivas de conhecimento entre alunos e professores.

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 8 de 16
Casa Pátios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla. Imagem © Federico Cairoli
"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 9 de 16
Casa Pátios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla. Imagem © Federico Cairoli

Por outro lado, experiências extracurriculares e interdisciplinares, tais como oficinas e "workshops", nos permitiram explorar uma variedade de possibilidades construtivas e teóricas dentro de uma dinâmica de trabalho muito particular. A produção de uma ideia, um projeto e/ou uma construção dentro de um tempo extremamente limitado é sempre um desafio importante e gera algum aprendizado com relação à gestão, à logística e à agilidade de gerar resultados que às vezes são menos interessantes do que os processos.

Estamos muito conscientes da interconexão entre diferentes disciplinas e acreditamos que tudo pode se alimentar mutuamente. Música, cinema, arte, filosofia e literatura são nossas principais fontes de interesse perpendiculares à arquitetura. No final, tudo está relacionado.

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 11 de 16
Centro da primeira infância / Equipo de Arquitectura. Imagem © Federico Cairoli

FD: Recentemente vocês foram selecionados pelo ArchDaily como um dos melhores Novos Escritórios. Que tipo de valor vocês vêem nesta difusão? Que projeção futura vocês têm?

EDA: É claro que é gratificante receber este reconhecimento, mas ao mesmo tempo nos faz refletir sobre o que está por trás dos resultados, que é algo que normalmente não é visível e que acreditamos ser importante mencionar. Todos os processos dos projetos que desenvolvemos e as obras que executamos envolvem uma série de dificuldades e desafios cheios de acertos e erros que forjam nosso crescimento e nosso aprendizado na prática. Ser um estúdio emergente implica em certas dificuldades que são naturais em qualquer exercício, tais como falta de experiência, ingenuidade, otimismo excessivo e as consequentes frustrações. Ao mesmo tempo, o entusiasmo e a paixão são as qualidades que nos permitem abordar cada projeto como uma oportunidade para dar melhores respostas a diferentes problemas. Fazer parte da seleção de Novos Escritórios contribui para continuar alimentando esse entusiasmo que é a força motriz de nossa produção. 

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 13 de 16
Centro da primeira infância / Equipo de Arquitectura. Imagem © Federico Cairoli
"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 12 de 16
Centro da primeira infância / Equipo de Arquitectura. Imagem © Federico Cairoli

FD: Finalmente, em que novos projetos vocês estão trabalhando atualmente e o que vocês gostariam de desenvolver ainda mais?

EDA: Atualmente estamos desenvolvendo projetos de diferentes escalas e programas. Desde que começamos com o Equipo, tivemos a oportunidade de nos envolver em projetos de diferentes escalas e programas através de concursos, o que nos permitiu abordar a arquitetura de uma forma mais ampla. No início, quase não desenvolvemos nenhum projeto de habitação. Agora temos um par de casas, um edifício residencial, um par de escritórios e um projeto de conversão de praça. Adoraríamos trabalhar em projetos de maior escala, de natureza pública e com um escopo mais amplo de transformação social e cultural. 

"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 16 de 16
Sinagoga UHP / Equipo de Arquitectura. Imagem © Leonardo Mendez
"Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura - Imagem 15 de 16
Sinagoga UHP / Equipo de Arquitectura. Imagem © Leonardo Mendez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. ""Nossa visão da arquitetura é primitiva e essencial": entrevista com Equipo de Arquitectura" [Equipo de Arquitectura: "Nuestra visión de la arquitectura es primitiva y esencial"] 22 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980746/nossa-visao-da-arquitetura-e-primitiva-e-essencial-entrevista-com-equipo-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.